Sob Bolsonaro, decisão que reconhece morto pela ditadura

07.01.19 19:05

A defesa do presidente Jair Bolsonaro do golpe de 1964 e da ditadura, já feita mais de uma vez, não foi empecilho para que houvesse o reconhecimento de vítimas do regime militar logo nos primeiros dias de governo.

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira, 7, uma decisão da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos proferida em 2018 que reconhece Albertino José de Farias como “vítima da ditadura militar”.

Farias morreu em abril de 1964 em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A versão do regime foi de suicídio por envenenamento. Mas a comissão, em reuniões feitas no ano passado, avaliou que ele foi morto pelos militares, por sua liderança em uma revolta de camponeses contra o golpe. Seus restos mortais não foram localizados até hoje.

Com a publicação, os parentes de Albertino poderão buscar “o pagamento de indenizações, a retificação de assentos de óbito e a busca de corpos não entregues às famílias para sepultamento digno”, informou o Diário Oficial.

O órgão responsável pela publicação é o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nunca houve ditadura militar, o que tivemos foi um regime militar, onde podemos citar que foram convocadas pela cidadania Brasileira uma ação militar contra os comunistas que queriam corromper o País como fez Sarney, que com a morte de Tancredo neves assumiu a presidência. Sarney sempre foi político ao lado dos militares pela ARENA, depois pelo PDS. Então pasmem, um homem sempre ao lado da direita foi ser vice de um candidato oposicionista? Dá licença.

  2. Em 20 anos de Regime Militar foi estimado o número de cerca de 400 vítimas (com base em dados do projeto Brasil Nunca Mais apoiado por Dom Arns - clérigo pró esquerda). Isso perfaz um total de 20 vítimas por ano. Sem contar que algumas delas foram delatoras que receberam novas identidades e são consideradas desaparecidas até hoje. A BOLSA DITADURA consome bilhões por ano com falsas vítimas, o que prejudica a história das verdadeiras.

  3. Agora só falta os golpistas comunistas reconhecerem suas vítimas e também reconhecerem que não houve golpe,houve contra golpe...e que para os brasileiros de bem como eu, foram anos maravilhosos com segurança, saúde e transporte funcionando e barato para os padrões da época! Salve nossos heróis militares,pois não fossem eles,estaríamos venezuelanos! Alguns jornalistas foram empurrados!

  4. Devem sim indenizar as familias de pessoas que ousaram ser contra a ditadura e foram caladas com torturas e mortes. A ditadura foi atraso para o Brasil infinitamente pior que o PT

    1. Olha Ana eu sou a favor da tortura, pois já fui sequestrado e passei por maus bocados, não houve paga de resgate, mas foi para pressionar a venda de terras. Quando fui libertado pelos meliantes fomos atrás dos rastros e pegamos um, através de pequenas pressões conseguimos o nome de onze interessados nas terras. Torturamos emocionalmente um até fazê-lo chorar por misericórdia em um galpão de fazenda, descobrimos que o real comprador, ou afanador de terras era o escrivão de cartório da cidade.

    2. Total falta de noção do que representou o PT na nossa história

    1. Quem são as vitimas da corrupção? Todos os Brasileiros, as empreiteiras, os obreiros, as terceirizadas das empreiteiras. Para mim corrupção não deixa vitimas, ela afana o País inteiro. Lembre-se que corromper é um ato humano. Quando você premia alguém por algo de bom realizado, isso é recompensa, mas quando você oferece uma bala para seu filho ficar quieto durante o jogo de futebol, isso é corrupção. Você comprou o silêncio de uma criança e pode ser considerado pedofilia também.

  5. Caio Junqueira ... PUC .... sei não ... esses pessoal formado nas universidades aparelhadas causam um certo desconforto ... no fundo, todos sofreram doutrinação, pelo simples fato de chamarem o regime militar de ditadura, já mostram quem são ....

  6. Ela mal assumiu e já decidiu isso? Em quanto tempo levantaram as provas e fizeram os julgamentos? Provavelmente foi alguém que estava lá antes dela assumir e aproveitou a brecha para fazer isso e lançar, dessa feita, a opinião pública contra ela de modo a enfraquecê-la perante a sociedade ... isso é uma jogada típica da esquerda, com certeza será desfeita, pois é um grande equívoco.

  7. Muitos mortos e desaparecidos do tempo do período militar, que nunca foi ditadura , foram mortos muitas vezes pelos próprios 'companheiros' de guerrilha e enterrados em cemitérios clandestinos em florestas e grotões ... essa prática, já conhecida dos líderes de esquerda, tem planejamento histórico, no sentido de que podem ser usadas no futuro para acusar o governo de tê-las praticado e para exigirem indenizações indevidas. E é o que está ocorrendo nesse caso.

  8. A onda de reacionarismo ignorante dos comentários é a mais cabal demonstração da falta de conhecimento da história dos movimentos sociais brasileiros, em suma, da carência de bons leitores. Não se trata apenas da dicotomia ditadura/governo militar democrático, mas de uma interpretação reducionista dos fatos da vida.

    1. corrigindo o final do meu comentário anterior .... escrevi ...' Ou é cegueira causada por estupidez ou é falta de safadeza mesmo' … mas o correto é ... ' Ou é cegueira causada por estupidez ou é safadeza mesmo ' …

    2. Pelas palavras que você usa, podemos notar claramente que você é um defensor da esquerda, pois rotula opiniões e tem crises, provavelmente, diante da liberdade que juram defender, mas que são incapazes de proporcionar. Uma nação não consegue crescer e prosperar na sombra de governos esquerdistas, essa é uma realidade fartamente mostrada pela história, mas que alguns teimam em não querer ver .... Ou é cegueira causada por estupidez ou é falta de safadeza mesmo ...

  9. Se o Albertino estivesse trabalhando e estudando, não teria desaparecido. Não é justo pagar indenização pela suposição de uma morte de quem estivera conspirando contra o país!

    1. Este país paga pensão para bandido preso político e revolucionário morto Para trabalhador nada.Realmente tem que fechar tudo e fazer nova constituição Essa foi feita por ex exilados já se precavendo das novas possíveis prisões.

    2. Concordo plenamente! Pagar certamente por conta das mesmas motivações que sustentam as bolsas-vagabundagem que proliferam no Brasil.

    3. Você tem toda razão! Quem estava vivendo sua vida tranquilo, sem pegar em armas contra o Estado, jamais foi perseguido e pôde viver sua vida em paz. O que não ocorre hoje, com essa violência que presenciamos hoje.

  10. Ridículo, não houve ditadura no Brasil, mas sim um regime militar. Naquela época morria comunista safado, houveram 347 mortes durante todo o regime militar, número absurdamente menor que nos anos do governo petista. Em 2017 foram mais de 60000 assassinatos e ainda dizem que houve ditadura no Brasil. Lamentável

  11. Tenho 40 anos de exercício da Medicina Legal e de Cirurgia. Como se conseguiu fazer o diagnóstico de envenenamento sem o corpo ou minima porção de tecido ou coleção deste? Somente por, hipótese, dedução desamparada pela materialidade? Se isto for válido vamos chamar esta turma para fornecer a causa morte de milhões de cidadãos desaparecidos, antes e depois do período de exceção. Isto é uma lambança imbecil que vai de encontro a ciência pericial, mormente a Médico Legal. Calhordas.

    1. Concordo com Francisco. Suposições sem embasamento.

    2. Muito logico seu raciocínio. Lendo, cheguei a mesma conclusão. Como perícias sem corpo. Pensei na Elisa Samudio....

  12. PQP tem que acabar com essa palhaçada de indenização para esses comunistas, a turma daquela época é a mesma turma de desocupados que querem viver das tetas do estado de hoje!

  13. Indenização a bandidos comunista. Só nessa merda de país mesmo. E os que eles mataram? E se tivessem tomado o poder e deixado um país inteiro na miséria? Como está Cuba. Venezuela. Nicarágua.

    1. Rsrs...certo...xavier deve ser algo "lindo" de se pronunciar, rsrs...!Para um comentário imbecil nada melhor do que um silêncio! :)

    2. Que comentário inútil!!Houve o reconhecimento! Haverá indenização pelo Estado! Nada disso o trará de volta, mas infelizmente é somente o que pode ser feito. E PARABÉNS À MINISTRA DAMARES PELA DECISÃO!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO