STJ desmarca julgamento que pode implodir investigação sobre Flávio
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça adiou, por tempo indeterminado, o julgamento de dois recursos que podem levar a investigação sobre o senador Flávio Bolsonaro à estaca zero. Na semana passada, por quatro votos a um, os ministros anularam a quebra dos sigilos fiscal e bancário do parlamentar e de outros 94 alvos...
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça adiou, por tempo indeterminado, o julgamento de dois recursos que podem levar a investigação sobre o senador Flávio Bolsonaro à estaca zero. Na semana passada, por quatro votos a um, os ministros anularam a quebra dos sigilos fiscal e bancário do parlamentar e de outros 94 alvos de um inquérito sobre um esquema de rachid na Assembleia Legislativa do Rio.
Um dos recursos que seriam julgados nesta terça-feira, 2, foi movido pela defesa de Flávio e pede a anulação de todas as decisões do juiz Flavio Itabaiana, que não apenas autorizou a quebra de sigilo, como também determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra os investigados e mandou prender Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador denunciado como seu suposto operador dos desvios de salários de servidores. O outro apelo pendente de julgamento, e também suspenso, é de autoria dos advogados de Queiroz e busca derrubar o compartilhamento dos relatórios do Coaf que deram origem à investigação.
Na semana passada, a Quinta Turma acolheu, por maioria, um dos recursos da defesa. Somente o relator, Félix Fischer, se manifestou pela rejeição. A divergência foi aberta pelo ministro João Otávio de Noronha, o qual afirmou que a decisão do juiz Flavio Itabaiana que autorizou a quebra de sigilo de Flávio carecia de fundamentação e, por isso, deveria ser anulada. Seguiram o mesmo entendimento Joel Paciornik, Reynaldo Soares e Ribeiro Dantas.
Voto que conduziu à vitória da defesa de Flávio Bolsonaro, Noronha sinalizou, na semana passada, que acolheria ainda o recurso para anular o relatório do Coaf que embasou o inquérito e criticou o suposto cerceamento da defesa de Flávio. Fischer rejeitou todos estes pedidos. Nesta semana, seriam conhecidos os votos de Paciornik, Reynaldo Soares e Ribeiro Dantas a respeito, também, destes apelos. Se acompanharem Noronha, os ministros, na prática, anularão todas as provas da investigação, levando-a, mais uma vez, ao seu ponto de partida.
Como mostrou Crusoé em sua 148ª edição, especialistas em combate a crimes do colarinho branco dizem que as diligências anuladas pelo STJ podem ser refeitas, mas não evitariam um grave prejuízo às investigações. Entre os riscos, está o de prescrição da pena, já que a contagem só é interrompida após o recebimento da denúncia pela Justiça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cleusa
2021-03-02 14:46:37Neste país a lei não é aplicada e a punição inexistente para os que pagam advogados milionários.
maria s.q.escoda
2021-03-02 12:10:08Fritos com Bolsolula porque defendem a ORCRIM milicianos e ladra do erário público. Só Moro, Tasso, Doris,Alessandro Vieira, Álvaro Dias, Mandeta & Cia Limitada tem Ficha Limpa. Ou não?
Regina
2021-03-01 21:35:44A história se repete! A impunidade está à todo vapor!
MARCOS
2021-03-01 20:04:39Vai ser ministro do STF.
ROMEU
2021-03-01 19:47:41Pois é... Quando não se pode esconder totalmente as chicanas apela-se para os adiamentos, na tentativa de esvaziar o assunto ou "empurrar com a barriga", até conseguir a prescrição. Haja malabarismo! Alguém ainda tem dúvidas de tudo isso precisa ser mudado com urgência?
Caio
2021-03-01 18:52:56Nao precisa mais julgar, ja conseguiram o que pretendiam.
Gerd
2021-03-01 18:09:40Só gostaria de saber aonde está a HONESTIDADE do Bolsonaro, o pior presidente do Brasil, omisso nos atos nada republicanos dos seus apaniguados, que são corruptos até o cerne, o blinda o corrupto e oportunista do seu filhinho.
PAULO
2021-03-01 18:02:12No Brasil, criminoso de colarinho branco está blindado. Flávio Bolsonaro ñ consegue provar a inocência. Bolsonaro não consegue explicar os cheques que foram depositados na conta da mulher. Lula não consegue provar a inocência. Com isso o MECANISMO age. Coloca as suas engrenagens, movimentadas com o óleo da corrupção em ação. Ignora provas, rasga a CF, mas protege as suas peças. A Lava Jato ousou enfrentar o MECANISMO. Agora sofre com a sua ira. Somente os brasileiros podem destruir o MECANISMO.
Márcia
2021-03-01 17:49:50Bolsonaro está frito, de um lado o Aras de outro ,os juízes, e só uma vaga no STF. kkkkk
Odete6
2021-03-01 17:47:28Ahhhhhhh...... esse joão mané pilantra é aquele cujas crias trabalham na mesma área em conluio com ele com tráfico de influências das pesadas, o mesmo que liberou o "comparsa do rachid" da cana para a dolce vita no lar, o mesmo que sonha em ser corvo no stfinho? Era o mínimo de se esperar da mais recente bandidagem de sua autoria, não é mesmo?! 🤮🤮🤮🤮🤮🤮... 👀👀👀👀👀👀 O BRASIL não esquece e está de olho!!!! 👁👁👁👁👁👁👁👁