Adriano Machado/Crusoé

Senadores temem que fala de Heleno contribua para derrubar vetos

20.02.20 15:57

Senadores independentes e integrantes do ‘Muda, Senado’ temem que as recentes críticas do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno (foto), ao Congresso acabem contribuindo para a derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que define o controle sobre a distribuição de emendas parlamentares.

Nos bastidores, esses senadores ressaltam que, antes das falas de Heleno, o Senado era a principal aposta do governo para conseguir manter os vetos. Para que os dispositivos sejam derrubados, eles precisam ser rejeitados tanto por deputados quanto por senadores — se uma das duas casas legislativas votar pela manutenção do veto presidencial, ele continua valendo.

Senadores independentes e do “Muda, Senado” já tinham avisado ao presidente da casa, Davi Alcolumbre, que votariam pela manutenção dos vetos. A crítica era de que o projeto vetado dava muito poder ao relator do Orçamento, o qual, se o veto for derrubado, poderá decidir junto aos líderes como e quando 30 bilhões de reais em emendas parlamentares serão pagas pelo governo.

O cenário, porém, mudou após vazar declaração de Heleno sobre os vetos, na qual o ministro diz que o governo não pode aceitar “esses caras chantagearem a gente o tempo todo”. O temor desses senadores é de que a declaração leve parlamentares a votarem pela manutenção dos vetos, para não passar a ideia de que o Congresso está “se curvando” a um general.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tudo bem, podem até fazer isso, desde que não achem que o general está blefando, que o povo não apoia o general e que não vão se estrepar daqui a 3 nos

  2. Resumo da ópera: suas insolências sempre procurando uma "desculpa" para continuar chantageando... Medo disso, medo daquilo, dificuldade aqui, complicação ali... A corja sempre quer mais algum...

  3. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/edicoes/95/a-guerra-do-foda-se/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  4. Esse embate contra Heleno vai acabar mal para os parlamentares! Entre Heleno e Brasília, o povo ficará sempre com Heleno! Burro é quem não percebeu isso ainda.

  5. Cabe aqui uma reflexão, para o PLANALTO?! Como estaria o nível de Comportamento do Congresso hoje, se a CPI DA TOGA tivesse sido instalada?! O Congresso já teria se alinhado com a eleição 2018, com a clareza das urnas quanto a Corrupção, quanto ao toma lá, da cá e o povo que banque? O grupo principal dos Parlamentares, teria agido de forma indevida com o grupo maioria, em torno de uns 550 Parlamentares, no episódio divulgado dos 3,8 bilhões, no apagar das luzes de 2019?!

  6. O Congresso não tem que se curvar ao General, mas ao povo, à moralidade, à verdade, ao certo... Parabéns General Heleno! Agora entendo o espírito daquelas passeatas: Helenão! Rsrsrs.

  7. General HELENO como sempre na hora certa, no lugar certo. E foi quase simultânea a fala do GENERAL HELENO, que a CRUSOÉ nos informou que no apagar das luzes de 2019, MAIA & ALCOLUMBRE & MAIS ALGUNS OPORTUNISTAS, deram uma rasteira na grande maioria dos seus pares, nossos Representantes Legislativos; e levaram 3,8 bilhões ao bel prazer. Quem convocará essa tchurminha para dar esclarecimentos???!!!

  8. Sendo um democrata por composição genética preocupa-me, muito, a similaridade deste enfrentamento com a crise que gerou os anos de chumbo nesta nação. Por favor Políticos com P, negociem esta crise! Em 64 era contra o fato que gerou o militarismo foi banalíssimo e a revolução teve apoio popular muito grande, Hoje a manutenção do veto é um brado nacional. Os políticos com p, tenham certeza, num golpe ocorrido se tornarão vivandeiras da tropa (como foi em 64). Pagamos por isso até hoje!

  9. Falácia. Todos sabem que se trata de chantagem. Afinal, o sujeito, na qualidade de senador, tem ou não, opinião formada? O que o general disse é tão somente a verdade!!! É necessário dar um basta a esse tipo de situação. A verdade é essa. O general Helenoj falou o que o povo sabe, mas não tem os meios!! Catar coquinho!!!! Vamos começar a mudar essa situação nas próximas eleições!!! Secar a fonte desses partidos parasitas!!!!!

    1. PARABÉNS GENERAL HELENO O SR É UM HOMEM POR QUEM TEMOS ADMIRAÇÃO. QUASE NUNCA FALA. MAS QUANDO FALA, ESTÁ COM TODA A RAZÃO.

  10. Vendo como funciona o Congresso, entendo o porque do Mensalão. O petrolão foi outra coisa, um crime grave, inadmissível sob qualquer aspecto. Mas não prejudica saber se o mensalão custou mais do que nos custa hoje o apoio do Congresso.

  11. Quero ver se esses canalhas do congresso terão coragem de seguir em frente com as chantagens que estão fazendo com o executivo, em detrimento do povo? Continuem com isso que nós, cidadãos de bem do Brasil, sairemos às ruas contra vocês!!

    1. Tinha que ser divulgado o nome dos políticos que vão contra o país

  12. Já temos uma lista enorme para serem vetados em 2022 agora precisamos elaborar a relação de todos os corruptos para serem escorraçados do Congresso na próxima eleição.

    1. Precisamos desta lista. A lista doa que vão contra o país

  13. 🇧🇷 O covil de. Ladrões e corruptos congresso vive seus últimos dias, não perceberam que o povo os odeia é quem já está no Palácio do Planalto é o exército brasileiro. 🇧🇷 A bastilha brasileira vai cair.

  14. Para quem anteriormente se curvava ao dinheiro do PT , PSol etc, agora se curvar a quem exige deles lisura e honestidade, fica díficil. Mas aos poucos eles se acostumam. No começo dói, mas passa.

  15. Agora temos outra casa com hienas. Estamos sabendo de tudo e todos que votam contra e a favor da população. Abram seus olhos. Já não fazem mais nada escondidos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO