Juiz deve decidir nesta semana se aceita denúncia contra Greenwald e hackers
O juiz Ricardo Leite, substituto na 10ª Vara Federal em Brasília, está analisando a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra Glenn Greenwald e seis hackers envolvidos no roubo de mensagem do aplicativo Telegram de centenas de autoridades, entre elas o ministro Sergio Moro e investigadores da Lava Jato. Crusoé apurou que a decisão do...
O juiz Ricardo Leite, substituto na 10ª Vara Federal em Brasília, está analisando a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra Glenn Greenwald e seis hackers envolvidos no roubo de mensagem do aplicativo Telegram de centenas de autoridades, entre elas o ministro Sergio Moro e investigadores da Lava Jato. Crusoé apurou que a decisão do juiz -- se aceita a denúncia e abre ação penal contra os acusados -- deve sair até o fim desta semana.
Além de Greenwald, foram denunciados os hackers Walter Delgatti, o Vermelho, apontado como líder do grupo, Thiago Eliezer Martins, o Chiclete, Gustavo Santos, Danilo Marques, Suélen Oliveira e Luiz Molição. O magistrado tem dito a interlocutores que ainda não formou uma opinião sobre a participação do jornalista nos ataques, mas que decidirá sem se importar com possíveis críticas.
O procurador Wellington Divino Marques de Oliveira acusou Greenwald pelos crimes de associação criminosa e interceptação ilegal de comunicação. No entendimento do procurador, o editor do site The Intercept “auxiliou, incentivou e orientou, de maneira direta” o grupo de hackers.
Greenwald não era investigado por causa de uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A conclusão do procurador se baseou em uma conversa entre o editor e Luiz Molição, encontrada no computador de Vermelho.
A interpretação do procurador divergiu da conclusão do delegado Luis Flávio Zampronha, responsável pelo inquérito da Operação Spoofing. Em seu relatório final, o delegado, com base na mesma conversa, descartou a participação de Greenwald nos crimes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo
2020-01-28 16:17:44É preciso aprofundar o assunto e com liberdade para investigar , mesmo porque este jornalista trabalha pela causa petista , e sem a menor dúvida toda a lambança buscava desconstruir o juiz e anular a condenação (o que não foi possível , não prosperou ) mas tenho dificuldades de entender que este Íntegro jornalista não tenha se entendido com os Hakers e orientado algumas pesquisas deles , é bastante possível que tenha acontecido o que se configuraria um crime , não se trata de censura .
Denise
2020-01-28 14:28:24Se não aceitar fica claro que trabalha pra turma do mal... O texto divulgado é totalmente incriminador pro GG.
ENEIDA
2020-01-28 13:50:24Se Leite diz q ainda não tem opinião formada e q julgará independente/e de críticas, já sabemos o resultado. Não espanta. Tudo o q vem do D.F., infestado, não espanta mais.
José
2020-01-28 11:50:21Tem que aceitar. Se não aceitar é porque está com medo do ministro Beiçola lá do STF.
Geraldo
2020-01-28 09:47:40Nao aceitar a denúncia contra verdevaudo é passar atestado de pestista.
Moisés
2020-01-28 09:27:23Esse pilantra, invade criminosamente, dados telefonicos, das mais altas autoridades brasileira, e, vai ficar impune? Prisão nos modis brasileiro para ele. É o mínimo.
Jose
2020-01-28 08:50:06Cadeia nesse salafrario. Só de andar c Reinaldo Azevedo!!!Não presta essa corsa.
João
2020-01-28 06:58:25Deportação para Verdevaldo, queridinho de 10 em cada 10 bandidos do Brasil.
Maria
2020-01-28 06:47:07Cadeia para Verdevaldo.
Ruy
2020-01-28 05:37:19Sem ser especialista no assunto, fico imaginando o que mais esse delegado descartou durante o inquérito.