Análise de recurso pode anular mais sentenças da Lava Jato
O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar na quarta-feira, 25, um recurso de um ex-gerente da Petrobras que usa os mesmos argumentos que levaram à anulação da condenação do ex-presidente da estatal Aldemir Bendine. O julgamento foi marcado nesta terça-feira, 23, pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli (foto). O resultado do julgamento pode levar a...
O plenário do Supremo Tribunal Federal deve julgar na quarta-feira, 25, um recurso de um ex-gerente da Petrobras que usa os mesmos argumentos que levaram à anulação da condenação do ex-presidente da estatal Aldemir Bendine. O julgamento foi marcado nesta terça-feira, 23, pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli (foto). O resultado do julgamento pode levar a mais anulações de condenações da Lava Jato e beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A condenação de Bendine foi anulada por 3 votos a 1 pela Segunda Turma do STF, no fim de agosto. A turma aceitou o argumento de que o ex-presidente da Petrobras teve o direito à ampla defesa prejudicado porque apresentou suas alegações finais com a de outros réus que haviam feito acordo de delação.
Os ministros que votaram pela anulação concordaram que as alegações de Bendine deveriam ter sido apresentadas por último. Foi a primeira vez que o Supremo anulou uma sentença na Lava Jato do ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça.
O recurso é do ex-gerente de Empreendimentos da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira, condenado na Lava Jato a 10 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O habeas corpus de Ferreira foi apresentado em dezembro ao STF.
Depois do julgamento que anulou a condenação de Bendine, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná declarou “imensa preocupação” com o precedente aberto pelo Supremo, que poderia anular "praticamente todas as condenações, com a consequente prescrição de vários crimes e libertação de réus presos".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Julieta
2019-09-24 17:14:50O povo brasileiro irá às ruas, não permitiremos o fim da Lava Jato! Olhem para Hong Kong, pacificamente, com paciência e persistência conseguiremos acabar com estes corruptos.
JAT
2019-09-24 13:56:42S.T FEDERAL tenho 75anos. NUNCA vi nada igual. NÃO sou de baixar o NÍVEL. MAS, tá muito feio o q está acontecendo. Não ACHAM que já passou dos limites. O POVO S T FEDERAL E JUÍZES DE 2 INSTÂNCIA. CHEGAMOS NO FUNDO DO POÇO. ACORDEM O. ACÓRDÃO NA CARA LIMPA O POVO NAO ACEITA. A TECNOLOGIA VEIO PARA FICAR . HOJE NAS FAZENDAS, EM LUGAR VOCÊS ESTÃO SENDO AVALIADOS. O BICHO PEGOU. NAO TEM RETORNO.
JAT
2019-09-24 13:48:16JUDICIÁRIO brasileiro. Olhem o q está se repetindo no Nordeste, Rio Amazonas ETC. ESSE É UM movimento crescente . EU neste final de semana com parentes e amigos estávamos conversando sobre a segurança no BRASIL. TODOS acham que osBRASILEIRO não é de briga (covardes) . EU discordei e continuo com o mesmo pensamento. PENSO:: O BRASIL É UMA BOMBA ATÔMICA cujo pavio tem km -comprimento. AI O :: JUDICIÁRIO. Congresso e EXECUTIVO vão se arrepender, TARDE. A VACA ESTARÁ ATOLADA.
Oscar
2019-09-24 12:40:18Coloquem em pauta o julgamento dos parlamentares corruptos q alguns ministros dessa casa sentaram em cima para não analisarem.
Francisco
2019-09-24 09:55:27REALMENTE PARA OS AMIGOS DO REI CHEFE DA QUADRILHA O STF CORRE RAPIDO. QUERO SABER DOS PROCESSOS QUE ESTAO HA 10 ANOS PARA SEREM JULGADOS POIS ESTAO NA FILA. PORQUE ESSES PROCESSADOS NAO ENTRAM NA FILA?
José
2019-09-24 08:52:58São as viúvas da situação horrorosa em que o Brasil se encontrava. Para eles quanto pior melhor pois as propinas fluiam rápida e constantemente. Agora, tudo está mais difícil. Então fazem força para voltar ao esquema. FDP.
Mara
2019-09-24 08:37:24Como o STF é rápido qdo o assunto é para libertar corruptos. A sociedade se sentiria confortável e o país mais seguro sem o STF q gera uma insegurança jurídica imensa.
Sérgio
2019-09-24 08:30:0890% da população brasileira queria o STF fechado, seria na realidade um sonho ter um Brasil sem o STF.
Maria
2019-09-24 08:01:25Interessante como essas "análises"que deságuam em anulações de sentenças de criminosos sentenciados nas leis , são rapidamente atendidas ,em que pese o "volume" de processos , o ritmo desumano de trabalho imposto ao sagrado tribunal.
Odete6
2019-09-24 07:48:14PELO JEITO, E PRA VARIAR, HOJE É DIA DE CHICANA DA GROSSA NA "S"UPREMA "T"ENEBROSA "F"ARSA: ATENTADO CONTRA A LAVAJATO COM UMA "CAIAÇÃO" COMO TENTATIVA DE DISFARCE. MAS NÃO SOMOS MAJORITARIAMENTE CEGOS, NÃO É MESMO???!!!!