Marlene Bergamo/Folhapress

Testemunha de Vaccarezza, Lula diz que Bolsonaro ‘deve ter inveja’ de seu governo

05.07.20 12:20

“O presidente Bolsonaro deve estar com inveja de como é que funcionava no meu mandato”, afirmou o ex-presidente Lula, em depoimento prestado à Justiça Federal do Paraná. O petista foi arrolado como testemunha de defesa de Cândido Vaccarezza, ex-líder do governo na Câmara na era petista, em uma ação da Lava Jato.

Vaccarezza é acusado de usar a influência de seu cargo para intermediar contratos de 74 milhões de dólares na Petrobras, em troca de supostas propinas de 2 milhões de reais. Nesse mesmo processo, ele já arrolou também a ex-presidente Dilma Roussef, que ao prestar depoimento se desentendeu com o advogado do ex-deputado.

O depoimento de Lula foi marcado pela ausência de perguntas sobre as propinas a Vaccarezza e pela participação exclusiva da defesa de seu ex-líder — o MPF e o juiz Luiz Antonio Bonat não fizeram perguntas.

Lula ainda rasgou elogios a Vaccarezza. “Olha, a informação que eu tenho é de que ele foi um líder competente. Aliás, eu tenho orgulho de todos os líderes que eu tive”.

O petista aproveitou para rivalizar com Bolsonaro. “Eu não sei se você percebeu que o Bolsonaro, por inexperiência de presidente, ele tinha muita experiência como deputado, ele dizia que não ia conversar com ninguém, que não ia conversar com ninguém, que não queria deputado, que não queria político, não queria”.

“Quando agora semana passada ele foi obrigado, humildemente, a saber que ele foi eleito apenas presidente, ele não foi eleito quinhentos e treze deputados, então se ele quiser aprovar alguma coisa, humildemente ele tem que respeitar uma instituição chamada Congresso Nacional, ir lá e mostrar que tem interesse, quem faz isso é o líder, sabe, do governo dentro do Congresso”, emendou.

Mais notícias
Assine agora
TOPO