Só Lula acha que eleição na Venezuela será honesta
Em entrevista para a Rádio Gaúcha na semana passada, o presidente Lula afirmou: "Quem quiser derrotar o Maduro, derrota nas próximas eleições. Agora vai ter eleições. Derrote. E assuma o poder. Vamos lá fiscalizar. Se não tiver eleições honestas, a gente fala". A declaração confirma que a aproximação entre o Brasil e a ditadura de...

Em entrevista para a Rádio Gaúcha na semana passada, o presidente Lula afirmou: "Quem quiser derrotar o Maduro, derrota nas próximas eleições. Agora vai ter eleições. Derrote. E assuma o poder. Vamos lá fiscalizar. Se não tiver eleições honestas, a gente fala".
A declaração confirma que a aproximação entre o Brasil e a ditadura de Nicolás Maduro envolve alguma negociação sobre o envio de observadores para acompanhar a eleição presidencial do ano que vem. É por esse motivo que Lula falou que "vamos lá fiscalizar".
Mas só o petista acredita na possibilidade de "eleições honestas" na Venezuela. A cada semana que passa, o pleito venezuelano fica mais parecido com o da Nicarágua, em que o ditador Daniel Ortega prendeu vários candidatos opositores.
Maduro ainda não chegou a tanto, mas o regime chavista já inabilitou três candidatos importantes por 15 anos: Henrique Capriles , Juan Guaidó e Maria Corina Machado. Leopoldo López, que está exilado na Espanha, teve a sua extradição solicitada em 2021. Ele fugiu do seu país após ser condenado a 14 anos de prisão domiciliar por supostamente incitar atos de violência em 2014.
A última a ser inabilitada foi Maria Corina, que estava à frente com 50% das intenções de voto nas pesquisas de opinião para definir o nome nas primárias da oposição. Era, portanto, o principal nome de oposição a Maduro.
Se Lula fizer Maduro voltar atrás nessas inabilitações, seria um gigantesco sucesso diplomático. Contudo, Maduro sabe que qualquer eleição minimamente honesta iria tirá-lo do poder. Com isso, ele teria de responder a crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional, o TPI, em Haia. Como o russo Vladimir Putin, Maduro está disposto a tudo para evitar um fim atrás das grades.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-07-04 18:45:18Lula, vc está destruíndo o seu próprio governo, o seu legado vai ser a pobreza e o retrocesso, você bem sabe que não tem condições de dialogar com as nações da Europa Ocidental e demais países do 1º mundo. É por isso que se torna capacho de ditaduras, fala absurdos com base no comunismo e na esquerda raivosa, invejosa e incompetente. Fora Lula, viva a Lava Jato!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-07-04 15:49:59Mandar petistas p fiscalizar eleições na Venezuela?. Tempo e dinheiro perdidos! Lula, por que vc não governa de verdade, faz algo realmente útil p/ os brasileiros? Leia o livro escrito pelo petista Fernando Morais sobre o Marechal Casemiro Montenegro Filho, militar formado em Engª Aeronáutica no MIT e que conseguiu que seus professores americanos viessem p o Brasil p/ fundar o ITA formando engenheiros de 1ª categoria e ajudando sobremaneira a Embraer, 3ª industria aeronáutica do mundo!
ANTONIO
2023-07-04 11:26:09Lula não quer ver o que acontece na Venezuela. Diz o ditado:- O pior cego é o que não quer ver... Os milhões refugiados venezuelanos espalhados por todos os países da América do Sul, inclusive em nosso pais não existem para ele!
Maria
2023-07-04 07:59:26LULA É UMA BESTA!!!!
Luiz
2023-07-03 20:44:41Fiscalizar, não; coonestar. O cara já afastou todos os adversários eleitoralmente viáveis...
Odete6
2023-07-03 20:11:10O luladralha não acha não, ele é apenas um indigente mental mas, do tipo bandido espertalhão e, como agora não tem mais saída, fica ""bancando o ""bobinho"""" tentando fazer a pantomina colar para os ignorantes ingênuos, não os ignorantes por opção como ele.