Se engrossar com Rússia, Trump pode afetar Brasil
Imposição de tarifas a países que compram derivados da Rússia levaria a uma busca por novos fornecedores, o que elevaria o preço do diesel

Se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidir impor tarifas aos países que compram derivados do petróleo da Rússia, o preço do diesel no Brasil poderá ser afetado.
“Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um acordo para impedir o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia, o que pode não ser, mas se eu achar que foi culpa da Rússia, vou colocar tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo que sai da Rússia”, disse Trump em entrevista à NBC News no domingo, 30.
“Isso seria que, se você comprar petróleo da Rússia, você não pode fazer negócios nos Estados Unidos. Haverá uma tarifa de 25% sobre todo o petróleo, uma tarifa de 25% a 50% sobre todo o petróleo.”
Bom para o Brasil?
Desde o início da invasão da Ucrânia, o Brasil aumentou muito a importação de diesel da Rússia.
"Até o início da guerra na Ucrânia, o Brasil comprava diesel principalmente dos Estados Unidos. Desde então, a Europa deixou de comprar da Rússia e começou a importar dos EUA, reduzindo a oferta americana para exportação. Assim, o Brasil passou a importar mais da Rússia", afirma Marcus D'Elia, sócio da Leggio Consultoria, especializada em petróleo e gás.
O ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, chegou a afirmar, em 2023, que isso era "bom para o Brasil", sem qualquer consideração com a situação da Ucrânia.
“O diesel russo está entrando aqui, compra quem quiser, se está barato, bom para o Brasil também”, afirmou Prates antes de deixar a direção da companhia.
O Brasil hoje importa 25% do diesel consumido no país. Desse volume, 53% vêm da Rússia, que é o principal fornecedor atualmente.
Maior fornecedor
"O diesel russo é vendido com um deságio de 16% em relação ao preço internacional. Se o Brasil começar a importar o produto de outros fornecedores, que praticam o preço internacional, o produto custará mais caro", diz D'Elia.
Uma solução possível seria o Brasil buscar novos fornecedores no Golfo Pérsico e retomar a compra no mercado americano, mas nesses casos o preço final ao consumidor brasileiro poderia subir.
"Como o valor do diesel praticado pelas distribuidoras de combustível é ponderado entre o preço nacional e de importação, se o diesel importado for mais caro, pressionará a média de preço para cima", diz D'Elia.
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Comentários (1)
CARLOS HENRIQUE SCHNEIDER
2025-03-31 20:37:33Se a compra do petróleo russo corresponde a um deságio de 16% do valor de mercado, e a previsão de um combustível com 30% de álcool anidro na mistura, e o preço está deste jeito ? Estou com um mau pressentimento!