Adriano Machado/Crusoé

Primeiro pronunciamento mostra um André Mendonça ‘na Lua’ e terrivelmente deslumbrado

01.12.21 20:45

O tom adotado pelo futuro ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, em seu primeiro pronunciamento, logo após ser aprovado pelo plenário do Senado, expôs o seu deslumbre, e olhe que ele ainda nem sequer sentiu o peso da toga. O sucessor de Marco Aurélio Mello, que transformou a ascensão à vaga no STF numa cruzada pessoal, parecia falar como se tivesse sido eleito presidente da República, tamanha era sua excitação.

Ao começar o discurso, mais semelhante a uma pregação, Mendonça contrariou o que se comprometeu a fazer durante sabatina poucas horas antes, ou seja, respeitar a laicidade do estado. Fazendo uma adaptação da célebre frase do astronauta Neil Armstrong, disse: “É um passo para o homem, um salto para os evangélicos. Dei glória a Deus por essa vitória”.

Realmente, Mendonça parece estar na Lua. Em outro trecho do pronunciamento, contou que a conquista da vaga no Supremo foi o triunfo de alguém “desencorajado por uma professora aos 9 anos de idade” — além do exagero retórico, um ressentimento incompatível com quem se jacta de cumprir os mandamentos de Deus.

O ex-ministro do STF Ayres Britto afirmou, certa feita, que o tribunal não estava “a salvo de práticas reveladoras de uma certa pequenez da alma, como o vedetismo e o culto à personalidade”. Se seguir o comportamento adotado hoje, antes mesmo de sua estreia na cadeira mais cobiçada do Judiciário brasileiro, Mendonça irá começar muito mal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A sua incansável e humilhante peregrinação de adulação e subserviência por mais de quatro meses atrás do posto, o coloca muito próximo do exemplo de Ayres Britto.

  2. Nossa, o homem nem estreou na cadeira e vocês já estão afiando os dentes falando mal dele. Menos precipitação é mais salutar.

  3. O deslumbramento parece mais uma tentativa psicodélica de terapia da auto-estima massacrada pela humilhação pedentina e da tortura sadista do tal “mito”. Na verdade vai todo dia tomar benção do seu padrinho Gilmar.

  4. José Carlos Que "terrivelmente evangélico" é este, que na vida privada vai seguir a Bíblia, e na vida profissional vai deixar a Bíblia de lado e seguir outra coisa?

    1. São cristãos e pastores que dizem: " Façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço, e não me tomem como exemplo pra nada..." Grandes pastores esses, hein....

    2. Tá parecendo os nossos políticos cristãos, na vida privada e evangélico, mas quando corre uma corrupção, esquece-se da Bíblia, dos ensinamentos que contém nela, e dá um jeitinho de ganhar um por fora...

    1. Terrivelmente terrível. Nada está tão ruim que não possa piorar...

    1. Tá fumando maconha estragada, vencida ou misturada com merda de gado.... Só pode ser

  5. o governo perdeu a segunda chance de mudar esta forma imoral de nomeada e devia ter tentado mudar esta vergonha que humilha o povo a quem imputa a origem do poder uma mentira cínica para imbecís . adepto dos MALES MENORES o nosso carola n´~eo ministgro pelo menos não será c´jmplice da anarco-quasrilha o

    1. adepto dos MALES MENORES por falta de opção digna consola saber que o néo ministro carola não será cúmplice passivo nas brechas das leis estúpidas de criminosos que controlam esta república pôdre a cheirar pessimamente . boa sorte e que o vinho premiado lhe desça leve.

  6. A matéria revela, de fato, a pequenez de alma do repórter, o qual torce o nariz, sabe-se lá porquê, para o fato de o futuro ministro estar feliz e grato a Deus pela conquista do cargo de maior importância do Judiciário.

    1. Entendo sua posição, mas o comentário do jornalista faz todo o sentido, pois o Ministro pastor contrariou sua própria fala, (disse que sua religiosidade nos momentos públicos relacionados ao cargo sonhado seria silencioso), nada contra, pois sou cristão católico apostólico romano), mas boa parte dos ouvintes de seu pronunciamento são ateus por exemplo.

  7. Sásinhora....."""um passo para o homem e um salto para os evangélicos"""..... como se o delírio desse tanso fosse o """sonho mais importante do NOSSO PAÍS"""..... a lúcida SRA. PROFESSORA sabia muito bem o que estava fazendo, que pena que não se empenhou pra valer, ela teria prestado um imenso serviço ao BRASIL!!!! Fico sem saber se morro e não vejo tudo ou, se vejo tudo e não morro.

  8. A festa já está agendada na mansão terrivelmente evangélica do número 1 e serviço de buffet com menu do Supremo: lagosta, vinho premiado e etcs... já dentro do estouro de teto do orçamento para garantir a festança da corte e distribuir pão e circo à peble

    1. Com certeza deve ter sido um Belo "rega bofe", inclusive com bons vinhos, blends originais. Lembrando que a maioria dos novos cristãos são moradores de periferia, que há algum tempo não tem um bife no prato, proibidos pelo zelo de sua fé, a ingerir álcool.

  9. Sem novidades no front. Mais um capacho para o boca-de-sapo, para ajeitar a vida do bozo e seus escrotinhos. Justiça no Brasil é como Marinha na Bolívia.

    1. Concordo plenamente. Ainda querem obrigar as crianças a por a mão no peito, olhar para uma bandeira que pra mim, é um símbolo somente, na mais pura essência da palavra. Hipócritas!

  10. ATÉ HOJE O PALHAÇO QUE NÃO ENGANA NINGUÉM TENTA PASSAR UMA IMAGEM QUE NÃO CONDIZ COM A REALIDADE. PRIMEIRO NUNCA FOI EVANGÉLICO OU ALGO PARECIDO DO CONTRÁRIO JAMAIS TERIA A PERVESIDADE DOMINANDO SUAS INSANIDADES DIANTE DAS MORTES POR COVID19 TAMPOUCO PERMITIRIA EXPERIMENTOS COM MEDICAMENTOS SEM NENHUMA EFICÁCIA COMPROVADA. EM RELAÇÃO À LIBERAÇÃO PARA COMPRA DE ARMAS NUNCA FICOU COMPROVADO A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA E TALVEZ TENHA AUMENTADO O NÚMERO DE MORTES POR ARMAS DE FOGO POIS ATÉ HOJE NÃO

    1. FOI CONFIRMADO COM RELATÓRIOS OFICIAIS A EFICIÊNCIA DESTA ATITUDE. POR FIM É UM IDIOTA QUE CONSEGUIU OS 15 MINUTOS DE FAMA QUE TANTO BUSCAVA E COMPRAVA POR CENTENAS DE AÇÕES A FALTA DE PREPARO PARA O CARGO QUE OCUPA, SEM CITAR O APOIO CRIMINOSO À INVASÃO DE TERRAS INDÍGENAS COM RESULTADOS DESASTROSOS E DANOS AO MEIO AMBIENTE. ENTÃO É INCOMPREENSÍVEL QUE UM GENOCIDA SE CHAME CRISTÃO E INDIQUE ALGUÉM SOBRE ESSE CRITÉRIO PARA O STF ONDE AS DECISÕES SÃO COM BASE NA CF/88. MORO PRESIDENTE 🇧🇷🇧🇷🚔

  11. 1- Nunca tinha feito uma leitura das microexpressões do André Mendonça. Fiz do Aras e constatei que ele é um cara dissimulado. Mendonça tem um movimento de boca que gera uma desarmonia ao que está falando. Externa um certo desprezo pela circunstância. Quando entrou num bate boca na rede com o Moro, algo totalmente sem sentido, demonstrou que guarda uma certa inveja do ex-juiz, pois já era um possível indicado pelo Bolsonaro, acima de tudo por ser evangélico.

    1. PAULO não tem jeito continua o idiota de sempre como tantas amebas unicelulares .. ser CRISTÃO não diz muito e LEMBRO o papa Gregório IX era cristão e queimou milhares de judeus e mulçumanos nas fogueiras da Inquisição para lhes tomar o ouro e reduzi-los . vão se catar idiotas papa hóstias e papa salmos.

    2. você tem razão. também chamou-me a atenção a discordância entre o que era dito e a expressão facial. muito estranho mesmo.

    3. 3- Não tenho a menor dúvida, que assim como o Kassio, será outro capacho do GM, pois chega na Suprema Corte rastejando e maravilhado, como uma criança de 9 anos que entra no time de futebol da escolinha.

    4. 2- Já o Moro, seria um ministro do STF que combateria à corrupção sistêmica e endêmica no nosso país, talvez o papel mais esperado pelos brasileiros. Entre Aras, Humberto Martins e Mendonça, o menos ruim é o pastor da Presbiteriana. Ser ministro do STF, o mais alto posto no Judiciário, não permite demonstração de deslumbramento, nem pode ser a resposta para uma professora da infância. Um profissional preparado para a função, não fica deslumbrado jamais.

  12. o que é isto Crusoe? Crentefobia? Pre julgando só porque Mendonça foi indicado pelo Presidente Eleito Democraticamente Jair Messias? Se Crusoé fizesse jornalismo serio e nao superficial investigaria o que estimulou Alcolumbre a segurar essa sabatina tanto tempo?? Nao acham muito estranho um senador se indispir com os 30% dos eleitores de seu estado que sao Evangelicos e com o Presidente da Republica que aindaxtem o controle sobre a liberacao das verbas orcanentarias???

    1. Estranho é ser leitor de uma revista que notoriamente expõe os fatos na sua forma nua e crua, e critica aos mildes bolsonarista as manifestações realistas dos editores da revista. Melhor ver, ouvir e aplaudir as manifestações jornalísticas??? da Jovem Velha Pan.

    2. Porque CRUSOÉ se preocupa tanto em negativas em cima de um funcionário público de carreira como o A. Mendonça? Diferente de muitos outros com " notório saber jurídico, reputação.... " , que nunca tiveram cargo público concurso nem experiência semelhante..nomes? Não precisa! Pq não explorar a atitude do alcolumbre na demora junca vista antes?Pq não se preocupar com um stf q está dando ordens ao congresso e se intrometendo em decisões exclusivas do Executivo,como indicacao de Chefe da PF, etc?

    3. A indicação feita pelo Bolsonaro não é surpresa nenhuma, diria até q foi um pouquinho melhor do q escolher os petistas Kassio para o STF e Aras para PGR. Causa espanto é ver um monte de bozistas anti STF e Stablishment Político agora aceitando de bom grado o fato de q Mendonça só conseguiu ser aprovado no Senado pq Gilmar a Toffoli o escolheram para a vaga do STF. Impressionante o amadorismo ou pura má fé das claques desmioladas q defendem Lula e Bolsonaro.

  13. Claro que estava deslumbrado . Ser ministro do STF é melhor que ser PR. Não precisa de eleição,fica no cargo até a compulsória e tem salário que nenhum outro servidor público pode ultrapassar.Mas Malafaia tb está festejando como mentor da indicação . E se acham que ele começou mal , esperem pra ver como terminará . Foi um fracasso como AGU e como Min.da Justiça . Uma excrescência , como só este desgoverno pode criar .

  14. O que tem que ver julgar de acordo com a legislação, e questões religiosas? Não entendo porque misturar coisas diferentes. Vai fazer pregação lá na igreja. Gostaria muito que o novo ministro fosse apenas terrivelmente brasileiro, fazendo julgamentos isentos, observando apenas as leis. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  15. O supremo deveria ser fechado e começado tudo de novo. Aquela velhacaria que lá está instaladas deve ser extinta… 8 anos no máximo pra que estes sangues sugas do povo saiam. ! Cadê o congresso corrupto pra por esta lei??????

  16. Bah !! O que agrada vcs ? A corrupção e as suspeitas quedariam sobre a forte, ou alguém que preza a família!! O momento é de limpeza no Supremo e não sou Bolsonaro ..

    1. Todos sabemos como funciona a aprovação no senado de juízes para a suprema corte. Votação, sabatina, tudo isso é só teatro pra enganar trouxa. Quem decide se o indicado será aprovado é a banda podre do Supremo. Mendonça foi aprovado pq Gilmar e Toffoli aprovaram a indicação do Bolsonaro. A limpeza do supremo terá de aguardar um pouco mais...

  17. Mais um escolhido por uma pessoa sem condições de escolher bem, por um enorme tempo errado, e perpetuando as inúmeras falhas estruturais da democracia desse país rico condenado a uma pobreza social por excesso de corrupção!

    1. Direita e Esquerda no Brasil é apenas alfafa para manter a massa bovina na alienação ideológica. Mendonça foi aprovado no senado pq assim quiseram Gilmar e Toffoli e se é bom para eles então é ruim para o Brasil.

    2. Articulista ? Sou assinante por dizerem ser de Direita. Agora aparece um Ministro de Direita e ????

    1. Gostaria também de algum comentário sobre Gilmar Mendes e Alexandre Morais. Só !!!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO