Senado

Senador há 34 dias, cunhado de Gilmar usa dinheiro público para bancar refeições de R$ 1,4 mil

07.12.21 07:08

Faz apenas 34 dias que Chiquinho Feitosa (foto), cunhado de Gilmar Mendes, assumiu o cargo de senador no lugar de Tasso Jereissati, licenciado do mandato por quatro meses. O empresário, no entanto, não demorou para desfrutar das benesses da casa: o parlamentar do DEM torrou dinheiro público em refeições que ultrapassam o valor de mil reais.

No primeiro mês à frente do cargo, Chiquinho entregou ao Senado seis notas fiscais e pediu um ressarcimento total de 4.508,20 reais por gastos com alimentação. A primeira refeição bancada com a cota parlamentar aconteceu em 4 de novembro, data da posse. Na ocasião, ele desembolsou 1.462 reais no restaurante português Manuelzinho, na Asa Sul, área central de Brasília.

No local, Chiquinho pediu 10 pratos de picadinho à moda do Rio, 10 pasteis de Belém, cinco saladas mistas e 20 latas de Coca-Cola. No mesmo restaurante, ele contraiu mais quatro despesas, com valores entre 170 e 693 reais.

Em 17 de novembro, o empresário foi ao Coco Bambu, localizado num shopping de Brasília. Lá, a conta totalizou 1.372 reais. Chiquinho comprou pratos de peixe grelhado com alcaparras, camarões, champignon e salsinha, além de filé mignon servido sobre camada de manteiga preparada na casa com mostarda e ervas. O senador ainda levou à mesa saladas e pudim.

O Senado permite o ressarcimento a congressistas quando há gastos com alimentação em compromissos de “natureza política, funcional ou de representação parlamentar, ressalvados os de caráter eleitoral“.

Apesar do respaldo regimental, despesas diárias de mais de mil reais, numa única refeição, saltam aos olhos em um momento em que, para vencer a fome, alguns brasileiros disputam até mesmo restos de ossos na periferia.

Responsável pelos gastos, Chiquinho declarou ao Tribunal Superior Eleitoral em 2014, quando concorreu à primeira suplência de Tasso Jereissati, ter um patrimônio de 5,6 milhões de reais. Na lista de bens, há cabeças de gado e de ovelhas, quotas de capital e dinheiro aplicado em investimentos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Candidatura avulsa ja pra acabar com esta safadeza destes FDP donos de partidos de aluguel como este Valdemar mensaleiro que alugou o PL ao Bozo ambos desejosos de se apossarem de mais recursos desta excressencia chamada fundo eleitoral e que continuem usando na quinta das profundas pra onde ja estao de passagens de primeira classe compradas. Moro presidente, abram os olhos minha gente.

  2. 1- Chiquinho Feitosa gasta 1,4 mil num banquete. O outro suplente Giordano, já tinha gastado horrores na Fogo de Chão. Giordano Bruno, o filósofo, teve uma epifania e vislumbrou um universo infinito, sendo por isso queimado vivo. Esses senadores acham que os nossos recursos são infinitos, e enquanto pessoas passam fome, eles se rendem a gula, nos forçando à pagar suas indecências. Imagina se ocorre uma revolta da massa ignara e famélica.

    1. 2- Os revoltados iriam fazer picadinho e depois assar esses porcos, numa fogueira improvisada no chão. E Chiquinho Feitosa é cunhado do maior cretino do Brasil, Gilmar Mendes. Vamos pessoal, temos que trabalhar mais, tal qual o cavalo na Revolução dos Bichos. Precisamos alimentar mais um porco. Moro Presidente 🇧🇷

  3. TEM COISA MAIS BREGA E CAFONA QUE SER UM "BOCONA LIVRE"? DAQUELE TIPO QUE USA DESVAIRADAMENTE O "CARRINHO DA FIRMA", QUE COLOCA ATÉ PALITO DE DENTE NA CONTA DO PATRÃO? QUE PENSA EM COMER O MUNDO ÀS CUSTAS DOS OUTROS? FALA SÉRIO... QUE SUJEITO MAIS REPUGNANTE E MIÚDO...

  4. O Brasil não mudará enquanto não houver uma reforma política que acabe com o voto proporcional para eleição dos congressistas, implante o voto distrital e acabe com os partidos de aluguel! Aí, os eleitos, terão de prestar contas de suas ações aos seus eleitores ou não serão reeleitos! Caso contrário tudo continuará como o de sempre: o presidente eleito cai no colo do Centrão! Vide os casos de Lula e Bolsonaro! Dilma resistiu mas foi defenestrada do poder e Themer era o próprio Centrão!

  5. É vergonhoso um Senadorque acabou de assumir um mandato seja pego em atitudes nada republicanas . Já se vê que é mais um politico deslumbrado e oportunista ,completamente sem noção do que seu cargo reapresenta.

  6. Gosto muito qdo batem no Gilmar, ele merece, mas esse tipo de associação nada tem a ver e desmerece a qualidade do jornalismo e a credibilidade de vocês.

  7. Moro 2022. Temos que colocar políticos e juízes no seu devido lugar, acabar com essa palhaçada que fazem com o dinheiro público.

  8. Precisamos estudar MUITO em quem votar para o Senado/Congresso ! Sabendo inclusive QUEM SERÁ O SUPLENTE! Faz parte do trabalho de #SenadoresFiscalizaroSupremo! PORQUE #MoroPresidente VAI PRECISAR DE AJUDA!!

  9. O carinha é tão insignificante politicamente, precisa aparecer, e a Crusoé tá pondo em evidência. Essa Ilha tá ficando diferente!

    1. Claida: Tu lestes bem a noticia? cunhado de um dos Deuses do STF, líder da 2° turma, quem vais prender esse senador? quais políticos estão presos ? e que tipo de cadeia estão? esperem foi só 34 dias, vem mais coisas, são 04 meses de licenciamento do titular.

    1. E por isso que o Cunhado ( Gilmar ) vota sempre a favor ( por falta de provas ) dos Corruptos presos pela Lava Jato. A esperança é Moro

    2. Tem solução. É genérica e extensa, vontade popular. Não existência.

  10. O problema é que o povo reclama e continua votando nos mesmos CANALHAS de sempre! Vamos votar melhor minha gente! Precisamos ter compromisso com o nosso voto é assim cobrar o compromisso dos nossos representantes.

  11. O povo brasileiro trabalha, trabalha, paga impostos para sustentar o luxo de políticos de uma legião do judiciário e de um Executivo que não trabalha e arrebenta cartão Corporativo.

    1. O Bozo não iria acabar com a farra e manter distância do centrão?

  12. Uma palhaçada, um tapa na cara, um absurdo! Dá ânsia de vômito! E por quê esse cargo de suplente!? Outra coisa estúpida...

    1. Renovou a metade, mas o problema não são os políticos e sim o "sistema" montado.

    2. Não esquece Aurélio, na última eleição foi renovado mais de 50 % do congresso. E a roubalheira continua…

    3. LIMPEZA GERAL no ninho de RATAZANAS....Não a REELEIÇÃO de nenhum dos atuais VERMES..Se o Tasso dançar esse vagabundo tbm perde a boquinha.Exterminio total.100% camara e o terço possível do senado.

  13. Em algum lugar dizem que somos uma república, mas na prática qdo se fala em poder público somos como uma corte imperial, aos reis podem tudo, mordomias, carro com motorista, combustivel, alimentação regada a lagostas, vinhos em barris de carvalho, garçom pra servir cafezinho, auxiliar pra colocar aquela capa preta horrorosa, auxilio paletó, cartão corporativo, etc.... Esta gente quer cada vez mais Brasilia e menos Brasil. Aqui só mudará qdo houver uma revolução.

  14. Pelo menos que a justiça divina faça seu papel: que a próxima refeição seja envenenada. Não precisamos de mais ladrões no congresso.

  15. isso tem que acabar, esse é um motivo justo muito justo que me faria pintar a cara e ir pras ruas dinovo. país de hipocrisias, todo mundo fala da fome da miséria e usam o dinheiro público para fins espúrios, riem pelas nossas costas e nos tratam com idiotas gastam bilhões para copas, olimpíadas e ajudas a times de futebol mais não se preocupam em ter a sensibilidade de olhar parar povo e ver as necessidades reais dos mais carentes, a precariedade em que vivem e a falta de perspectiva. é triste.

    1. o povo... o povo? que se f..., ops o povo q se exploda

    2. O que esta gente quer com certeza é mais Brasilia e menos Brasil

  16. Isso é a cara dos políticos brasileiros, só bravatas. Com toda está lama em Brasília, este tipo de informação é importante, mas não surpreende, ainda mais com o DNA de onde veio o surrupiamento dos cofres públicos. Pandemia passando, cobrasse do governo federal ajuda ao mais necessitados, mas nenhum político propôs uma pequena diminuição dos seus super privilégios em prol dos necessitados. #acordopovobrasileiro

    1. Há corja de corruptos incrustados em todos os poderes e órgãos públicos, declaradamente oficializados e emborcados no Erário .

  17. é duro de ver todo santo dia esse tipo de notícia, vivendo com toda dificuldade oriunda de uma economia que a muito e ruim e nesse governo só tem piorado. trabalho com o carro cheio de material e escadas e não tô podendo sair pois nesse período os serviços caem e não consigo bancar o combustível e agora venceu o último dia de IPVA, não tem jeito tive que parar até conseguir pagar, a escola do meu filho tá atrasada e as contas não param de chegar e ainda temos que bancar tanta regalia pra bandi

  18. Um senador da República, dado o grau de responsabilidade que possui, deveria ter um salário compatível com o de um diretor de grande empresa. E com seu salário pagar TODAS as suas contas, sem nenhuma espécie de auxílio ou reembolso. Faça e como o que quiser, mas com o valor do seu salário. Só transparência.

    1. De pleno acordo, o que deveria valer em termos de remuneração, proporcionalmente, para demais cargos legislativos na Federação, Estados e municípios, reduzindo de metade a dois terços o número de representantes.

  19. Mais uma hiena a rir da plebe miserável, mais uma ferida no corpo leproso da classe política brasileira.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO