Senado aprova projeto que retira R$ 1,4 bi da Educação e libera verba para obras
O Senado aprovou em votação simbólica na noite desta quarta-feira, 4, a reorganização de 6,1 bilhões de reais do orçamento deste ano. O projeto retira recursos do Ministério da Educação e, na outra ponta, reforça os caixas das pastas do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura. Mais cedo, a proposta recebeu a chancela da Câmara, com...
O Senado aprovou em votação simbólica na noite desta quarta-feira, 4, a reorganização de 6,1 bilhões de reais do orçamento deste ano. O projeto retira recursos do Ministério da Educação e, na outra ponta, reforça os caixas das pastas do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura.
Mais cedo, a proposta recebeu a chancela da Câmara, com 307 votos favoráveis e 126 contrários. O texto segue, agora, para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a proposição, a Educação, comandada pelo ministro Milton Ribeiro, vai receber uma suplementação de 160 milhões de reais, mas, ao mesmo tempo, terá 1,5 bilhão de reais em recursos cancelados. Na conta final, a perda de verba deve atingir 1,4 bilhão de reais.
O dinheiro vai sair, por exemplo, do orçamento hoje reservado para o funcionamento, a reestruturação e a modernização de Instituições Federais de Educação Básica de diferentes estados. Os recursos seriam usados, ainda, no apoio à infraestrutura para a Educação Básica, na produção, aquisição e distribuição de livros e materiais didáticos, na concessão de bolsas e na aquisição de veículos para o transporte escolar.
Em uma tentativa de arrefecer as críticas da oposição, o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes, comprometeu-se a recuperar a verba bloqueada à frente, com um outro projeto: o PLN 29/2020, que também promove um remanejamento orçamentário na Esplanada.
Por outro lado, o setor de obras do governo será beneficiado. O Ministério do Desenvolvimento Regional, chefiado por Rogério Marinho, ficará com 2,3 bilhões de reais adicionais. O dinheiro, diz o governo, garantirá a continuidade das intervenções nos eixos Norte e Leste do programa de integração do Rio São Francisco, no ramal do agreste pernambucano e na adutora do agreste pernambucano.
Além disso, a cifra vai custear a recuperação de bacias hidrográficas, a construção de barragens e adutoras, a elaboração de planos e projetos de saneamento básico e o apoio à implantação, à ampliação ou a melhorias de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Na mesma linha, o Ministério da Infraestrutura, de Tarcísio de Freitas, contará com mais 1 bilhão de reais este ano. A verba será aplicada, por exemplo, na construção, adequação e manutenção de diversos trechos rodoviários e terminais fluviais, além de estudos, projetos e planejamento de infraestrutura de transportes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURICIO
2020-11-05 10:33:30Mais dinheiro para ser roubado na obras é encher os bolsos de políticos. Enquanto isso teremos um povo burro e fácil de manobrar.
Neusa
2020-11-05 10:03:55Desvio de recursos da Educação! Povo sem Educação é mais fácil pra apartar no curral da ignorância! E a festa de inaugurações de cano , iluminação e esgotos fetidos da corrupção! República bananeira! Congresso cúmplices dessa vergonha!!! Bandidos oportunistas!!+
Odete6
2020-11-05 06:26:19CAMBADA DE SAFADOS, CAMBADA DE MARGINAIS!!!! QUEREM TORNAR O POVO BRASILEIRO ATRASADO, INCÔNSCIO E MARGINAL COMO ELES!!!!
Cleusa
2020-11-05 06:24:03Os governantes preferem um povo sem estudos, com certeza, fica mais fácil de manejar! Precisamos de “ estradas digitais” para levar educação aos nossos alunos, onde quer que eles estejam. Uma tristeza ver a maldade desses parlamentares.
Aridne
2020-11-05 02:19:01Precisamos saber os nomes dos Senadores q votaram a favor do desfalque na Educação! Este tipo de verba deveria ser intocável, algo sagrado!
Jorge
2020-11-04 23:43:13O maior problema do Brasil, tirando a corrupção deles mesmos, é a péssima educação básica. Tiraram dinheiro da educação básica pra pegar pras obras e emendas deles.
Amauri
2020-11-04 23:32:45Manobra para o Centrão faturar alto nessa obras. É muita corrupção!!!! Como poderemos ser alguma coisa nesse mundo com uma juventude que sequer lê um gibi por ano. Lamentável
Márcia
2020-11-04 23:06:29Acham que os governantes estão preocupados com a educação, qto mais analfabeto melhor, engana-se mais!
So o Voto Salva!
2020-11-04 22:52:27Todos nos brasileiros sabemos que so o investimento em educacao vai fazer o Brasil crescer e um povo melhor educado vota muito mais conciente, entao fica claro que os politicos que temos hoje no centrao e na esquerda fazem de tudo para a populacao nao evoluir culturalmente e continuar como tudo esta, eles no comando fazendo o que bem entendem com o dinheiro das nossas taxas. Haja jatinho particular e pousada 6 estrelas em Noronha. Vamos anotando os nomes desses politicos, 2022 a limpeza e geral.
Antônia
2020-11-04 21:59:28Canalhas !