Adriano Machado/CrusoéO presidente do Supremo: mensagens se referem ao período em que ele chefiou a AGU, no governo Lula

“O amigo do amigo de meu pai”

Em documento a que Crusoé teve acesso, o empreiteiro Marcelo Odebrecht revela à Lava Jato o codinome usado para se referir a Dias Toffoli na empreiteira
11.04.19

Na última terça-feira, um documento explosivo enviado pelo empreiteiro-delator Marcelo Odebrecht foi juntado a um dos processos da Lava Jato que tramitam na Justiça Federal de Curitiba. As nove páginas trazem esclarecimentos que a Polícia Federal havia pedido a ele, a partir de uma série de mensagens eletrônicas entregues no curso de sua delação premiada.

No primeiro item, Marcelo Odebrecht responde a uma indagação da Polícia Federal acerca de codinomes que aparecem em e-mails cujo teor ainda hoje é objeto de investigação. A primeira dessas mensagens foi enviada pelo empreiteiro em 13 de julho de 2007 a dois altos executivos da Odebrecht, Irineu Berardi Meireles e Adriano Sá de Seixas Maia. O texto, como os de centenas de outras e-mails que os executivos da empreiteira trocavam no auge do esquema descoberto pela Lava Jato, tinha uma dose de mistério.

Marcelo Odebrecht pergunta aos dois: “Afinal vocês fecharam com o amigo do amigo do meu pai?”. É Adriano Maia quem responde, pouco mais de duas horas depois: “Em curso”. A conversa foi incluída no rol de esclarecimentos solicitados a Marcelo Odebrecht. Eles queriam saber, entre outras coisas, quem é o tal ”amigo do amigo do meu pai”. E pediram que Marcelo explicasse, “com o detalhamento possível”, os “assuntos lícitos e ilícitos tratados, assim como identificação de eventuais codinomes”.

A resposta do empreiteiro, que após passar uma longa temporada na prisão em Curitiba agora cumpre o restante da pena em regime domiciliar, foi surpreendente. Escreveu Marcelo Odebrecht no documento enviado esta semana à Lava Jato: “(A mensagem) Refere-se a tratativas que Adriano Maia tinha com a AGU sobre temas envolvendo as hidrelétricas do Rio Madeira. ‘Amigo do amigo de meu pai’ se refere a José Antonio Dias Toffoli”. AGU é a Advocacia-Geral da União. Dias Toffoli era o advogado-geral em 2007.

O empreiteiro prossegue, acrescentando que mais detalhes do caso podem ser fornecidos à Lava Jato pelo próprio Adriano Maia. “A natureza e o conteúdo dessas tratativas, porém, só podem ser devidamente esclarecidos por Adriano Maia, que as conduziu”, afirmou no documento, obtido por Crusoé.

Trecho do documento enviado pelo empreiteiro-delator à Lava Jato: primeiro o e-mail, e depois (em destaque) as explicações de Marcelo Odebrecht

Adriano Maia se desligou da Odebrecht em 2018, depois do turbilhão que engoliu a empreiteira. Ex-diretor jurídico da construtora, seu nome já havia aparecido nos depoimentos da delação premiada de Marcelo Odebrecht. Ele é citado como conhecedor dos negócios ilícitos da empresa. O empreiteiro diz que Adriano Maia sabia, por exemplo, do pagamento de propinas para aprovar em Brasília medidas provisórias de interesse da Odebrecht. Ele menciona, entre os casos, a MP que resultou no chamado “Refis da Crise” e permitiu a renegociação de dívidas bilionárias após acertos pouco ortodoxos com os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci.

Adriano Maia também aparece em outras trocas de mensagens com Marcelo Odebrecht que já constavam nos inquéritos da Lava Jato. Em uma delas, também de 2007, Odebrecht o orienta a estreitar relações com Dias Toffoli na Advocacia-Geral da União. Àquela altura, a Odebrecht tinha interesse, juntamente com outras construtoras parceiras, em vencer a licitação para construção e operação da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira. Na AGU, Toffoli havia montado uma força-tarefa com mais de uma centena de funcionários para responder, na Justiça, às ações que envolviam o leilão.

Havia um esforço grande do governo para dar partida às obras. O leilão para a construção da usina de Santo Antônio foi realizado em dezembro de 2007, cinco meses após a mensagem em que Marcelo Odebrecht pergunta aos dois subordinados se eles “fecharam com o amigo do amigo de meu pai”. A disputa foi vencida pelo consórcio formado por Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierrez e Cemig. A Lava Jato trabalha para destrinchar o que há por trás dos e-mails – e dos codinomes que, agora, a partir dos esclarecimentos de Marcelo Odebrecht, são conhecidos.

Rodrigo Félix Leal/Futura Press/FolhapressRodrigo Félix Leal/Futura Press/FolhapressMarcelo: na delação, ele diz que o subordinado sabia dos crimes da empreiteira

A menção a Dias Toffoli despertou, obviamente, a atenção dos investigadores de Curitiba.  Uma cópia do material foi remetida à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para que ela avalie se é o caso ou não de abrir uma frente de investigação sobre o ministro – por integrar a Suprema Corte, ele tem foro privilegiado e só pode ser investigado pela PGR.

Os codinomes relacionados às amizades de Marcelo e do pai dele, Emílio Odebrecht, já apareciam nas primeiras mensagens da empreiteira às quais a Polícia Federal teve acesso, ainda na 14ª fase da Lava Jato, deflagrada em junho de 2015. No material, havia referências frequentes a “amigo”, “amigo de meu pai” e “amigo de EO”.

Demorou pouco mais de um ano para que os investigadores colocassem no papel, pela primeira vez, que o “amigo de meu pai” a que Marcelo costumava se referir era Lula – o ex-presidente conhecia Emílio Odebrecht desde os tempos em que era sindicalista. As mensagens passaram a fazer ainda mais sentido depois. Elas quase sempre tratavam de assuntos relacionados ao petista.

Se havia a certeza de que o “amigo de meu pai” era Lula, ainda era um enigma quem seria o tal “amigo do amigo de meu pai”. Sabia-se que, provavelmente, era alguém próximo a Lula. Mas faltavam elementos para cravar o “dono” do codinome e, assim, tentar avançar na apuração. A alternativa que restava era, evidentemente, perguntar ao próprio Marcelo Odebrecht. E assim foi feito.

Há fundadas razões, como se diz no jargão jurídico, para Dias Toffoli ser tratado por Marcelo Odebrecht como “amigo do amigo de meu pai” – amigo de Lula, portanto. O atual presidente do Supremo foi, durante anos a fio, advogado do PT. Com a chegada de Lula ao poder, ascendeu juntamente com os companheiros. Sempre manteve ótima relação com o agora ex-presidente, que está preso em Curitiba.

Em 2003, Dias Toffoli foi escolhido para ser o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil. Naquele tempo, o ministro era José Dirceu. Toffoli ocupou o posto até julho de 2005. Em 2007, foi nomeado por Lula chefe da Advocacia-Geral da União, um dos cargos mais prestigiosos da máquina federal. Em 2009, deu mais um salto na carreira: Lula o escolheu para uma das onze vagas de ministro do Supremo Tribunal Federal.

Nesta quinta-feira, Crusoé perguntou a Dias Toffoli que tipo de relacionamento ele manteve com os executivos da Odebrecht no período em que chefiava a AGU e, em especial, quando a empreiteira tentava vencer o leilão para a construção das usinas hidrelétricas no rio Madeira. Até a publicação desta edição, porém, o ministro não havia respondido.

Roni CarvalhoRoni CarvalhoA usina de Santo Antônio, em Rondônia: uma das prioridades da era petista

Os outros e-mails listados na resposta de Marcelo Odebrecht ao pedido de esclarecimentos feito pela Polícia Federal trazem mais bastidores da intensa negociação travada entre a empreiteira e o governo em torno dos leilões para a construção das usinas na região amazônica – projetos que, na ocasião, eram tratados por Brasília com grande prioridade e que, como a Lava Jato descobriria mais tarde, viraram uma fonte generosa de propinas para a cúpula petista.

Ao explicar uma das mensagens, Marcelo Odebrecht volta a envolver o ex-presidente Lula diretamente nas controversas negociações com a companhia. Ao se referir à decisão da empresa de abrir mão de um contrato de exclusividade com seus fornecedores no processo de licitação da usina de Santo Antônio, Marcelo afirma que a medida foi adotada a partir de uma conversa privada entre Lula e Emílio Odebrecht.

Diz ele: “Esta negociação foi feita entre Emílio Odebrecht e o presidente Lula (‘amigo de meu pai’) que prometeu compensar a Odebrecht em dobro (de alguma forma que só Emílio Odebrecht pode explicar)”. Também há menção a Dilma Rousseff, tratada em um dos e-mails como “Madame”. A então ministra da Casa Civil de Lula era vista, àquela altura, como um empecilho aos projetos da Odebrecht na área de energia na região norte do país. As mensagens trazem, ainda, referências aos pedidos de propina relacionados aos leilões, que chegavam por intermédio de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT.

Com as respostas do empreiteiro-delator, a Lava Jato deverá dar mais um passo nas investigações sobre os leilões das hidrelétricas. Uma das frentes de apuração, que mira a construção da usina de Belo Monte, já está avançada. Quanto à menção de Marcelo Odebrecht a Dias Toffoli, não se sabe, até aqui, se a Procuradoria-Geral da República pedirá algum tipo de esclarecimento ao ministro antes de decidir o que fazer. Como advogado-geral da União, Toffoli tinha a atribuição de lidar com o tema. Até por isso, não é possível, apenas com base na menção a ele, dizer se havia algo de ilegal na relação com a empreiteira. Mas explicações, vale dizer, são sempre bem-vindas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. A Sociedade organizada apoia integralmente a Revista Cruzoé e as suas denuncias comprovadas. Esse Juiz que não é Juiz faz mt mal à Nação aliás, poucos no STF têm o respeito da Sociedade. CPI DA LAVA-TOGA JÁ.

  2. O Brasil vai continuar um país de 3° mundo enquanto não passarmos os 3 poderes à limpo. Um país meramente decente, já teria, de alguma maneira, sido feita uma intervenção no STF e esse ministro afastado das investigações. Mas, estamos no Brasil, onde alguns ministros do atual STF fazem o que querem, por se julgarem acima das leis, o senado que poderia fazer uma intervenção bota o rabo entre as pernas e se omite vergonhosamente. Assim, vamos caminhando pro abismo até que apareça um "Robin Hood"

  3. Todos brasileiros sabem da podridão que foi o governo do PT , com a bandeira de fome zero e minha casa minha vida todos se enriqueceram explorando a miséria do povo . Este deve ser mais um caso de desvio de dinheiro público que tem que ser investigado.

  4. A PGR tem que pedir explicações a Dias Toffoli e ele tem que explicar. Por enquanto tá comprometido até o pescoço. Acho que o presidente do STF tá enrolado e merece um impeachment e fazer companhia ao chefe dele.

  5. Lendo agora, depois da censura, minha primeira conclusão foi pela pouca inteligência do Toffoli, e do Morais, que foi na onda. A reportagem não acusa ninguém, conforme está claro no ultimo parágrafo. Se não tivessem reagido, teria passado despercebido. Parabéns Crusoé!

    1. Despercebido só se for pra você. Com o sem o circo essa matéria bombástica iria e irá render muito. Agora o que esperar da Procuradora Geral da República.

  6. Tanta celeuma só por que é amigo do amigo do meu pai?. Tenho um sobrinho que é filho do filho da rapariga do meu irmão, que também me dá muita$ alegria$, e nem procuro esconder de ninguém.

  7. Venceu a imprensa livre! A mordaça imposta pelo STF é reveladora: querem esconder as falcatruas - não por vergonha, pois já nasceram sem, mas por medo de perderem as sinecuras. Esse STF deveria ser extinto!

  8. A esperança de limpeza deste poleiro está com Crusoé e O Antagonista que têm absolutanente o melhor jornalismo investigativo do mundo. Aqui ninguém se vende por questão de cristalinos princípios. Foram contra lei atacados por Toffoli amigo do amigo de meu pai e amigo de Botafogo também e por Alexandre de Moraes todos admirados pir Alcolumbre q é contra a lavatoga pq vai "tumultuar" o país.

  9. Arrombada porta da zona de baixo meretrício, as prostitutas se declaram virgens e ficam iradas com revelação de bilhetinhos de seus clientes.

  10. Quem não deve, não teme! Se não houve ilícito, por que agir de forma ditatorial, censurando a revista e o site? Quem não tem rabo preso, não precisa de codinome nem de se esconder atrás de canetadas. Né? Eu li a reportagem antes da “dita” sens”ura”.

  11. Naturalmente, com o nível de conhecimento que temos atualmente em função das atuações da força tarefa do Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal, não temos dúvidas quanto ao fogo onde tem ou teve fumaça. Portanto, dentro do espírito que o povo brasileiro elegeu Bolsonaro para Presidente, não deixaremos no esquecimento suas promessas e anseios da sociedade de investigar, apurar e punir aqueles que contribuíram na quebra do País.

  12. Pc. Agora, restam as dúvidas. Uma delas: se não houve ilegalidade no relacionamento de Dias Toffoli com a Odebrecht nesse episódio, por que a planilha da empresa cita o codinome, e não o nome de Dias Toffoli?

  13. Parabéns, Crusoe! O q achar de liberar aos não assinantes a reportagem da mesada de 100 mil reais do Toffoli? Tamo junto! 👉👉👉👉👉👉👉

  14. Obrigado, Crusoé e O Antagonista por existirem !!! Continuem realizando esse importante trabalho e contem com o nosso respaldo !!!

  15. O jornalismo investigativo, sério e independente é, talvez, a única chance para se abrir o lacre inviolável do Judiciário. Sinceramente, já estou de saco cheio da eterna varrida de impeachments e cpi's para debaixo do tapete do Senado. Se os intocáveis do Supremo continuarem a ser intocáveis, então vamos fazer de conta que estamos num Estado Democrático de Direito. E se até o final do ano nada acontecer, desisto de assinar essa ilha do jornalismo. Não quero ser um eterno leitor frustrado...

    1. Concordo contigo Silvio...agora uma coisa, infelizmente votamos mal e colocamos verdadeiros quadrupedes tanto na câmara de deputados como no senado. Sinceramente fico surpreso quando a própria imprensa noticia: o governo teve mais uma derrota com a votação da proposta da previdência, uma vez mais foi adiada. Derrota do governo??? não derrota do povo que colocou lá somente sangue sugas que para apoiarem querem vantagens...cargos e coisas mais. Ta na hora de tudo isso mudar...

  16. Apenas o Estadão, numa notinha, repercutiu a matéria da Crusoé. Carta Capital, Carta Maior, Folha, Veja, Globo, Brasil 247 e outros blogs e blogueiros de aluguel ficaram em cúmplice silêncio, sinal de que a matéria atingiu o alvo, numa Justiça aparelhada, servil e sabuja, que por ser assim, é meramente injustiça. Não por acaso, mesmo que em jogo de cena, o Lula falou em abrir a caixa preta da Justiça. É só recuperar os textos e áudios e esfregá-los nas fuças nababescas de Suas Excelências.

  17. Crusoe deve ter sido o único meio de comunicação a dar esta notícia. Parabéns pela coragem e persistência! Vai chegar um momento, talvez mais cedo que imaginemos .... em que a Justiça, com jota maiúscula, será feita!

    1. Carlos, o Estadão também deu no outro dia mas se referindo à Crusoé. pelo menis teve coragem.

  18. Prevendo o turbilhão de sujeira da qual o amigo do amigo do meu pai se envolveu, o dito cujo já se blindou com a Lei da Mordaça ao Brasileiros honestos que lhe cobram transparência para justificar seu salário. salário

    1. Só no Brasil mesmo!!! Um advogado que foi reprovado em dois concursos para Juiz , esta presidindo a corte suprema. Sua excelência nunca foi juiz de nada ao contrario de Moro e Bretas.

  19. A Justiça tem que ser para todos e para os participantes da quadrilha. Não existe cidadão acima de qualquer suspeita. Prendam todos, indistintamente. Onde está o Palocci? Onde está o Rossano Maranhão, operador do Palocci? Onde está o Aécio? Todos devem ser presos, sem distinção. Justiça para todos!

    1. Pela importância do tema, a repercussão é nenhuma. Compreensível a velha mídia, assim como a velha política silenciarem-se. Algumas togas jamais limpas.

  20. até hj não entendo porque toda sorte de jornalista ainda teimam em se referir ao lulla como ex presidente e não como presidiário vitalicio que assolou a nação...

  21. Belo Monte de merda a junção de 'madame', com o 'amigo de meu pai' e com o "amigo do amigo de meu pai'... Qual o país que aguenta uma indústria do trambique como essa????

  22. É por isso que senadores como Humberto costa e Renan Calheiros defendem com tanta veemência o arquivamento da CPI do judiciário. Porque se ela for aberta vai mexer com muita gente grande e ninguém sabe onde as investigações vão parar porque uma coisa puxa outra, aí vão ver que não existe santo na política brasileira. E agora parlamentares? o quê fazer?

    1. alias , a turma quase toda defende... por os coisas contra os bandidos não anda nos podres poderes...

  23. Agora eu aguardo a investigação e manifestação das autoridades competentes, visto que a notícia tornou-se pública e, inclusive, com a apresentação da documentação.

  24. O Diário do Poder, como tantos outros veículos da mídia, Globo, Folha e satélites da joça chamada esquerda omitiram, servilmente a revelação das planilhas da Odebrecht, onde o Toffoli, Presidente do Supremo, aparece como " o amigo do amigo do meu pai " A sabujice servil fica mais escancarada que " coincidentemente " a Folha publica uma tal avaliação onde os brasileiros aumentaram a confiança no Supremo. Se o Diário se der ao trabalho de aferir, a começar por Alagoas, o brasileiro não confia na J

  25. Será que a Dodge está protegendo os Ministros dia Tribunais Superiores, para se proteger ou pagando indicação, como Marco Aurélio sua filha? É prevaricar Sra Procuradora se deixar o assunto engavetado, sabias?

  26. Até quando o Senado vai proteger os Ministros do STF denunciados nesta reportagem? Será que querem intervenção Militar? Se for, continuem soltando e protegendo criminosos!

    1. Até o dia em que o STF deixar de absolver senadores corruptos.

  27. O brasileiro alfabetizado político tem vergonha de ser cidadão, eleitor, contribuinte, consumidor tendo a produzir e a interpretar leis esses caras aí, que sabemos do que foram e são capazes de fazer. Se elegem e/ou nomeados para outros fins que não o bem-estar da Nação. Pagamos alto pra eles se locupletarem. Pobre país, pobre povo. Até quando?

    1. Até quando os brasileiros forem realmente em peso para as ruas e exigirem a saída destes lixos corruptos, aí nem a imprensa vendida vai conseguir segurar.

  28. O mais vergonhoso de tudo é que você não assistiu esta matéria em nenhum canal da televisão brasileira. E note que os menos esclarecidos são justamente aqueles que vêem os jornais nas televisões. Simplesmente vergonhosa a posição de parte importante da imprensa.

  29. A mídia de aluguel, a matilha amestrada e ainda regada pela grana do esgoto, Globo à frente, não dá um pio sobre o " Amigo do amigo do meu pai " Talvez tenha sido engolida pelo buraco negro de sabujice, da subserviência e atendimento a interesses criminosos.

  30. Raquel “dodge” nao passa de um fusca e, como tal vai se esgueirar/arquivar, ate pq esta comprometida tbem. Nao ha soluçao decente à vista. É uma denúncia forte q virou um traque. Tofolli vai estar cag .. e andando pro pais, aguardando sua confortavel aposentadoria com a conivência de oab, cnbb, e, todas as ditas representantes da sociedade civil q aparecem sempre pra defender um civil poderoso. Se o assunto continuar, vai alegar q o stf esta sendo atacado pra criar mais algum inquérito

  31. Vamos Aguardar a PGR ,Pois Com as Mídias Esquerdopatas Omitindo Essas Notícias é Provável Que Tem Podre Ai e Esperamos Uma Real Investigação.

  32. Mias que desmascarar o safado do Toffolli o que me alegra é o excelente trabalho jornalístico. Vale muito ser assinante, vale muito o trabalho que vem sendo feito. Sexta Feira agradece.

  33. Raquel Dodge vai arquivar.Mas o importante é ir minando esse pessoal dos tribunais superiores,principalmente do STF até ficar insustentável suas posições.Eu acredito nisso

    1. Sem desmerecer a profissão de advogado, sua excelência nunca foi Juiz. Foi reprovado duas vezes em concursos para tal, e ai resolveu se aproximar do PT e se deu bem.

  34. Crusoé está de Parabéns! Bela reportagem! Aguardamos com urgência as medidas para retirar este sujeito da presidência do STF. Aja, Raquel Dogde

  35. Enquanto o povo ficar discutindo apenas nas redes sociais, nada muda. Os investigadores da lava jato estão sozinhos. Temos que ir pras ruas. O povo está mais preocupado com futebol (alienação nacional) e novelas da globolixo!!!

  36. Enquanto o povo ficar discutindo apenas nas redes sociais, nada muda. Os investigadores da lava jato estão sozinhos. Temos que ir pras ruas. O povo está mais preocupado com futebol (alienação nacional) e novelas da globolixo!!!

  37. Enquanto o povo ficar criticando apenas nas redes sociais, nada muda. Tem que sair pra rua. O povo hoje tá mais preocupado com futebol e novelas da globolixo!!!

  38. Eu não tenho só vergonha do STF, eu tenho certeza que por ali ja rolou e rola muitas negociatas. Também tenho certeza, que o povo indignado, já não aceita, o inaceitável. Isso não vê o terminar em pizza.

  39. Advogado do PT, participou com certeza de orientações de toda ordem pra evitar rastros gerais seja da montagem do mensalão ou o propinoduto geral. É este o homem número 1 hoje no Supremo. O Lula foi um câncer no país e deixou milhares de células do seu gene, um deles apenas é o Tofolis. Muita químio teremos mas a luta é árdua.

  40. Isso não dá em nada o povo já está se acostumando com essas safadeza votou no homem que foi militar e está cheio de militares no seu governo e não faz nada nas eleições era faço prendo arrebento e aí começou o governo as instituições e o povo viram que nada fazia caiu no descrédito.

  41. Reportagem que traz o óbvio. Na podridão do PT com certeza o ministro do supremo não seria a única maçã não podre do cesto.

  42. Ate no olimpio os Deuses descordavam, aqui humorista e processado, isso e muita demoniocracia, e nao diz que usa tarja preta e ta ficando careca. entao e prisao perpetua.

  43. Não sou fã do guru Olavo, mas em uma fala ele tem razão: nossos militares são uns bundões, ou não teriam permitido que o país se tornasse essa latrina moral nas mãos da esquerda. Fico imaginando se será possível reverter essa situação de forma pacífica.

  44. A maior evidência de que "o mecanismo" existe e é interligado e articulado, é a mídiatrush não ter dito UMA SÓ palavra acerca do assunto, de resto, de singular importância, afinal envolve o Presidente do STF. Um cidadão de país medianamente civilizado não acreditaria que isso possa acontecer; só em filme "B", de ditaduras de bananas.

  45. A Procuradora Rachel Dodge tem que dar a devida liberdade para que a Lava Jato continue investigando sem melindres. Caso ela não dê a devida importância ao caso, deverá ser substituída em setembro pelo PR

    1. Parabéns pela reportagem. É um orgulho para o país ter repórteres competentes e éticos. A resposta imediata do Carvalhosa pedindo o afastamento do presidente do STF nos dá esperança no Brasil.

  46. Alexandre de Morais,, vai mandar prender os 300 leitores da Crusoe que escracharam o seu querido Presidente?!?!? Ora, tenham compostura!!!

    1. Embora seja um furo de reportagem, o envolvimento do ex-advogado do pt nestas canalhices todas é algo bastante óbvio. Porque razão ascendeu tão rápido?!

  47. Adorei essa alcunha: " amigo do amigo". Marcelinho é um poeta. Será que a chantagem da ex do ministro é em cima disso aí ou a moça tem mais para contar?

    1. Ai, me enganei. Marcelinho não é um poeta, é um sociólogo nato: "amigo do amigo de meu pai"

  48. Haja cabeça para acompanhar a corrupção no Brasil! Vamos acompanhar os próximos lances. Eu queria acompanhar mais amiúde os passos do atual governo, mas...aparecem casos arrepiantes, como esse.

  49. Sem dúvida algo que faz sentido. O amigão de lula, incompetente e reprovado em concursos, sempre galgando cargos importantes e hoje, gracas aos caprichos do destino, presidindo o STF. Trágica ironia !!! Mas a verdade sempre aparece. E, no caso, a figura se amolda perfeitamente à acusação de MO. E agora, tóffoli, vai continuar tentando obstruir todos os caminhos que levam a sua verdade???

  50. Parabéns revista Crusoe, por mostrar os documentos originais dos processos judiciários. Vamos ver se a Globo coloca nos seus noticiários, tendo como fonte de referência essa Revista

  51. Vocês repórteres do Antagonista estão correndo risco de morte. Cuidado, melhor se cuidarem. Tem muito peixe grande envolvido!

    1. Crusoé e O Antagonista sempre foram corajosos,sempre mataram a cobra e mostraram o pau -como diria um presidiário- quem dirá agora que vivemos na democracia.Diogo já fez seu seguro de vida, mas tenho certeza que nada vai acontecer com ele, já com Toffoli não sei dizer.

  52. Isso deve ser ilação, pq toffoli é ilibado, foi titular da barbearia do pt, e é advogado. Sabemos que advs não são crápulas. O mundo é que é otário.

  53. Bela reportagem!!! Fatos assustadores.... Agora está nas mãos da PGR... a Sra Dodge tem a chance de entrar para os anais da história do Judiciário brasileiro: só depende dela entrar pela porta da frente ou pela dos fundos e ficar nos anais mesmo.....a bola está com ela!

  54. A PGR pode desmentir, será uma vergonha quando tiver que confirmar, por ora continuo acreditando na notícia veiculada pelo O Antagonista e Crusoé.

  55. Esse Marcelo Odebrecht vai precisar de terapia. Traído pelo pai, perdeu o mando na empresa, tem de viver recluso/condenado e qdo solta uma bomba o país interpreta como um traque. Mentira, nao deve ser, mas tofoli vai se safar, inclusive alegando q se está atacando o STF, calhordas de todos os graus virão em seu socorro, e, MO vai descobrir q cumprir com os termos da delação foi uma grande perda de tempo e energia. A altamente proba PGR vai fazer de conta q nao viu e fica tdo certo

    1. Acho que não. Pelo que li sobre ele, parece que sempre soube que o pai não valia nada - e nada melhor do que saber quem são seus pais

  56. Certamente,os comprometidos do Legislativo e Judiciário,correrão para apagar o "rastilho" que teima em periodicamente acender-se.Apenas estarão colocando mais lenha na fogueira.Evocarão alternativas pseudo-legais,orquestradas pelos bicudos de ambos os poderes.Os tempos são outros.O recado das urnas foi claro.Os sobreviventes deveriam ficar quietos,se fazendo de morto.Mas,a certeza irresponsável da impunidade é tamanha,que lhes custarão os pescoços.

  57. Tudo faz parecer que o mentor inicial dessa emporcalhada era socialista, saiu da construtora e aí os na era pobres, descobriram as benesses das facilidades do poder e metram a mão na massa posteriormente falida.

  58. Uma saída honrosa para o Jovem Toffoli seria fazer uma "delação voluntária" sobre o resto do esquema no Judiciário.No "inconsciente popular",soaria como um "arrempendimento".

  59. Em qualquer lugar civilizado do mundo, o afastamento seria imediato. Mas no Brasil a sociedade engole cobras e lagartos e fica quieta!

    1. Acho que seu xará está certo. Apesar da péssima reputação.

  60. Não quero mais impedimento de ministro do STF, quero intervenção no judiciário. Quando isso ocorrer, o legislativo, com medo, passa a trabalhar e produzir pelo país.

    1. Precisamos restabelecer a ordem nesse país. "#intervencaojudiciarioja"

  61. Já mostramos uma vez do que somos capazes nas últimas eleições. Este país é nosso e, somente nós, podemos salvá-lo destas quadrilhas que o saqueiam há mais de 200 anos. Só unidos e nas ruas conseguiremos mostrar do que somos capazes. Vamos prá cima. O Brasil e seu povo não aguentam mais tanta canalhice.

    1. Acontece que os petralhas conseguiram dividir o povo.Cada vez mais as manifestações estão esvaziando.

    1. A imprensa televisiva gasta horas explorando a desgraça dos outros nas enchentes, desabamentos e crimes... Quando se trata de corrupção omite ou deturpa e em política é maledicente e fofoqueira. Estamos sem confiar em ninguém é só nos resta as redes sociais.

  62. Isso vai dar em nada. A PGR é conivente ou corrupta tbem. O senado com porcos tipo alcolumbre e seguidores tipo reunan nada vao fazer. Reconhecer e renunciar nem tofoli nem nenhum dos outros q ja foram acusados de atitudes suspeitas, vao fazer. Agora, estejam certos: nosso judiciario vai acabar destruindo nossa democracia pois se tornou um serviço auxiliar da sacanagem. Entao é esperar o estouro

  63. acabei de assinar. parabéns e nunca se tornem dependentes de dinheiro público pois aí cancelarei como já cancelei a Veja e Estadao.

    1. Bem vindo JOSE. O que mais valem a pena são as matérias de fundo, com investigação e bom jornalismo. Não se decepcione com as notícias curtas do "DIÁRIO", porque nelas, nos comentários dos assinantes, sempre aparecem alguns robôs que infernizam a vida de todos. Eles nunca comentam as longas matérias. Você sabe, robôs não pensam, só executam alguma coisa já programada.

  64. Digo: Tem um dizer bíblico maravilhoso e verdadeiro; Na Bíblia está escrito: Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!

  65. Justiça seja feita. o Estadão de hoje publicou com ênfase é VOCÊ pode imprimir a manifestação de Marcelo Odebrecht em PDF

  66. Mário Sabino reclama no Twitter sobre o silêncio ensurdecedor da imprensa sobre esta reportagem. Pergunto: quantos dessa imprensa assinam Crusoé? Talvez nem tenham tomado conhecimento. Cheguei à conclusão que não adianta eu compartilhar as publicações da Crusoé nas redes sociais. Quase totalidade de meus seguidores não assinam a revista e assim não terão acesso a nenhuma reportagem. Creio que pelo menos certas matérias deveriam ser liberadas pra todo mundo.

    1. Concordo com Marcos, algumas materias, deveriam, ser liberadas para conhecimento do povo em geral.

    2. Só vi comentários na Pan News. O resto caladinhos.

  67. #amigo do amigo do meu pai. kkkk Muito boa esta notícia A Lava Toga já tem outras vertentes. Ótima semana tbm. Parabéns Rodrigo Rangel e Coutinho

  68. Ou seja, à bola está com a Raquel na hora dela se redimir com à nação, caso isso não ocorra, ela sairá em Setembro, pela porta dos fundos com a biografia manchada. #Queabacaxihein

    1. aposto que ela vai roer a corda e isto tudo vai ficar por isso mesmo. O senado também não vai aprovar a lava toga.

  69. Que furo em Crusoé? Que bom que escolhi essa revista pra gastar minha cota financeira de informação paga. Parabéns!

  70. Excelente trabalho! Parabéns! Agora temos que assistir o que a PGR fará com estas provas e delações. Eu apostaria em nada como prova do corporativismo imoral, canalha que os anos do PT no governo introduziram em todas instituições. É nojento, uma vergonha!!!

  71. Conhecimento NOTÓRIO JURÍDICO Não Tem, foi reprovado 2 vezes para juiz de 1a instância. Reputação ILIBADA nunca teve, incluso roubou processos para evitar um despejo de invasores. Agora o que todo já sabia não mudou em nada ele ter assumido o cargo no STF. MPF tem que botar para quebrar....

  72. Essa “bomba” não dará em nada ! Vivemos na pátria dos canalhas, do lixo humano do mundo, lugar do roubo, da corrupção e das negociatas. Não adianta ! No DNA do brasileiro está presente a ilusão, a permissividade, o egoísmo e a tolerância desmedida quando em benefício próprio. Nasceu aqui ? Deu ruim, companheiro ! Serás sempre o lixo !

    1. Que temos uma elite contaminada pela corrupção, isso é notório, mas a grande maioria dos brasileiros é trabalhadora e honesta. Nós, as pessoas de bem, não devemos nos desvalorizar por culpa da elite corrupta.

  73. Só essa publicação vale a assinatura da Crusoé. Excelente matéria que será a indutora da CPI DA TOGA Alcolumbre, segura essa agora.

  74. Está na hora da polícia federal fazer umas perguntinhas ao sr. Adriano Maia, certamente está sabendo muito mais que o próprio Marcelo. A máscara de Toffoli está caindo.

  75. Eu só gostaria de saber uma coisa: cadê Globo, Band, Record, SBT, RedeTV, UOL, .... para comentar esta reportagem. Todos tem medo da justiça? O que tem a temer?

    1. Cadê? Porque não divulgam? Rabo preso? Grande e velha mídia já está na lata do lixo é desprezada pela opinião pública sensata do Brasil.

  76. Que moral tem um cara desses para querer censurar as mídias sociais? Será que ele vai mandar a Polícia Federal apreender os equipamentos da Crusoe, porque a revista está disseminando FAKE NEWS? Renunciará!

  77. Parece meio injusto com o Ministro. Na verdade, o único amigo que o tófo tem é o DINHEIRO. Ele corre atrás do dinheiro, como o Neymar corre atrás de belas garotas. É grana do Banco Mercantil do Brasil, é a mesada milionária da esposa, e como se descobriu agora, é a grana da Odebrecht. E deve ter mais podres vindo pr aí. Isso, a globolixo não mostra. Vai em frente, Crusoe!

  78. Eu quero ver o Sr. Tofolli Presidente do STF, processar o Marcelo Bahia Odebrecet...Que disse que ele é "O amigo do amigo do meu pai". Sr. Tofolli precisa mandar prender ele 205 milhões de brasileiros estão aguardo a voz de prisão.

  79. Impeachment já para o “Amigo do amigo do meu pai”! Desavergonhado que hoje encontra-se à frente do STF. O Brasil não merece esta pouca-vergonha! 🤬🤬🤬

  80. As informações dosadas que chegam ao grande público parecem estratégias de amortecimento do impacto que causariam se de repente fossem manchete

  81. Para Reflexão... Procure recordar o que significa baixíssimo nível ético e moral de um povo e chegará à conclusão porque todos os dias visualizamos notícias e fatos como este. Não se assuste, mas TODAS as Instituições são compostas por nossa gente, TODAS, então...

  82. Esta é uma forma usual de comportamento,de um Ministro do Supremo Tribunal Federal , ainda mais ocupando á Presidência ? Pater Noster quio est in ceali, santificetur nomen tuum Adveniat regnun tuum Fiat volunctas tua sicut in celo e in terra Pane nostrae quotidianum danobis hodie e dimite debita nostrae sicut noi debitamus pecatoribus nostrae e ne nos inducas in tentazionen Sed liberta nos a malo. Amem.

  83. A bem da respeitabilidade que ainda resta ao STF, o afastamento de seu presidente é inexorável. Senão, acabaram-se todos os escrupulos.

  84. É surreal tudo isso acontecer, sem que nenhuma punição ocorra. Mesmo com militares no poder, nossa justiça continua nos mesmos padrões estabelecidos pelo viés ideológico comunista.

    1. Prezada EMA... Militares também são brasileiros, então...

    1. Ma va ... sono tutti buona gente, questi ladri svergognati.

  85. Tá, e daí ? sempre tem uma notícia bomba sobre corrupção, lavagem de dinheiro, caixa 2, 3, 4, 5, etc etc etc, mas não acontece absolutamente nada e continuam rindo na nossa cara. Cadê o impeachment do beiçola, ? porque o Zé Dirceu continua solto ? as irmãs cajazeiras deitaram e rolaram na câmara e nada aconteceu. Mas condenaram o Danilo Gentili por falar e fazer o que a gente só pensa, isso é o que importa, ( pra corja ).

    1. Para Reflexão... Procure recordar o que significa baixíssimo nível ético e moral de um povo e chegará à conclusão porque todos os dias visualizamos notícias e fatos como este. Não se assuste, mas TODAS as Instituições são compostas por nossa gente, TODAS, então...

  86. A corrupcao parece permeiar o alto escalao do judiciario em niveis absurdos. Uma prova de que a impunidade é a fundaçao sobre a qual prospera a corrupcao e a ORCRIM. Qual a saida se os corruptos controlam o Senado e as ferramentas constitucionais ( CPI E IMPEACHMENT ) para investigar e coibir estes crlmes?

    1. Para Reflexão... Procure recordar o que significa baixíssimo nível ético e moral de um povo e chegará à conclusão porque todos os dias visualizamos notícias e fatos como este. Não se assuste, mas TODAS as Instituições são compostas por nossa gente, TODAS, então...

  87. Fazer reformas economicas em cima desta podridão é jogar recursos fora e enxugar gelo. O empreendedorismo exige um “ leveled playing field” onde todos atuam com as mesmas garantias e proteçoes. A impunidade e corrupcao alem de destruir recursos distorcem todo o sistema do livre mercado.

  88. Bom, tá aí. Em um país que as provas são consideradas "armação política" quero ver os burros encantados argumentarem que isso tbm é perseguição.

  89. EPA.... esse senhor esta completamente impedido, acorda PGR, AGU,STF,OAB, tem uma nova constituiçao, e claro impedimento, militares o pais e uma bagunça mas tem lei, epa violaram tudo, isso aqui nao e a VENEZUELA, esse cidadao ja nao podia exercer essa funçao agora esta IMPEDIDO, Janaina Pascoal esclereça a essa gente, passou todos os limites, ministros do supremo se pronunciam e hora delicada do pais, nenhum ato de oficio ou decisao judicial desse ciadadao tem valor juridico, suspenso. BASTA.

    1. Amigo PAULO, se ainda não leu ou se leu, reflita no texto a seguir... Para Reflexão... Procure recordar o que significa baixíssimo nível ético e moral de um povo e chegará à conclusão porque todos os dias visualizamos notícias e fatos como este. Não se assuste, mas TODAS as Instituições são compostas por nossa gente, TODAS, então...

  90. Quem dúvida que não dará em rigorosamente nada, essa reportagem, assim como tantas outras referentes a esse senhor "amigo do amigo do meu pai"??

  91. Al Capone foi pego por burlar o fisco e estes pulgas devem ter errado tambem, aguardemos o desenroolar e veremos quem vai caminhar com as maozinhas cruzadas nas Costas.

  92. Parafraseando Boris Casoy, isso é uma vergonha. Mais uma vergonha e não tenho nenhuma esperança que a investigação vá em frente. Raquel Dodge tem o rabo preso com Gilmar Medes que, por sua vez, faz de tudo para que não se abra a caixa de Pandora do judiciário. Do senado, acho impossível esperar alguma atitude - boa parte dos senadores depende da boa vontade das excelências para que seus processos morram de inanição. O sistema todo é viciado e feito para ser impenetrável.

    1. Para Reflexão... Procure recordar o que significa baixíssimo nível ético e moral de um povo e chegará à conclusão porque todos os dias visualizamos notícias e fatos como este. Não se assuste, mas TODAS as Instituições são compostas por nossa gente, TODAS, então...

  93. Parabéns pela matéria. Minha surpresa, se comprovado, será zero. Assistente próximo de Lula, não poderia estar longe dos acordos. É aguardar.

  94. todos que tinham algum poder roubavam em tudo, uma quadrilha enorme que o brasil sustentou por muitos anos, agora espero que se faça justiça, com o contribuinte que foi assaltado.

  95. Senhores, sou assinante Crusoé, não renovarei a assinatura. É um transtorno cada vez que se quer ler um artigo pelo qual já paguei. Não tem um jeito mais inteligente de identificar quem assinante?

  96. Vamos ver agora, se Raquel Dodge não vai amarelar porque o caso é muito sério. Essa série de denúncias contra ministros do Supremo não pode passar em branco. Do contrário, iremos às ruas pedir as cabeças de Toffoli, Gilmar e Raquel. Essa última por acobertar ministros envolvidos em corrupção, como tem feito até agora. Vamos aguardar e ver qual será a atitude de Raquel.

  97. É um absurdo , esse senhor nunca me enganou. O pior é que esses corruptos são vitalícios no cargo e tem foro privilegiado . Lava toga já !!! E fim da PEC da bengala !

  98. Perguntas: como o PT ainda tem registro político? Como ainda 25% do Brasil vota nos nos políticos desse partido e defendem um traidor da Pátria e da própria ideia que defendem? Por que a suprema corte já não foi cercada pela sociedade civil e seus membros jogados na lata de lixo da rua a pontapés?

    1. é uma pena que nós, brasileiros não dêem atenção para esse assunto. a chance dessa procuradora fazer alguma coisa é zero. Podem escrever

    1. essa CPI só sairia se tivessem protestos iguais as manifestações de 2013 e 2015. senão esquece

  99. E claro que tudo isso precisa ser muito bem investigado! Que a procuradora geral cumpra seu dever . Ninguém está acima da lei !

  100. Impossivel que tenha havido alguma relação honesta entre os citados, trata-se de uma probabilidade estatistica igual a zero. Nunca trataram de nada sem pagamento de propina, o histórico deixa isso evidente. Toffolli não tem condições morais de permanecer no STF.

  101. Surpresos? Vai ficar bem melhor. Aguardem Eduardo Cunha abrir o bico. Deixaram-no de molho na masmorra, nem ligam mais p/ele.Mas aposto que antes do amigo do amigo, cai outra das excelências. Este ano vai ficar na história. Minha aposta são três.

  102. As suas nos esperam. Se prepara seu rabula nos tiramos tres PRESIDENTES. O gosto agora será maior por ser um Presidente do STF. Voçe e Gilmar vao mandar nos prender? Sua hora se aproxima, ja deve estar sentindo o bafo da PF no cangote.

  103. Não há reforma que dê jeito nesse país, mantendo essa turma do STF. E esse bando não vai sair por bem, tem que ser tirado de lá na marra, não livrando a cara de ninguém. Estão todos contaminados.

  104. Nao vamos nos calar, esta gente nao vai nos intimidar, ato de oficio, e coisa de golpe, toda a corte esta sob suspeiçao, esta calada. BASTA.

  105. Dias Tofolli não escapa da justiça e da cadeia, é questão de tempo. Duvido que Raquel Dodge de andamento a qualquer coisa que envolva qualquer ministro do STF, mas graças a Deus o próximo PGR vem aí, daí sim esse pessoal vai ver o mundo desabar sobre suas cabecas.

  106. Talvez tenhamos que esperar até o próximo ano, quando poderá ser nomeado um novo PGR para que haja evolução nesse tema. Se conseguiram pegar o Lula, uma hora chegam no STF. Voto no Dellagnol.

  107. Taí a explicação para a agressividade do tofolli nos últimos tempos e a intensa movimentação dos outros urubulinos conta a CPI Lava Toga. A quantidade de lama que jogaram sobre o país nos últimos 30 anos é terrível.

  108. que país tem corruptos criminosos na Suprema Corte? O Judiciário é podre. Não existe democracia nem justiça no Brasil, vivemos como escravos em uma semi-ditadura esculhambada onde somos roubados todos os dias.

  109. Quanto mais puxar a linha do novelo,mais encontraram novidades para evidenciar esta sujeira monstruosa que fizeram ao Brasil .

  110. O PT nunca se preocupou em fazer grandes obras pra geração de empregos e desenvolvimento do país, e sim por grandes obras, grandes propinas.

  111. O simples fato de ser advogado do pt, ja nao podia ser indicado, toda essa cambada ja sabia disso, se calou. indicaçao da PGR SOB MEDIDA, MISSAO.

  112. Só o Brasil tem Ministros da Suprema corte com esse CV. Incrivel, me criei e vivi aqui como os meus avos, pais e a minha propria familia, agora não vou permitir que o mesmo aconteça com minhas netas. Fui Brasil! Isso aqui não é para amadores.

  113. Faltou na reportagem mencionar se nas planilhas de pagamentos de propinas da Odebrecht há ou não menção ao “amigo do amigo de meu pai “.

  114. Ta ai a prova que faltava ! A mesada de $100 mil totalizando $4.5 molhoes ficou caladinho fazendo cara de paisagem. E agora com esse codinome como vai ficar o rábula do STF.

  115. Excelente matéria. Vamos ver se Folha, Estadão e a famigerada Rede Globo vão se manifestar. Duvido? Quanto ao STF vamos confiar que assim como aconteceu com a operação Mãos Limpas, a inspiradora italiana a nossa LAVA JATO chegue também a banda podre do judiciário brasileiro. E vai chegar! Vamos apoiar ininterruptamente esta incansável e sensacional operação Lava Jato!

  116. Está ficando muito difícil não cair na tentação de ser um jacobino, mas, com tantos babanōes e oportunistas, seria uma posição inglória.

  117. Tem que investigar até o fim. Eles são os julgadores deles mesmos. Só o Senado , numa ação forte e popular, poderá pedir o impeachment destes monstros que possuem pode.

  118. É inacreditável!! Gilmar, Toffoli, esses caras tem o rabo preso e ninguém consegue derrubá-los! Esse Poder Judiciário é mais asqueroso do que o Legislativo, porque é formado por indivíduos de alto nível intelectual e sócio-econômico, que prestaram concurso para atender aos interesses da nação e do cidadão; no entanto, tudo que fazem é nos roubar, gozar de mordomias absurdas com nossos impostos suados e rir da nossas caras, nos prejudicando sempre com seus atos insanos e decições estapafúrdias

    1. Os componentes do STF não prestam concursos públicos. São indicados e escolhidos pelo Executivo. Esse é o problema. Quase todos que estão lá não fizeram concurso. No dia que Ministros do STF passar ingressar por concurso a conduta será outra.

    2. “Prestaram concurso”? Que concurso o Toffoli prestou?

  119. Excelente trabalho investigativo. Pena que sobre mais uma vergonha para nosso país. Aos poucos as maçãs podres da côrte vão sendo reveladas. Mais uma evidência dessa era de regeneração e resgate dos valores há muito esquecidos.

  120. Será que agora que a Crusoé entrou em campo, a PGR vai fazer sua parte e exigindo explicações convincentes do ministro ou mandar investigar o excelentíssimo Tofolli?

  121. A esperança é que a PF e o MPF tenha levantado materiais suficiente para abrir investigação sobre o Tofoli e assim possibilitar impchament desse cara e depois à prisão.

  122. É inacreditável.- Onde vamos parar.-Parece uma teia de aranha.-Você puxa um fio, vem outro, e assim por diante...........................

  123. O ministro Dias Tofoli, chegou longe, como advogado do PT, está com certeza envolvido até o pescoço, nas sujeiras do Lula, ele e o Gilmar Mendes não tem mais como continuar na tão alta corte Brasileira

  124. Tomara que os integrantes da Lava Jato tenham bastante disposição, pois pelo jeito ainda tem bastante trabalho pela frente.

  125. A PGR tem medo do escândalo? De comprovar as suspeitas e se investigar fundo quem sabe mais alguma coisa suja aparece? O que vai ser do judiciário se o presidente do supremo ter participado? Uma vergonha astronômica ao país. Ou será que a PGR está proibida de investigar?

    1. CPI da LAVA TOGA URGENTE.. O que a PGR está esperando para dar início à investigação. Sra Raquel Dodge por favor...

    1. Senhor, olha o Brasil! Parece que foi essa a mensagem do JB no muro de lamentações. Só Deus mesmo. Quando penso no dinheiro jogado fora com a corrupção e no povo humilde sofrendo sem emprego, vítima da lama, da chuva, da violência, da fome, sem atendimento médico e abandonado sem dignidade. Fica dificil. Só com Deus para mudar esse país.

    1. A lava toga não sai, a banda PODRE do parlamento infelizmente é maioria.

  126. Diante de tudo isso, creio que pessoas de bem neste país, esperam e torcem para que o CABO e o SOLDADO cumpram o seu dever !!!

  127. Ainda que Dodge sente em cima do processo, Bolsonaro nomeará outro PGR no fim do ano e aí a coisa pode ficar bem ruim para a quadrilha do STF, última instância da Lava Jato alcançar, pois não existe crime organizado sem participação de membros do judiciário. Toffoli, fez reform em sua mansão de R$ 6 milhões com a OAS, além da misteriosa "mesada" de 100.000 dados por sua ex-mulher.

  128. O "mesadinha" está cada vez mais enrolado. Vamos ver o que o "amigo do amigo" diz. Ainda falta explicar a reforma que a OAS fez uma sua casa, segundo Léo Pinheiro. Depois a pensão para a "ex". Tem que ser um completo pacóvio para engolir que alguém paga pensão alimentícia acima do salário que ganha. E isto ainda é metade da "mesadinha" da "companheira" atual. O que sabe a "ex" para ser tão generosamente aquinhoada? E e o que faz a atual "consorte" ser tão dadivosa? Mistério! Chamem M. Poirot!

  129. Alguma surpresa??!!Lógico que não. Aliás todos, abaixo do Equador, sabemos que o fato narrado pela Crusoé não é nada perto do que não foi descoberto, AINDA. Essa é uma quadrilha das mais protegidas. STF tem dois times muito claro nas condutas mas igualmente pernicioso para a vida sã de um país. Tem o time dos bandidos, sem a menor vergonha e o time dos omissos que aceitam e acatam todos as condutas passivamente. Com certeza a omissão é a atitude mais degradante para o progresso do pais. Triste..

  130. De novo o provérbio prevalece .... ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.... No caso da CNO x TOFFi, apostamos na impunidade total e perdão eterno. Pais de políticos e empreiteiros corruptos, covardes e bandidos. Eles estão se lixando para os prejuízos da sociedade....

    1. Só um IRA ou ETA. Pra explodir esses amigos todos e limpar essa corja que se apoderam do poder pra nos roubar.

  131. a presunção de inocência é mister neste tipo de processo de investigação, mesmo que os demais envolvidos: pai e filho odebrecht sejam considerados criminosos, o ex presidente, ora preso em curitiba, é criminoso com mais de 20 anos de prisão a cumprir, a ex presidente afastada ainda não tem processos de corrupção aberto contra elanpor manobra de cunha. então só nos resta aguardar até setembro quando dodge sairá da pgr.

  132. Por que Toffoli não respondeu a estas graves questões envolvendo seu nome ? E aquela história dos 100.000,00 reais mensais que a mulher de Toffoli deposita na conta bancária dele. Também não tem resposta.

  133. “Amigo do Amigo do meu Pai”: cognome perfeito para uma trilha mafiosa instaurada no pais, onde Toffoli era um dos “capi”, alçado ao posto da “suprema corte”, apesar de completamente incompetente mesmo para ser juiz de primeira instância e o “Amigo do meu Pai” o “capo dei tutti capi” já em Curitiba. Que acompanhe o “Capo”.

    1. Acho que tem muitos mais "amigos do amigo do meu pai". O Brasil só vai pra frente quando todos os "amigos" estiverem no xadrez!

  134. É muito interessante conhecer como a Austrália, um país colonizado pela escória da sociedade britânica, em 150 anos passou a ter 4 entre as 10 melhores cidades para se viver no mundo: Sua história mostra que os facínoras que lá foram morar, sabendo que não haveria com fugir de lá, apoiaram a criação de um judiciário forte e célere que punisse severamente qualquer crime para acabar com a impunidade reinante. Lição a ser aprendida: O Judiciário é o principal alicerce de uma nação.

    1. Só que na Austrália foi a escória inglesa quem lá chegou. Aqui foram portugueses. Pequena diferença, não é mesmo ? Por isso eles são ricos e nós estamos patinando sempre...

    2. Se a escora MESTRE de uma sociedade é a PODRIDÃO ética e moral...o quê poderemos esperar, quem lidera , até um puteiro, a liderança será sempre através do exemplo.... então... o quê será de nós...

  135. Esse fato danoso e vergonhoso não vai pra frente, infelizmente. Nós, os brasileiros de bem, estamos presos sob a jurisdição de um emaranhado de pessoas que venderam a alma por ganância e pelo poder. Daí se defendem por conluio, ou medo, ou omissão. E cada vez mais gente entrando para o grupo de gente sem ética e sem moral.

  136. Marcelo Odebrecht passou uma curta temporada na cadeia. Ele e todos os seus familiares deveriam ter sido proibidos de ser sócios de qualquer pessoa jurídica. Está ajudando, sim, nas investigações. Mas, tá saindo no lucro.

    1. perfeita colocação, no Brasil a mídia parece tratar tudo isso com tanta naturalidade...

  137. Agora tem que ter paciência! Pois têm muitas altas "autoridades" envolvidas!!! Esperar a resposta explicativa a respeito!!!

  138. Mais um deboche com a cara dos brasileiros pq nao vai dar em nada. Nem denuncia havera da parte da PGR q de algum modo esta envolvida tbem. É so pra gente ficar irritado. O resto é lorota

  139. Agora entende-se tamanha batalha desse senhor contra a LAVA TOGA, isso por si só já configura um reconhecimento de culpa. Agora aparece mais esse fato tenebroso. Não tem mais condições morais de continuar no Supremo. Imaginem nós como cidadãos comuns, sendo julgados por um elemento desses. Impeachment Já!

  140. O real procedimento juridico com o ministro, só haverá andamento qdo a atual procuradora Dodge, deixar o cargo em setembro. Se o novo procurador for da LAVA-JATO, os autos correrão sem intervenção do STF. O STF exercerá o "espírito de corpo" para blindar o ministro TOFOLLI ao tempo fora o 1o da AGU. Esperamos, q este autos venha a tona para ser público.

  141. Coitado do meu país, dos meus filhos e de todos os filhos do Brasil, somos comandados por canalhas e parasitas, a ganância impera no principal gabinete da justiça do nosso país, justiça que nós não temos, justiça que só vale para os poderosos que podem pagar, tristeza meu Brasil!

  142. o AGU do Collor fez chover pra impedir o impeachment do distinto ,seu nome é Gilmar Mendes ...por que Toffoli não faria?

    1. O Gilmar Mendes foi o AGU do Fernando Henrique Cardoso. Na época do Collor não havia AGU.

  143. Só espero que essa matéria não tenha o mesmo destino na PGR daquela anterior, envolvendo a mesada que a esposa de Toffoli fornece a ele mensalmente. Será que depois dessas revelações a CPI LavaToga ainda será "bloqueada" pelos senadores "pé na cadeia"? que votaram pelo arquivamento? NOJO e VERGONHA desse stf (sindicato dos traidores e farsantes). Quando essa súcia de juizecos comparsas de bandidos serão investigados e presos?

  144. É vergonhoso termos no STF um sujeito com histórias tão obscuras e pior presidente da instituição. É preciso passar a limpo algumas figuras de toga no poder judiciário.

  145. Aquela delação do Leo Pinheiro, que Janot picotou, aparecia uma reforma na casa dele. Crusoé poderia resgatar essa história.

    1. Essa é a pesquisa que o Datafake precisa fazer, não, espera, 99% diriam que confiam cegamente kkklkkk.

  146. A PGR esta com essas informações ha meses e não fez nada. Nada fará tbem pq lhe falta coragem ou esta envolvida nessa teia de coisas mal explicadas. A continuar no ar esse assunto daqui a pouco um desses 11 vestais vira a boca do palco esbaforido e com as vestes rasgadas, praguejar q se está atacando/ofendendo o $TF, qdo se trata apenas de 3 ou 4 membros q envergonham a naçao ao exercerem seus cargos sem a devida lisura

  147. Esperar o que desse cara que nunca conseguiu passar em um concurso de juiz e que foi "togado" por um chefe de organização criminosa ?

  148. Diante das citações, por se tratar de um Ministro e presidente atual da suprema corte do país, Dias Toffoli deveria se afastar das funções, para que a justiça investigue e o absolva ou o condene. Assim procedem os homens decentes.

    1. Exatamente Wilson, assim agiriam homens decentes e que tivessem vergonha na cara...todavia,,,,,

  149. Diante da notícia só resta ao Amigo a renuncia ao cargo de Ministro do STF. A desmoralização da Justiça a cada dia fica mais evidente.

  150. Fiquem tranquilos..não há nada que a panacéia de todos os males chamada reforma da previdencia não resolva.. acorda BRASIL!!!

    1. Li com atenção SIM..votei em Bolsonaro pelo combate à corrupção e este faz churrasco com Toffoli e Rodrigo Maia..mas o importante é a previdência..

    2. Leia com atenção: o amigo do meu pai(Lula), o amigo do amigo do meu pai(Tofol$) desenhado.

  151. PGR = Raquel Dodge ??? Esqueçam, tudo farinha do mesmo saco. O que precisa ser feito urgente é chamar o Cabo e o Soldado e fechar o STF. O STF está atrasando o Brasil, se cumprissem com suas obrigações, 70% do Congresso não estaria lá atrapalhando a retomada do País.

    1. Melancólica a situação de nosso país. O pior é que tudo será empurrado para debaixo do tapete. Só nos resta uma saída e todos sabem qual é. Tá provado que depois do fim dos generais, só prosperou a corrupção, a política nojenta e a falsa democracia. Nada se fez neste país além de roubar. O PT acabou com o sonho de todos os brasileiros, jogando toda a capacidade de crescimento do país para sustentar o comunismo. Me dá nojo essa corja de parasitas infiltradas em todas instituições.

  152. Sobre a Belo Monte: O relator que a aprovou no CADE/MJ era advogado da empreiteira e filho de Deputado Federal importante do PT, que também era ligado a Pallocci e José Dirceu.

  153. A PGR tem que apurar tudo isto. Afinal, trata-se de uma autoridade que preside a mais alta corte do país. Estamos na temporada de combate à corrupção. PGR, o povo brasileiro espera uma atitude dessa Procuradoria.

  154. Incrível como a cada avanço do MPF fica claro que o que se faz em Brasília FICAVA em Brasília! Não é por menos que os ministros (com M minúsculo mesmo) tentem desconstruir a reputação dos membros do MPF.

  155. O que se pode fazer contra um Ministro do STF! Nada! O céu é para poucos e não existem leis para tocar em ninguém do STF, imaginem, tocar no “Amigo do amigo do meu pai”

  156. Parece piada; isso é um cognome ,??? não estará havendo um equivoco ? Parece mais com o nome de uma Facção Criminosa "AMIGO DOS AMIGOS' e, pelo visto AMIGO DO AMIGO DE MEU PAI" deve ser Ancestrais da Primeira. Pra um Ministro Presidente do Supremo aceitar um cognome desses só pode ser piada de mal gosto !!!!..

    1. Dudu. Será que ficaremos na saudade de um Cabo e um Soldado?

  157. E, que tal ele explicar os depósitos feitos na conta bancária do moço? Já denunciado pela própria Crusoé. Que tal ele explicar a reforma na casa feita pela OAS, segundo delegação do Leo Pinheiro? Em vez de ameaçar os cidadões que criticam, com toda razão, não o STF, mas o comportamento nada republicano de alguns dos seus membro.

  158. Nada vai acontecer. Os cientistas tiraram a foto de um buraco negro esta semana, mas parece que temos um buraco negro em Brasília, onde tudo desaparece misteriosamente.

  159. O “cara”foi adv da orcrim, nomeado para Agu pelo presidiário chefe da orcrim,depois nomeado para o Stf pela estafeta da orcrim.Essa é a criminocracia brasileira.

  160. Meu Deus o STF não para de passar vergonha e a culpa são unica e exclusivamente dos seus membros! da Nojo as altas cortes do país!

  161. Marcha soldado, cumpra seu papel, Vamos pegar o jipe e demolir aquele bordéu! O STF pegou fogo, a Odebrecht deu sinal Acuda, acuda , acuda a dignidade nacional!

  162. Que essas investigações não só impulsionem novas descobertas na Lava Jato, mas que ressucitem a Lava Toga. Afinal, o Poder Judiciário não pode também necessita ser fiscalizado. #QueremosLavaTogaJá!

  163. Não dá mais para segurar. Ou o presidente do Senado toma uma posição que dignifique a casa ou ele vai SANGRAR até o final do seu curto mandato . A sua postura de COVARDE não vai se sustentar !

  164. Quando algo chega no STF, ouvem-se vozes “o STF é o pilar da democracia”...vcs estão de brincadeira, enquanto houver intocáveis na república, há democracia será um embuste para manter a casta de privilegiados...Até quando o Exército vai permitir isso.

  165. Como salvar um país como esse? Uma podridão só, difícil é saber quem não está “devendo”. Isso é apenas a confirmação do que todo mundo já sabia, afinal de contas não é nada normal as Decisões oriundas daquela “suprema” Corte. Lamentável, triste, desesperador, desanimador, ... enfim, esse é o Brasil.

  166. Bom e bem fundamentado trabalho. Parabéns. O pior é que agora ficamos a mercê desses julgadores arrumados, colocados por influência política, sem escrúpulo. Que mundo é esse meu Deus?!

Mais notícias
TOPO