Pedro Ladeira/Folhapress

Saúde tira do ar TrateCov e diz que plataforma foi ativada ‘indevidamente’

21.01.21 18:33

O aplicativo TrateCov, que indica o “tratamento precoce” a pacientes com sintomas que podem ou não ser de Covid-19, saiu do ar nesta quinta-feira, 21. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que a plataforma, lançada por Eduardo Pazuello, foi ativada “indevidamente“.

Informamos que a plataforma TrateCov foi lançada como um projeto-piloto e não estava funcionando oficialmente, apenas como um simulador. No entanto, o sistema foi invadido e ativado indevidamente – o que provocou a retirada do ar, que será momentânea”, alegou o ministério.

Mesmo sem o efetivo diagnóstico, o aplicativo recomenda aos usuários o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus, como a cloroquina, a hidroxicloroquina e a azitromicina. A plataforma era indicada a médicos e enfermeiros. Apesar do “público-alvo“, qualquer pessoa conseguia acessá-la para obter a orientação.

A despeito da informação de que o site foi invadido e ativado indevidamente, a plataforma “tratecovbrasil.saude.gov.br” foi divulgada pelo próprio ministério nas notícias do site oficial da pasta. Pazuello lançou a plataforma em 11 de janeiro, durante visita a Manaus.

O diagnóstico é do médico, não é do exame, não é do teste, não aceitem isso. (…) o exame laboratorial, o teste é complemento do diagnóstico médico, até porque a medicação pode e deve começar antes desses exames complementares. Caso o exame lá na frente, por alguma razão, dê negativo, ele reduz a medicação e tá ótimo. Não vai matar ninguém, pelo contrário, salvará no caso da covid“, disse o general, na ocasião.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cancelada minha assinatura . Ufa ! Demorou Crusoe . Agora e CNN . Imparcial ...lá e análise fria ...os dois lados . Tchau !!!!!

    1. Oba. Já estava cansado da sua mediocridade. Por favor, cumpra a sua promessa!

    1. Sim Maria. O voto decente e bem pensado é a melhor vacina contra a incompetência do go remo genocida e necrófilo!

  2. O país refém da Medicina. Acredito que a única corporação que rivalizou com a Medicina foi a dos Carpinteiros e Pedreiros, na Idade Média. Hoje, qualquer cidadão faz a fundação de uma casa/prédio pela Internet. O Sindicato da Construção Civil? Calada. Consertar Eletrônicos? Tudo na Internet. Bulas de medicamento? Tem, sim. Se sei quais são os sintomas, coloco no Google, logo vem as possíveis doenças e os tratamentos. Mas precisamos dos médicos. Quero ver convencer os chineses. Farmácia milenar.

    1. Jaime, o Barney Flintstones. Já temos projetos de diagnósticos dentro de hospitais usando a inteligência artificial. É óbvio que o algoritmo por trás, é fruto de mentes brilhantes, não dessas cabeças arcaicas do Ministério da Saúde. No app do Ministério da Saúde, a pessoas coloca que tem 150 anos, não está respirando por falta de oxigênio há 80 anos e o app indica como tratamento tomar cloroquina. Jaime, saímos da caverna. Você quer voltar a viver na caverna?

    2. Só pra reforçar, hidroxicloroquina não ajuda no combate da covid e ainda pode piorar o quadro clínico. Comentário foi só para reforçar a informação mesmo! 😇

  3. NÓS NÃO TEMOS MINISTÉRIO DA SAÚDE, TEMOS APENAS MINISTÉRIO DA DOENÇA: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/01/21/interna_nacional,1231117/governo-gasta-r-90-milhoes-em-tratamento-precoce-mas-nao-pagou-butantan.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO