Sob a roupagem de 'rebelde', Ciro Gomes é lançado ao Planalto
O PDT lançou nesta sexta-feira, 21, a pré-candidatura de Ciro Gomes (foto) ao Palácio do Planalto. Com o slogan "Ciro, a rebeldia da esperança" estampado no palco, o ex-ministro endureceu o discurso político, como antecipou Crusoé, e disparou críticas a todos os nomes que presidiram o país desde Fernando Henrique Cardoso. Ciro argumentou que FHC,...
O PDT lançou nesta sexta-feira, 21, a pré-candidatura de Ciro Gomes (foto) ao Palácio do Planalto. Com o slogan "Ciro, a rebeldia da esperança" estampado no palco, o ex-ministro endureceu o discurso político, como antecipou Crusoé, e disparou críticas a todos os nomes que presidiram o país desde Fernando Henrique Cardoso.
Ciro argumentou que FHC, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro governaram com o mesmo modelo econômico engessado e em um formato de governança baseado no conchavo, no fisiologismo e na corrupção. E vendeu-se como a chave para a interrupção do ciclo.
"Querem anestesiar os brasileiros dizendo que é melhor eleger quem vender uma falsa paz e amor do que alguém que desafia e propõe mudanças profundas nesse modelo econômico que nos aprisiona. Dizem que se mexermos no que aí está, virá o caos, quando, na verdade, o caos ou já está aí ou virá se deixarmos tudo caminhar no rumo que eles marcaram", disse.
No extenso discurso, lido a partir de um teleprompter, sobraram ataques pontuais aos pré-candidatos que estão na dianteira das pesquisas de opinião. Ciro chamou Bolsonaro de "boçal" e o acusou de conduzir uma política "genocida". Além disso, classificou Moro como "inimigo da República”. “Hoje seu currículo é um rosário de vergonhas. Foi lambe-botas de Bolsonaro, é juiz condenado por suspeição e hoje é investigado”.
O pedetista condenou a costura de uma terceira via, discutida por candidatos como Sergio Moro, João Doria, Simone Tebet e Rodrigo Pacheco. "Alguns vendem uma falsa versão de união nacional, cujas pontas do iceberg são as manobras feitas para substituir a vontade do eleitor por acordos de cúpula", pontuou. "Essa é a jogada: acertar Chico com Mané e Maria. Pouco interessam as ideias e propostas. Tem que fazer tudo para que o povo não participe da discussão de seu próprio destino".
Programa econômico
Na economia, Ciro prometeu recuperar uma proposta das eleições de 2018: criar um plano para viabilizar a negociação de dívidas dos cidadãos com credores, a fim de tirar os nomes dos brasileiros do SPC e Serasa. "Vou resolver, sim, o endividamento de 63 milhões de brasileiros", disparou.
Além disso, adiantou que pretende lançar um projeto de financiamento de smartphones para a população carente em até 36 vezes sem juros. "Lançarei o programa internet do povo, para facilitar o acesso da população pobre à internet, com o financiamento de smartphones, fazendo disso uma ferramenta de política industrial".
Sugeriu também revogar o teto de gastos, que, em sua visão, estaria deixando de fora os juros e "aprisionando o gasto público". "Esse tal de teto de gastos é a maior fraude já cometida contra o povo brasileiro. Ele só controla os investimentos que beneficiam a população e deixa totalmente livre a despesa financeira. Isso é um roubo, uma vergonha, uma insensatez".
O ex-ministro ainda abordou a necessidade de uma reforma tributária para "acabar com a pouca vergonha" de pobres pagarem mais impostos do que os ricos. Ele prometeu taxar grandes fortunas e cobrar impostos sobre lucros e dividendos. O pedetista ainda assegurou que priorizará pautas como a defesa ambiental e a imposição de novas formas de relação de trabalho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ADRIANO
2022-01-24 15:48:411. É uma desonestidade intelectual abissal um professor de direito constitucional rasgar o diploma pra dizer que Moro foi “condenado por suspeição”. A suspeição é um incidente processual que o máximo que se faz (e aconteceu no processo) é ser reconhecida com a consequente anulação dos atos dela decorrente. Em relação ao agente político contra o qual foi reconhecida a suspeição, nada ocorre com ele.
SIMONE
2022-01-24 07:52:15Ciro Gomes, o rebelde esperançoso! Uma mistura de Lula, Fidel Castro, Fernando Collor e Bolsonaro. Ou seja, um canalha.
Antônio de Oliveira Neto
2022-01-24 02:48:29Se Ciro Gomes fosse mudo já teria sido eleito presidente. As baboseiras que ele fala aos nordestinos não servem para o Brasil. O exemplo disso está na quantidade de nordestinos que vem para o Sul vender redes e panelas para sustentar suas famílias. Ciro é tempo perdido!
Jose
2022-01-23 07:27:06Bom dia a todos.. Se Bater no Moro, perde votos quanto a proposta de Smartfone é Populista..... Ciro, nao fala de uma politica Habitacional, Ecologica ..... BRINCADEIRA
Emilio Cêdo
2022-01-22 19:07:23Votos à parte, o problema de alguns é que não tem produção de fosfato suficiente para acompanhar os raciocínios de Ciro. E pena que raciocínio não ganha eleição. Por enquanto, só mugido.
Delmar Faria Freire
2022-01-22 13:40:11O blá-blá-blá de sempre. Nunca inspirou confiança e não vai ser agora que vá fazê-lo. Mais ridículo ainda é fazer pose de rebelde, talvez para agradar a rapaziada, o que não vai conseguir. Já era, Crazy Ciro!!!
PAULO
2022-01-22 11:07:361- Ciro, o suicida alucinado, não teve culhões para denuciar a corrupção petista. Moro saiu do governo Bolsonaro, e externou para o Brasil o porquê. Além disso, colocou o Lula atrás das grades. NEGOCIAR DÍVIDA, a SERASA faz isso o tempo todo. FINANCIAR SMARTPHONE deve ser piada, junto com a tal INTERNET DO POVO. Isso é a base de uma política industrial? Está faltando algo nessa equação.
Mvaria
2022-01-22 10:28:13Ciro, a rebeldia da esperança? Me poupe Ana Viriato... Desde quando grosseira e esculacho é sinônimo de Rebeldia.. Ciro é um bêbado bonequeiro..
AIRTON
2022-01-22 09:12:37Ciro se acha o papa da economia. Deve entender um pouco. Basta vermos como sua família progrediu economicamente através da política. Mais um louco com desvaneios do Bolsonóquio e conduta do Lularápio. Só Moro salva!
Fnc
2022-01-22 02:34:02Até hoje não entendo o que se passou com Ciro. Foi um ótimo prefeito, um governador exemplar. Depois veio esses desequilbtos. Depois se juntou a ladrão e bandido, dono de partido só pra roubar meu dinheiro.. Ciro, carlos lupi é indefensável. E bandido, dá turma do Lula.