Nelson Jr./STF

Supremo mantém pagamento de jetons acima do teto constitucional

21.02.20 12:33

O Supremo Tribunal Federal deu aval para que servidores públicos acumulem os salários com o pagamento de jetons, ainda que o valor ultrapasse o teto constitucional. A corte julgou improcedente uma ação direta de inconstitucionalidade que questionava os benefícios. Só os ministros Edson Fachin e Ricardo Lewandowski consideraram os jetons inconstitucionais. O julgamento no plenário virtual havia começado na última sexta-feira e acabou ontem.

Como Crusoé mostrou, essa ação direta de inconstitucionalidade havia sido ajuizada em 1996 pelo PT e pelo PDT. A inicial é assinada pelo atual presidente da corte, ministro Dias Toffoli, à época advogado do Partido dos Trabalhadores. Desde os anos 1990, a legislação permite que funcionários públicos recebam jetons pela participação em conselhos, em valores muitas vezes acima do teto constitucional.

O PT questionou na Justiça o pagamento de jetons e, sete anos depois, ao chegar ao poder, manteve o expediente, pagando remunerações extras a ministros e altos funcionários do governo. A remuneração adicional é paga para que os conselheiros participem de reuniões nas estatais – muitas vezes, os agraciados faturam mais de 20 mil reais por mês para comparecer a um único encontro.

Na ação de 1996, assinada por Dias Toffoli e por advogados do PDT, é apontada a inconstitucionalidade de artigos da Lei 9.292/96, que garantiu a remuneração extraordinária. Os autores da adin apontam que “a designação de servidor público para o exercício de funções de membro de conselhos de administração e fiscal caracteriza-se como a investidura em função pública”. O PT e o PDT alegaram à época que o pagamento de jetons “caracteriza a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Do dentro do script: plenário virtual, teto virtual, justiça virtual, ética virtual, moral virtual... só a safadeza é real, supremamente real. Todos sabemos que o "

  2. 🇧🇷 Temos de deixar de ser gado e acabar com essa farra. 🇧🇷 Manifestação só na frente do congresso Nacional com pé na porta. 🇧🇷 Nessa república não passamos de escravos na grande fazenda chamada Brasil 🇧🇷.

  3. Então o teto não é teto é infinito, enquanto a vaca leiteira puder ser alugada o servidor público não parasita pode ganhar qto quiser. Este Brasil tem jeito??

  4. esperar que eles cortem na própria carne é ingenuidade, não só eles como a maioria da parentada deles é funcionário público

Mais notícias
Assine agora
TOPO