Tanto Trump quanto Haley vencerão em Nevada
A política americana, tão distinta e pouco intuitiva a democracias como a brasileira, reserva um episódio novamente curioso nesta semana, A disputa do nome do partido Republicano entre os eleitores do estado de Nevada será dividida em duas eleições de formatos e momentos diferentes, onde cada um dos candidatos, Nikki Haley e Donald Trump (foto),...
A política americana, tão distinta e pouco intuitiva a democracias como a brasileira, reserva um episódio novamente curioso nesta semana, A disputa do nome do partido Republicano entre os eleitores do estado de Nevada será dividida em duas eleições de formatos e momentos diferentes, onde cada um dos candidatos, Nikki Haley e Donald Trump (foto), não se enfrentarão diretamente.
Com isso, é possível já afirmar que tanto Trump como Haley vencerão as primárias no estado em que está a cidade de Las Vegas. A explicação passa pela política estadual, e pela política do próprio partido Republicano.
Pela legislação estadual, tanto democratas quanto republicanos vão às urnas nesta terça-feira, 6, pelas suas primárias. Enquanto Joe Biden deve levar facilmente o estado contra a sua única concorrente, Marianne Williamson, Nikki Haley, a ex-governadora da Carolina do Sul, é a única concorrente na cédula destinada a eleitores registrados como republicanos. Ela, portanto, deve levar a disputa.
Na quinta-feira, 8, no entanto, o partido Republicano irá realizar um caucus, o curioso sistema de voto por meio de reunião política. Foi como o que aconteceu em Iowa, na primeira primária republicana.
Neste formato, os eleitores se reúnem fisicamente em um local para se manifestar — mas todos fazem isso publicamente, longe do sigilo de uma cabine. Após uma primeira rodada, o candidato menos votado é retirado da disputa, e seus eleitores passam a ser cortejados pela base de apoio dos mais votados. O sistema se repete até que um deles consiga a maioria, levando o voto do delegado do condado, em uma eleição considerada direta pelos seus apoiadores.
Nesta votação de quinta, Trump deve concorrer sozinho e usar a vitória unânime para tentar mostrar força de reunião de seus apoiadores.
No caso, os delegados do partido Republicano darão seus votos ao vencedor do caucus, e isso deve beneficiar Trump, que já vinha de duas vitórias nos estados em que já houve disputa. Nikki Haley - dependente de um milagre digno de Davi contra Golias - vai usar da vitória simbólica nas primárias para motivar e ampliar sua base, focando justamente nas primárias da Carolina do Sul, seu estado natal, no final do mês.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2024-02-07 13:41:03Quando será que essa praga planetariamente nefasta, o trampo-agente-laranja, sairá de circulação???!.... Lá como cá, é preciso que os normais e decentes se sobreponham urgentemente aos gados fanáticos doentios - nas urnas, claro - e parem de eleger marginais. É obviamente um perigo incomensurável a Terra ficar à mercê da interação entre esse marginal demente e os demais celerados de todas as vertentes!!!!