Relatórios mostram pedido da J&F a Temer para convencer Dilma a comprar biodiesel nacional
Relatórios confidenciais de auditoria da J&F, controladora da JBS, revelados na edição desta semana por Crusoé, mostram que, em 2013, o então vice-presidente Michel Temer, a pedido de executivos da holding, teria se comprometido a convencer a presidente Dilma Rousseff a mudar de ideia sobre uma questão bilionária envolvendo o mercado de combustíveis. Segundo os relatórios...
Relatórios confidenciais de auditoria da J&F, controladora da JBS, revelados na edição desta semana por Crusoé, mostram que, em 2013, o então vice-presidente Michel Temer, a pedido de executivos da holding, teria se comprometido a convencer a presidente Dilma Rousseff a mudar de ideia sobre uma questão bilionária envolvendo o mercado de combustíveis.
Segundo os relatórios da equipe de auditores contratados pela J&F, em 10 de julho de 2013, o diretor comercial da Fábrica de Biodiesel da JBS, Alexandre Pereira da Silva, enviou o seguinte e-mail a Nelson Dalcanale, hoje presidente de Novos Negócios do grupo. “Falei para o Michel Temer o que você mandou, que a Dilma está comprando diesel importado mais caro que biodiesel nacional por estar mal informada. Ele me disse que vai tratar do assunto” (veja abaixo).
O e-mail foi imediatamente encaminhado por Dalcanale a Joesley Batista: "Joesley, se tiver oportunidade, ajude por favor”. As fábricas de diesel da JBS foram objeto de investimento de centenas de milhões de reais. Daí, a importância para a JBS da atuação de Temer no sentido de alertar Dilma sobre a compra de "diesel importado mais caro que biodiesel nacional". Os documentos da auditoria da J&F, no entanto, não fazem menção ao desfecho do episódio.
Joesley e Temer protagonizaram as cenas mais conhecidas da delação da JBS. Em maio de 2017, o executivo foi ao Palácio do Jaburu e conversou com o ex-presidente sobre supostos pagamentos para manter em silêncio o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O encontro foi gravado pelo delator, assim como foi filmada pela PF a entrega de uma mala de dinheiro ao então assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures.
Da acusação da suposta compra do silêncio de Eduardo Cunha, Michel Temer foi absolvido. O ex-presidente, no entanto, até hoje responde a uma ação penal em razão do caso envolvendo a mala de dinheiro de Rocha Loures.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2020-12-14 11:30:00Essa turma do frigorífico estão metidos em todos os setores do governo. Não tem como se livrar desses irmãos.
Edmundo
2020-12-13 20:29:51SÓ ROLO COM ESTES POLITICOS. TODOS PERDERAM O ESCRÚPULOS!
José Leonardo
2020-12-13 13:30:08É unamidade que os Irmãos Batista se enquadram entre os os pilantras mor do país! Penso, entretanto, que no caso em tela seu preito foi justo e o vice presidente terá agido contra a nação se não alertou a presidente cujas trapalhadas são de domínio público!
Volf MS
2020-12-13 09:47:28Esse pessoal da JeF também não tem limites, em um dia pedem para o Temer dar uma força na compra de biodiesel nacional, e no outro grava o mordomo de vampiro, no...tem de manter isso aí, não que o Temer seja idôneo, longe disso, mas olha só o naipe do grande empresariado brasileiro, os grandes defensores do livre comercio e da iniciativa privada com dinheiro público.
Gilberto
2020-12-12 23:20:04Nosso Brasil esta fadado a ser o eterno pais da impunidade e capital mundial da corrupcao se depender do STF, PGR, STJ, OAB, CNMJ, AGU, ABIN e politicos. Quando a populacao voltar a se manifestar nas ruas vai ser muito intenso, pois muita coisa de errado aconteceu enquanto a populacao esta preocupada com o virus da Covid-19 e de sobreviver a esse periodo de medo e desepero de perder renda, emprego e etc. A populacao esta pelas ultimas com vcs todos e vamos voltar para as ruas com tudo Brasil!
MARCOS
2020-12-12 19:59:55Se os auto nomeados “garantistas de advogados de bandidos de colarinho branco” da PGR, STJ e STF quiserem nenhum processo chega ao fim neste país
MARCIO
2020-12-12 19:49:47E ainda tem muito gado que defende.
Sebastião
2020-12-12 19:31:02Bandidos, sem qualquer distinção, devem está preso. Como justificar que um miserável esteja preso por pouco caso, se os maiores bandidos, na maior parte políticos, são sustentados com o dinheiro de nossos impostos? Me dá nojo dessa classe.
Odete6
2020-12-12 17:37:36É uma BANDIDALHA geral e infinda!!!! Que coisa impressionante uma NAÇÃO INTEIRA NAS PATAS DESSA GENTALHA!!!! Que coisa repugnante!!!! A foto do "drácula" ficou perfeitamente interpretativa!!!!
Maria
2020-12-12 17:14:53Com certeza será absolvido também. Nossa justiça é imunda.