Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Segunda Turma do STF começa a julgar recurso de Renan nesta sexta

17.06.21 09:01

O senador Renan Calheiros (foto) enfrenta uma nova disputa judicial a partir desta sexta-feira, 18. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar um recurso em que a defesa contesta a decisão que aceitou denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o emedebista pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A análise ocorrerá no plenário virtual até a próxima sexta-feira, 25. Neste modelo, os ministros depositam os votos no sistema da corte ao invés de deliberarem por videoconferência. Para tratar do assunto, Renan e seu advogado, Luís Henrique Sobreira Machado, tiveram uma reunião virtual nesta quarta-feira, 16, com o relator do processo, Edson Fachin, segundo a agenda do ministro.

A denúncia apresentada pela Lava Jato afirma que o senador recebeu propina da NM Engenharia e da NM Serviços por meio de doações eleitorais feitas aos Diretórios do MDB em Tocantins e em Sergipe, além do Comitê Financeiro do PSDB em Alagoas. Renan teria pedido os recursos em troca do uso da influência para manter Sérgio Machado na presidência da Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Em 2019, o STF viu indícios contra Renan somente em relação à transferência de 150 mil reais feita pela NM ao Diretório de Tocantins em 27 de setembro de 2010. Por isso, por ora, o senador responde somente por esta doação. Com os embargos infringentes protocolados no STF em fevereiro deste ano, a defesa do emedebista espera enterrar a denúncia de vez.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Taí! Essa eu quero ver como vão votar! Conseguiram fazer com que a gente não acompanhe… Mas … se for pró Renan, será no momento contra o Bozo! Se for contra, ESSE VAI SER UM ÓTIMO DELATOR! Aguardemos!

  2. Julgamento na segunda turma, GM garantista da impunidade e seus asseclas estarão lá, contra os brasileiros pagadores de impostos afinal de contas é abuso de autoridade do procurador que fez a denúncia. Esse é o país que os esquerdopatas querem, felizmente os conservadores conseguiram acabar com anos de desmandos e desvios de dinheiro público para as mãos da quadrilha da ratazana Mor Lula ladrão.

  3. O IDH (Indicie de Desenvolvimento Humano) do Estado de Alagoas é o pior do Brasil, devido ao coronealismo do clã Calheiros no estado, que está no poder a décadas. Ao vem o anjinho Renan Calheiros na TV, durante a CPI, pagando uma de super interessado em resolver o problemas da Covid. Acorda povo Brasileiro Sem se esquecer do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado (enrolado na Lava Jato) indicado pelo anjo Renan e acabou por denunciar seu padrinho.

    1. E os Alagoanos continuam votando nos Calheiros, felizes da vida. Fazer o quê? MS

  4. Ué? Advogados e promotores foram criticados por despacharem com o então juiz Sergio Moro MAS os advogados do Renan podem despachar com um ministro do stf????

  5. Ich! O recurso vai ser julgado por qual chegado lá da corte? Estamos precisando de doses supremas de paciência com essas canalhices.

    1. Normal, despacho de Juiz com advogados, desde que não na calada da noite

    2. Verdade. Muito estranho. Está me cheirando a bozolulismo!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO