Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress

TCU recomenda ao governo exigência de vacinação para a entrada no Brasil

01.12.21 19:30

Após a identificação dos primeiros casos da variante Ômicron no país, o Tribunal de Contas da União decidiu nesta quarta-feira, 1º, recomendar que o governo federal passe a exigir o comprovante de vacinação contra o novo coronavírus para a entrada de viajantes no Brasil.

O acórdão chancelado pela corte estabelece que, caso a gestão Jair Bolsonaro resolva não seguir a orientação, os órgãos competentes deverão apresentar as razões da decisão, com base em estudos e experiências internacionais.

O acórdão do TCU será remetido à Casa Civil e aos ministérios da Saúde, da Infraestrutura e da Justiça e Segurança Pública.

Em princípio, o relator do processo, Vital do Rêgo, queria expedir uma determinação. Ministros, no entanto, discordaram por entenderem que a iniciativa invadiria a competência do Executivo. Entraram em acordo, portanto, pela recomendação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Justificativa da presidência vai ser: Segundo todos estudos feitos pelo grande cientista Boitanaro e pelo gado do cercadinho, vacina não serve para nada.

  2. um besteirol inpútil e politiqueiro apenas isto .. os vacinados adquirem e podem ytransm,itir o vírus .. mais eficaz seria o comprovante negativio de pirtar o vpírus a se eternizar .. querem resolver? simples chamem o CaGAlheiros . o Aziz e a Greta da Selva com TPM crônica para mais uma CPCirco aliás já requerida pelo imbatível Blastocerus campestris a imperar no cerrado.

  3. O que um Tribunal de Contas entende de pandemia para fazer recomendação - queria determinação - sanitária? Ninguém reconhece mais o seu lugar (competência legal) nessa zorra institucional em que o país está atolado.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO