Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Senado rejeita indicação de juiz associado à Lava Jato para o CNMP

01.12.21 20:02

O Senado Federal rejeitou o nome do juiz Paulo Marcos de Farias, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público. Parlamentares trabalharam contra a indicação de Farias por considerarem o magistrado muito associado ao lavajatismo. O juiz trabalha desde março de 2019 como auxiliar do gabinete do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, considerado o integrante mais punitivista da corte. A rejeição da indicação, enviada ao Senado pelo próprio STF, representa também um recado aos ministros do tribunal.

Dos 66 senadores que participaram da votação, 36 votaram a favor da indicação de Farias e 27 foram contrários à nomeação do juiz para o CNMP. São necessários 41 votos para a aprovação da indicação de autoridades pelo Senado Federal.

O senador Alessandro Vieira, do Cidadania, classificou a rejeição do magistrado, que tem um extenso currículo, como “vingança”. Desde que correu pela casa a informação de que Paulo Marcos seria associado à Lava Jato, parlamentares contrários à operação passaram a trabalhar para derrotá-lo na votação.

A indicação estava travada no Senado Federal desde março de 2020. À época, o nome de Paulo Marcos foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, com 17 votos. O tema Lava Jato não foi abordado na ocasião por nenhum parlamentar durante a sabatina.  Antes de atuar no gabinete de Fachin, o juiz trabalhou como instrutor do ministro Teori Zavascki, morto em 2017, também constantemente associado à Lava Jato.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Publiquem o nome dos senadores que votaram contra, para que os eleitores em seus Estados, lhes dêem o devido troco, à época das suas reeleicões.

  2. Caça aos que tentam cumprir o seu dever com justiça igualitária. As bruxas estão soltas. Em 2022 espero que os eleitores se utilizem da bala de prata do voto livre e da dignidade e as elimine. Uma a uma.

  3. Só temos uma alternativa pela frente, eleger Moro Presidente. É preciso abrir os olhos desta Nação e mostrar que como candidatos temos, em um lado o chefe da maior organização criminosa que roubou o que pode da Petrobras, e de outro um louco desvairado que está colocando o Brasil na lata do lixo internacional. Nunca o Brasil teve a chance que teremos em 2022 elegendo Moro. E está fácil de escolher entre estas duas escórias que se apresentam. MORO PARA PRESIDENTE.

  4. Resultado esperado, pois a maioria dos senadores tem um pé no senado e outro na cadeia. Jamais votariam em quem pode auxiliar combater a corrupção. A organização chefiada pelo beiçola e algumas figurinhas do STF lutam desesperadamente para acabar com tudo o que é sério no Brasil, libertando ladrões e cafajestes. O beiçola, que tem lucros de seu Instituto particular (diz que é legal, mas que é imoral e vergonhoso sendo ministro do Supremo) trabalha para evitar que sua conta bancária seja aberta.

  5. Cambada de corruptos com medo de pessoas honestas, ligadas a quem faz a coisa certa, o que prejudica quem só faz a coisa errada.

  6. Esses políticos perderam a vergonha na cara!Pessoas de bem precisam se candidatar e colocar ordem nessa vergonha que virou Brasília!

    1. Concordo com vc Marcelo. Precisamos de mais gente honesta e capaz como Sérgio Moro Presidente 22.

  7. episódio vergonhoso que mostra a real cara da POLITICALHA deste pobre e indigitado país cumo resultado é o "pudê di fazê lei" totalmente TUTELADO desmoralizado por uma corte nomeada de forma inaceitável que se lixa à nação desesperada .. e ninguém se engane que o pior pode estar por vir.

  8. Parlamentares do Brasil, em sua enorme maioria, não tem nenhum compromisso com a moralidade. Eleitor, apenas pense e escolha parlamentares sérios. Se continuarmos elegendo esta gente, NUNCA avançaremos. Mas depende do eleitor.

  9. Separemos cuidadosamente as 2 dúzias de congressistas decentes, total das 2 casas legislativas e, xispemos fora das urnas essa legislatura inteirinha!!!! É o melhor q todos nós podemos fazer pelo BRASIL, de mais imediato. Depois desse saneamento básico, lutemos pela cadeia da escoria q expulsamos de lá pois não terão mais a imunidade parlamentar. Assim limparemos o terreno para a construção de um NOVO BRASIL com o 🌞🇧🇷🇧🇷🌞DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o seu TIME DOS NOSSOS SONHOS!!!🌞🇧🇷🇧🇷🌞

  10. Parabéns, Paulo Marcos. Seu currículo foi ainda mais abrilhantado pela rejeição deste senado corrupto ao seu nome. Não merecem seu trabalho. Aguarde que sua verdadeira chance chegará.

  11. Se o juiz é duro com os corruptos, os senadores dão no pé, correm dele. O tal rachadinha corre pela porta da direita, mas pode ser atrapalhado pelo presidente de comissão, também adepto da falcatrua. Tem o que vai colocar a cueca na cara para não ser reconhecido. Tem o mineiro do ônibus, chegado num orçamento secreto. Pela esquerda, tem o carregador de mala. Algum ingênuo acha, que o senado vai escolher alguém que combabe à corrupção? É mais fácil nascer dente em galinha. Moro 🇧🇷

  12. A lista dos senadores existe, basta entrar na plenária do senado, o que deixa irritado é que a votação é secreta. mas você pode olhar lista por partidos e estado, tire suas conclusões.

  13. Alguns deputados, senadores e juízes trabalham para enterrar a lava jato, mas ela vai ressuscitar igual fênix quandro o Moro for presidente

  14. Depois que esse [email protected] entrou no governo, o Brasil atrasou uns 20 anos!!! Só tem lixo nesse congresso e nesse senado!!! (Salvo alguns) O antagonista não tem como divulgar o nome dos senadores que votaram contra a nomeação??? #Moro22

  15. Nomeiem o fernandinho-beira-mar para o lugar do sr. JUIZ, senadorezinhos... fica mais adequado, mais coerente, mais compatível com essa subespécie de vocês!!!

    1. Salvo raríííííssimas honrosas exceções, claro, que - evidentemente - não incluem nenhum bolsocrápula e nenhum pt-crápula.

    2. Ah, que bonito o ""samba dos 3 ""poderes"" doidos""... 👉👉👉..... https://flip.it/30nA0G

    3. É impressionante o ódio que esse """congresso nacional""" tem das PESSOAS DECENTES!!!! É chocantemente, revoltantemente, enojantemente, impressionante!!!!

    4. É impressionante o ódio que esse """congresso nacional""" tem das PESSOAS DECENTES!!!! É chocantemente, revoltantemente, enojantemente, impressionante!!!!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO