Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Toffoli, citado na Lava Jato, diz que operação contra corrupção foi “armação”

06.09.23 14:09

O ministro Dias Toffoli (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 6, a anulação de todas as provas obtidas no acordo de leniência da Odebrecht. Na decisão, que se estende a todas as pessoas condenadas a partir dos elementos obtidos no acordo feito entre a Lava Jato e a empreiteira, incluindo o presidente Lula, o magistrado afirmou que houve “armação” da força-tarefa e que a prisão do petista foi um dos “maiores erros judiciários da história do país”.

“Pela gravidade das situações estarrecedoras postas nestes autos, somadas a outras tantas decisões exaradas pelo STF e também tornadas públicas e notórias, já seria possível, simplesmente, concluir que a prisão do reclamante, Luiz Inácio Lula da Silva, até poder-se-ia chamar de um dos maiores erros judiciários da história do país. Mas, na verdade, foi muito pior. Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações contra legem”, diz o ministro.

Em 2019, uma reportagem de capa da revista Crusoé apontou uma mensagem de Marcelo Odebrecht aos investigadores da Polícia Federal dizendo que o codinome “amigo do amigo de meu pai” se referia a Dias Toffoli.

“[A mensagem] Refere-se a tratativas que Adriano Maia tinha com a AGU sobre temas envolvendo as hidrelétricas do Rio Madeira. ‘Amigo do amigo de meu pai’ se refere a José Antonio Dias Toffoli, afirmou Marcelo Odebrecht na delação.

Em 2007, ano em que a expressão aparece nos e-mails, Lula nomeou Toffoli como chefe da Advocacia-Geral da União, AGU, um dos cargos mais prestigiosos da máquina federal. Em 2009, Lula o escolheu para ocupar uma das vagas de ministro do STF.

Após expor a menção a Dias Toffoli na delação de Marcelo Odebrecht, a matéria de capa de Crusoé foi censurada pela Justiça. Mais tarde, a reportagem acabou sendo liberada para veiculação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Armação mesmo é ter no STF, entre outras coisas, um ministro que não conseguiu passar nas provas para juíz de primeira instância, mas apesar disso é nomeado para o STF, pois tem “vasto conhecimento jurídico”!!! Que país é esse…

  2. Nossa, além de sua alma, sua profissão, sua honra, o que mais vc deve p/ Lula hein Toffoli? Que falta de pudor, quanta falta de vergonha na cara! VIVA A LAVAJATO! Lulinha mandou continuar com as mentiras né Toffoli? Ele manda, o bajulador capacho obedece né! Shame and scandal! Ser ministro do STF não é pra qualquer um, precisa mostrar conhecimento jurídico e sobretudo, retidão de caráter!

  3. O amigodoamigodomeupai. PRECISA SALVAR A PRÓPRIA PELE E A REPUTAÇÃO .QUANDO TEREMOS MINISTROS CONCURASADOS E NÃO ,panos de chão ?

  4. Nossa é escabroso deitam e rolam sobre os próprios processos em que estão envolvidos e determinam anular tudo… tadinho do Lula muito inocente esse metalúrgico larápio. E assim caminha esse país para o buraco.

  5. para quem esteve (passado pois a maior investigação sobre corrupção do mundo foi destruída pelo crime organizado) envolvido nas delações da lavajato, caiu bem a narrativa.

    1. Ótima ideia!!!! Só tá faltando esse canalha mandar devolver, para os ladrões, o dinheiro roubado.

  6. A seguir dessa forma, não demora o Estado ser obrigado a devolver a toda a quadrilha cada centavo confiscado, fruto do roubo bilionário de dinheiro público. Inclusive o resultado de acordos de leniencia fechados com as empresas corruptas. Esse é o Brasil!

  7. É I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL. Como diria o Julinho da Adelaide: “chame o ladrão”. Só nos resta mesmo o Aeroporto e Adeus Banânia.

  8. É assim mesmo que funciona o ""mecanismo"": um marginal limpando a barra e protegendo o outro mas.... não de graça, claro, porque marginal é marginal. Como não têm honra, vergonha, brio e respeito por nada e nem por ninguém decente, são cínicos, indecentes e amorais, praticam a criminalidade na maior desfaçatez e sem pudor algum, né mesmo???!!!!! Mas um dia a casa cai. Como 2 e 2 são 4.

    1. Façam o que fizerem os corvos capachos mercenários, o POVO BRASILEIRO DECENTE SABE QUE o petralhaladrão e sua facção criminosa SÃO CORRUPTOS LADRÕES, SÃO LADRÕES, SÃO LADRÕES, SÃO LADRÕES, SÃO LADRÕES, SÃO LADRÕES, SÃO TRAFICANTES MACOMUNADOS COM AS FARCS E TAMBÉM ASSASSINOS (CELSO DANIEL E OS 17 MORTOS AO REDOR DELE) !!!!

    2. Os corvos, manés incôncios em seu mundo surreal, não têm noção disso, claro, mas..... é assustador ser odiado por milhões... Assustador.

    3. Os criminosos, os moleques mequetrefes da corvolândia, têm a doce ilusão da "invulnerabilidade" mas, é só isso.... uma ""doce ilusão"" até que passem seriamente a Ñ poder transitar em lugar algum """CÁ""" família e experimentam a sua """INCRÚSÃO""" (caixa alta no dialeto q o alibabá grunhe diariamente) entre os profundamente odiados pelo POVO BRASILEIRO, como os traficantes, os assaltantes, os milicianos, os golpistas, a corruptalha geral, enfim, como toda essa diversificada fauna dos seus pares

  9. Em 01/6/2008, a grande e competente jornalista do Estadão, Suely Caldas, escreveu uma reportagem na edição daquele domingo com o título "O pior legado de Lula". Os fatos narrados por ela, estarrecedores, estão se repetindo neste 3º mandato do molusco. Impeachment para Lula e para o amigo do amigo do pai de Marcelo Odebrecht, Viva a LavaJato!

  10. Inacreditável q isso esteja acontecendo aqui no Brasil! Com bilhões de reais roubados do povo brasileiro, Lula compra juízes do STF e quer reescrever a história verdadeira. Essa história de que criaram a LavaJato por ambições políticas é mentirosa, salta à vista, na época os fatos foram aparecendo paulatinamente, à medida que transcorriam as investigações milhares de roubalheiras surgiam, brotavam como ervas daninhas, a cada enxadada uma minhoca, lembram? Fora Lula/Tofoli impeachment p/ os 2!

  11. Eles podem apagar todo! Tentar contar a história de outro jeito! Mudar a narrativa! Mas uma coisa eles nunca conseguem apagar: Os fatos ocorridos! E a memória de um povo inteiro também não conseguem apagar! E todos esses Lulas e Toffolis da vida vão entrar na história sim! Mas não necessariamente do jeito que eles gostariam! Um dia todo vai estar direitinho nos livros da história! Todo do jeito como aconteceram os fatos de verdade!

    1. Nos livros de história do Brasil um dia vão falar tudo do jeito como as coisas de verdade aconteceram! Pode até demorar mas certamente vai ser escrito que o Presidente Lula instalou uma verdadeira rede de corrupção no país. E aparelhou o Estado todo com seus comparsas! Até no STF ele colocou seus capangas pessoais!

  12. STF me faz lembrar daqueles tribunais do crime onde os bandidos se colocam no papel de juízes pra julgar moradores de comunidades!

  13. O Amigo do amigo do meu pai vai devolver a grana recuperada pela Lava-jato aos ratões gulosos… haja t00ba para esconder bilhões de reais.

  14. Estou indignado, o STF perdeu completamente o pudor. Estamos sendo desmontados por juízes indicados por réus, que anos depois ainda lhes retribuem favores. È surreal anular centenas de provas, delações, dinheiro devolvido, gravações e confissões do proprio dono da construtora, é uma canalhice enorme.

  15. Dominado! Tá tudo dominado!!! Criminosos no poder nas três esferas e ai do cidadão que se manifesta! A saída passa por Cumbica e solicitação de exílio.

    1. O poder moderador dá mais um tapa na cara dos Manés.

  16. Este é o Brasil do luladrão que o povo idiota ama tanto!!! Nunca sairemos do terceiro mundo 🐎🐎🐎🐀🐀🐀🤡🤡🤡

  17. Primeiro o Toffoli não deveria estar sentenciando para uma empresa que ele foi citado na Lava Jato. Segundo um dos maiores erros judiciários cometidos no Brasil foi ele ter sido indicado para o STF. Terceiro, se o erro foi tão grande com um inocente, por que o STF não o inocentou lá atrás?

  18. Mais uma vez o STF fazendo papel da casa de mãe Joana! A pergunta é: Que moral esse turma de supremos tem pra julgar?? Como foi o caso no julgamento (fuzilamento) contra Sérgio Moro por parcialidade!! Logo eles do STF!! Se não fosse trágico seria até cômico!!

  19. O STF mais uma vez reforçou o apelido que Deltan Dallagnol deu a ele: a casa de mãe Joana! O que junta alguns desses supremos ministros a figuras como Lula, Sérgio Cabral, Alckmin, José Serra, Temer, Aécio Neves etc etc etc não é só por agradecimento mas principalmente pelo fato que todos eles estão com o rabo preso por ter cometido “irregularidades” …..

  20. Mais uma prova que o STF é casa de mãe Joana - bem como Deltan Dallagnol com todo razão o apelidou! O que junta a maioria desses supremos ministros a figuras como Lula, Sergio Cabral, Alckmin, José Serra, Aécio Neves etc etc etc é o fato que todos estão com rabo preso por ter cometidos “irregularidades”…..

Mais notícias
Assine agora
TOPO