Toffoli: Judiciário se comunica mal com a sociedade
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou nesta quinta-feira, 5, que o Poder Judiciário se comunica mal. Para o ministro, o resultado é que outras instituições ganham mais apoio da opinião pública pelo papel que exercem no combate à corrupção no Brasil. "Nós nos comunicamos mal", afirmou Toffoli, em um encontro do...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), afirmou nesta quinta-feira, 5, que o Poder Judiciário se comunica mal. Para o ministro, o resultado é que outras instituições ganham mais apoio da opinião pública pelo papel que exercem no combate à corrupção no Brasil.
"Nós nos comunicamos mal", afirmou Toffoli, em um encontro do Conselho Nacional de Justiça, que o ministro também preside. "O que se divulga cotidianamente: a Polícia Federal prendeu, e o que se divulga depois: a Justiça soltou. Quem mandou prender foi a Justiça. Vejam a nossa dificuldade de comunicação”, citou como exemplo. “A imagem que ficou nesses últimos anos é que a Justiça só serve para soltar”, afirmou.
Para o presidente do STF, delegados da PF seriam apenas “instrumentos” que cumprem decisões judiciais e o Judiciário deveria ser mais reconhecido pelo combate ao crime. “A Polícia Federal se comunica bem com a imprensa, o Ministério Público se comunica bem com a imprensa. Nós, do Poder Judiciário, não estamos nos comunicando bem. O capital do ponto de vista de apoiamento de ações como de combate à corrupção, que são decisão do Judiciário, esse capital é, na comunicação, perdido para outras instituições”, avaliou.
Toffoli acrescentou que juízes e servidores do Judiciário também aceitam o que considerou percepções equivocadas, como a de que no Brasil a Justiça é morosa ou inoperante. Para negar a tese, ele citou dados sobre a produtividade da Justiça do Trabalho, cuja existência defendeu. “Não temos o direito de criticar que a imprensa está divulgando erroneamente, porque nós mesmos temos esse senso comum. Nós, servidores, nós, julgadores, nós, assessores de comunicação. Estamos alimentando um senso comum que nos prejudica”, reclamou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jose
2019-12-06 15:29:17Não vejo como "má comunicação". Há, sobretudo, decisões conflitantes que, para muitos, expressa o ego do julgador... Se as decisões fossem num roteiro de congruência, certamente a população não se sentiria "lesada" pelo poder judiciário
Val
2019-12-06 09:13:43Alguém explica para o ex-funcionário do Zé Dirceu que o foco da avaliação está equivocado: o STF não se comunica mal; o STF atua mal. Por exemplo: a aplicação da lei por alguns ministros está sempre sujeita a interesses político-partidários (que outros mais?), frequentes retomadas de sentenças (lembra, ministro?), inclusão de verdadeiras aberrações nos itens de despesas do Tribunal (vinhos com quatro avaliações internacionais ?!), declarações públicas descabidas e estapafúrdias. Etc., etc. etc.
Beatriz
2019-12-05 23:05:51Porque eu não posso compartilhar o que eu gosto?
Odete6
2019-12-05 21:50:52Mas se comunica e se conecta muitíssimo bem com as facções criminosas, seus pares, não é mesmo, corvo totó????!!!!
Tânia
2019-12-05 20:09:07Afirma Completamente perdido, coitado. Despreparo total para exercer tão nobre função...fala completamente desconexa com o cerne da questão, passa a impressão que quer se justificar com a sociedade, imputando à PF a responsabilidade de tamanho desencontro. Já deu o que tinha que dar, Tofolli, vaza . Tá todo mundo de saco cheio das suas manotas prejudicando as nossas vidas
Carlos
2019-12-05 19:53:22Desde quando os seis covardes se comunicam com povo, se são tudo defensores de quadrilheiros e criminosos, com estes sim se comunicam bem.
RICARDO
2019-12-05 19:29:41Será que ele se lembra do momento em que se perdeu? Aquele momento no qual não tinha mais volta? Nao é possível que uma declaração dessa não faça parte de uma peça de teatro mal escrita. É um escarnio, uma troça, um tapa na cara de uma pessoa com um mínimo de discernimento. Sai na rua senhor ministro. Vá a um show do Roberto Carlos! Faça o teste das ruas!
RONI
2019-12-05 19:20:05O ministro, como um Bom delinquente, criou uma mentira-verdade para si. Assim, agiam e agem os piores dentre uma sociedade.
Gilson
2019-12-05 18:22:19SUPREMO TRIBUNAL DE FACÍNORAS.... a comunicação de vocês é boa, o recado é claro, estão a favor de quem paga mais
Elizabeth
2019-12-05 18:10:47acredito ser diferente, os brasileiros estão percebendo o que está acontecendo. Só isso