Tarcísio apresenta proposta de privatização da Sabesp
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freias (foto), deve apresentar no final da tarde desta terça-feira (17) o projeto de Lei que autoriza a privatização da Sabesp, principal estatal do estado e a maior empresa de saneamento básico do mundo por população coberta. A proposta, uma das centrais no plano de governo do ex-ministro...
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freias (foto), deve apresentar no final da tarde desta terça-feira (17) o projeto de Lei que autoriza a privatização da Sabesp, principal estatal do estado e a maior empresa de saneamento básico do mundo por população coberta. A proposta, uma das centrais no plano de governo do ex-ministro de Jair Bolsonaro, já foi apresentada a deputados estaduais da base aliada.
O texto agora deve ser encaminhado, em regime de urgência, para a Alesp. Na casa, há pouca resistência aos planos de Tarcísio: o Republicanos, partido do governador, controla uma boa base na Casa; o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, tem a presidência da Alesp com André do Prado. E o apoio a privatizações no estado é maior que a média nacional, já indicou o Datafolha.
No entanto, alguns percalços no caminho indicam que a oposição deve tentar travar publicamente a venda: há duas semanas, uma greve dos trens e metrô estatal paralisou a capital paulista, contando com o apoio da Sabesp, que também cruzou os braços. A manifestação era, justamente, contra o plano de privatização da empresa, do Metrô e da CPTM, que juntos controlam a maior fatia do transporte sobre trilhos na maior cidade do país.
Tarcísio defende, desde o início do seu mandato, a diluição de ações como o modelo “aderente e adequado” para a Sabesp. Hoje, o governo é acionista de 50,3% das ações negociadas no Brasil e nos EUA, o que ainda garante uma ligeira maioria da empresa.
A proposta de diluição foi adotada com sucesso pela Eletrobras, mas ocorreu em um setor já amadurecido: diretores com experiência, reguladores acostumados ao tema e arcabouço consolidado e amadurecido — tudo o que sobra ao setor elétrico ainda é novo para empresas de água e esgoto.
Leia na CRUSOÉ: Sabesp, a joia no cofre de Tarcísio
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-10-17 18:51:44Apoio o governador Tarcísio de Freitas. Estatais são cabide de empregos, geram muitas oportunidades de corrupção e estas são as razões de Lula e seu PT serem contra as privatizações.
Eduardo
2023-10-17 17:50:26Que seja aprovado o mais rápido possível