Servidores fazem nova paralisação para pressionar o governo por reajuste
Servidores públicos federais de diversas categorias farão uma paralisação nesta quinta-feira, 27, em protesto por reajuste salarial. A mobilização do funcionalismo começou depois que o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua intenção de dar aumento apenas a policiais e integrantes de outras forças de segurança. Os eventos são organizados pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores...
Servidores públicos federais de diversas categorias farão uma paralisação nesta quinta-feira, 27, em protesto por reajuste salarial. A mobilização do funcionalismo começou depois que o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua intenção de dar aumento apenas a policiais e integrantes de outras forças de segurança.
Os eventos são organizados pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e pelo Fórum das Carreiras de Estado. Durante os debates, os manifestantes vão votar também o calendário de novas paralisações para fevereiro. A previsão é que seja realizado mais um ato nacional em todo o Brasil na próxima quarta-feira, 2.
Se o governo não der sinalizações de atendimento ao pleito dos servidores, os planos são de uma greve geral a partir de 9 de março. O orçamento de 2022 sancionado esta semana pelo presidente Jair Bolsonaro prevê apenas 1,7 bilhão de reais para reajustes ao funcionalismo.
Esse valor não é suficiente para recompor nem as perdas dos policiais. A estimativa é de que para cada 1% de aumento ao funcionalismo, o governo tenha gastos anuais de mais 3 bilhões de reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
PAULO
2022-01-27 18:14:11A questão é a seguinte. Se um servidor ganha 3000 e recebe um aumento de 10%, temos 300 a mais. Agora p/ o servidor q ganha R$ 40 000, serão 4000. Fora as incontáveis mordomias q alguns tem. É claro q os q ganham menos são a maioria. Mas por que não diminuir o salário e a mordomia da elite, p/ amenizar o rombo? Qdo uma empresa da iniciativa privada ñ consegue aumentar à receita p/ cobrir a folha, ela demite. Servidor público ñ é demitido na crise. Então acaba onerando os d+ cidadãos.
Hierania
2022-01-27 13:49:42Parabéns pela brava iniciativa na luta pelos seus direitos civis e constitucionais!!!…. O reajuste deve ser retroativo a data do início do ano, tal como o reajuste do salário mínimo. Todos precisam de reajustes periódicos.
maria s.q.escoda
2022-01-27 11:13:32Esse pa ti fe está fazendo a cama de Lula, o único a proteger-lo pelo ACÔRDÃO devido dos seus ra bo s presos. Cama pro Moro, Doria e Ciro é que nao é!
Roberto
2022-01-27 09:30:49Estava todo mundo quieto até o presidente falar que daria aumento para os policiais, com intenções nitidamente eleitoreiras. Só falta agora ele prometer mesada para os evangélicos.
LUCIANO
2022-01-27 09:21:48Chantagem. A especialidade desta gente. Os donos do Brasil USAM os servidores públicos que ganham MAL, muito MAL, para garantir aumentos que valerão tb para a casta que está no topo, do topo, do topo da pirâmide de renda. Chantagistas. Inescrupulosos.