Marcos Oliveira/Agência Senado

Serra é alvo de buscas e denunciado por lavagem de dinheiro na Lava Jato

03.07.20 08:03

O senador José Serra, do PSDB, é alvo de buscas e apreensões, nesta sexta-feira, 3, no âmbito da Operação Revoada, que mira um suposto esquema de lavagem de dinheiro. As investigações são desdobramentos da Lava Jato.

Segundo a Procuradoria, foi autorizado pela Justiça Federal o bloqueio de 40 milhões de reais em uma conta na Suíça. A Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O tucano e sua filha, Verônica, também foram denunciados pela força-tarefa do Ministério Público Federal em São Paulo, pelo crime de lavagem, envolvendo supostas propinas da Odebrecht. A acusação foi oferecida nesta sexta-feira, 3, data da operação.

Segundo a acusação, a Odebrecht pagou 4,5 milhões de reais entre 2006 e 2007, e também 23,3 milhões de reais entre 2009 e 2010, ao tucano, “em contrapartida à liberação de créditos havidos junto à Dersa, no valor total atualizado de R$ 191 milhões de reais, no âmbito de contratos para obras do Rodoanel Trecho Sul.

De acordo com a denúncia, o lobista José Amaro Pinto Ramos e Verônica Serra constituíram empresas no exterior para receber os pagamentos da empreiteira. As transações nessas contas offshore teriam sido controladas pela filha do tucano até 2014, quando o dinheiro foi transferido para outra conta, de titularidade desconhecida, na Suíça. A acusação imputa ao tucano a ocultação de 936 mil euros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO