Reprodução

Senadores americanos fazem acordo temporário para ampliar teto da dívida

07.10.21 16:11

Senadores republicanos e democratas chegaram a um acordo temporário nesta quinta, 7, sobre a extensão do teto da dívida. Com isso, o governo de Washington poderá seguir contraindo dívidas e funcionando normalmente até o início de dezembro. Uma votação no Senado deve ocorrer até o final de semana.

O acordo afasta por ora a possibilidade de um fechamento dos serviços federais — pela regra americana, que deriva da Constituição de 1787, o governo só pode realizar gastos que foram previamente aprovados pelo Congresso.

Os republicanos têm rejeitado a ampliação do teto como parte da oposição aos pacotes propostos pelo presidente Joe Biden, que eles consideram caros demais. O último deles, voltado para gastos sociais, prevê despesas de 3,5 trilhões de dólares.

O líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell (foto) divulgou nesta quarta, 6, uma mensagem dizendo que uma reconciliação entre os dois partidos ainda é viável.

Se os democratas abandonarem seus esforços para forçar outra onda histórica de impostos e gastos imprudentes, que prejudicará famílias americanas e ajudará a China, uma conversa bipartidária de governo mais tradicional poderia ser possível“, escreveu McConnell.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O vírus provocou além das mortes, uma crise no capitalismo e na democracia representativa ocidental. Os americanos descobriram os seus pobres e miseráveis.Descobriram que quando a economia individual (ou até informal aqui no Brasil) estaciona, todos sofrem. A quebra do equilíbrio fasto vs arrecadação, nunca é bom, até nos países socialistas e ditaduras partidárias. Tomar medidas anti-cíclicas é necessário; o cuidado é não perpetuá-las.Governo endividado é povo endividado e dívidas se pagam.

Mais notícias
Assine agora
TOPO