Terceiro paciente infectado por coronavírus esteve em 4 países da Europa
O terceiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil trata-se de um homem de 46 anos que retornou da Europa no sábado, 29 de fevereiro. Colombiano, ele mora em São Paulo e está em isolamento domiciliar. De acordo com o Ministério da Saúde, o homem embarcou em 9 de fevereiro para a Espanha. No dia...
O terceiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil trata-se de um homem de 46 anos que retornou da Europa no sábado, 29 de fevereiro. Colombiano, ele mora em São Paulo e está em isolamento domiciliar.
De acordo com o Ministério da Saúde, o homem embarcou em 9 de fevereiro para a Espanha. No dia 16, saiu do território espanhol com destino à Itália. Seis dias depois, viajou para a Áustria. De lá, seguiu para a Alemanha, em 28 de fevereiro e, então, retornou ao Brasil.
“É difícil pautar por países, por conta dessa mobilidade que as pessoas fazem”, observou o ministro Luiz Henrique Mandetta (foto), ao falar sobre as nações monitoradas pela pasta por apresentarem transmissão local do vírus. Hoje, 31 países integram a relação, cujo histórico recente de viagens por pacientes deve ser observado pela rede de saúde para definir casos de suspeita de infecção.
O colombiano, que trabalha como administrador de empresas, foi atendido no hospital Albert Einstein. Ele apresentava os sintomas da doença, como tosse, dor de garganta, dor de cabeça e coriza.
O Ministério da Saúde ainda monitora o peculiar caso possível de uma menina de 13 anos. Residente de São Paulo, ela visitou Lisboa, Milão e Dolomitas, ao norte da Itália. Por uma lesão no joelho, chegou a ficar internada em uma clínica no exterior.
Ela retornou ao Brasil no domingo, 1, e, mesmo assintomática, fez exames em uma clínica privada na segunda-feira, 2. Com o teste positivo para coronavírus, a amostra foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz para a contraprova. A menina também está em isolamento domiciliar e a família em observação.
A pasta monitora 531 casos suspeitos de coronavírus no Brasil — na terça-feira, 3, eram 488. Além disso, foram descartados 315 quadros. Não há mudança no cenário nacional, ou seja, não há elementos que indiquem a circulação do coronavírus no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Roberto
2020-03-05 07:44:11Sugestao para lidar com os políticos safados - mandar para prisões chinesas, onde o vírus corona é que chefia as visitas íntimas !
IAS
2020-03-04 22:49:53Fique mais tempo aí na Europa mesmo, luladrão! Visite tudo que puder por aí.
ÉLIDE
2020-03-04 22:29:59Uma curiodidade:- só quem mora em São Paulo vai pra Europa e adoece? Por coincidência os 3 infectados foram atendidos no Einstein. Só essa menina foi atendida na Beneficência Portuguesa , um caso positivo sem sintomas. Será que o Einstein é mais atento? Ou será que em.outros centros de saúde não estão fazendo a prova?
Francisco
2020-03-04 19:18:10Os brasileiros deveriam se assustar com o Sarampo , Zika, Dengue e o H1N1, estes sim letais a maioria das pessoas.