Crusoé
02.12.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    “Saída do Pacto de Migração não muda nada”, diz professor do Ibmec

    A retirada do Brasil do Pacto Global para a Migração da ONU não altera a situação dos migrantes e refugiados no país. Também não muda o status dos brasileiros no exterior. Essa é a opinião do advogado e professor de Direito Internacional do Ibmec, Dorival Guimarães Pereira Júnior. "O alarmismo em torno da saída do...

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 09.01.2019 13:42 comentários 7
    Migrantes venezuelanos chegam em Cuiabá migração
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A retirada do Brasil do Pacto Global para a Migração da ONU não altera a situação dos migrantes e refugiados no país. Também não muda o status dos brasileiros no exterior. Essa é a opinião do advogado e professor de Direito Internacional do Ibmec, Dorival Guimarães Pereira Júnior.

    "O alarmismo em torno da saída do Brasil não faz sentido. Os direitos dos migrantes no país estão assegurados pela Lei de Migração (Lei 13.445), de 2017", diz Pereira, que coordena o curso de graduação de Direito no Ibmec, em Belo Horizonte. "Os venezuelanos que chegam por aqui, por exemplo, retiram um visto temporário para acolhida humanitária e têm os direitos reconhecidos. A retirada deste documento é muito mais simplificada do que na maior parte do mundo."

    A situação dos refugiados, que fogem de guerras, perseguições ou catástrofes, está garantida pelo Estatuto de 1997. "Em relação aos refugiados, o Brasil não deve nada a ninguém. Temos uma lei que é considerada uma das mais modernas do mundo na proteção dos refugiados."

    A novidade, segundo Pereira, é que a abordagem do estado brasileiro não é mais a mesma. "O novo governo deixou de privilegiar o multilateralismo, que outorga a entidades internacionais o poder de decidir sobre alguns temas. A rota agora manda que as questões sejam tratadas de forma individual."

    Diários

    Trump conseguirá aproximar Israel e Síria?

    João Pedro Farah Visualizar

    Consulado dos EUA convoca "luta contra o narcoterrorismo"

    Redação Crusoé Visualizar

    "Perfil dos migrantes venezuelanos mudou", diz analista político peruano

    João Pedro Farah Visualizar

    As elites que Lula não vê

    Duda Teixeira Visualizar

    Economia pesa e aprovação de Trump cai

    José Inácio Pilar Visualizar

    Petistas reclamam da polícia em cartilha de segurança pública

    Duda Teixeira Visualizar

    Mais Lidas

    A granada sem pino de Jorge Messias

    A granada sem pino de Jorge Messias

    Visualizar notícia
    A hora e a vez da isentolândia

    A hora e a vez da isentolândia

    Visualizar notícia
    As elites que Lula não vê

    As elites que Lula não vê

    Visualizar notícia
    Boulos e Lula contra o sistema?

    Boulos e Lula contra o sistema?

    Visualizar notícia
    Crônica estoica: a brevidade da vida

    Crônica estoica: a brevidade da vida

    Visualizar notícia
    Ninguém liga para Luciano Huck

    Ninguém liga para Luciano Huck

    Visualizar notícia
    O braço violento de Maduro na América Latina

    O braço violento de Maduro na América Latina

    Visualizar notícia
    "Perfil dos migrantes venezuelanos mudou", diz analista político peruano

    "Perfil dos migrantes venezuelanos mudou", diz analista político peruano

    Visualizar notícia
    Pesquisa: Leite lidera a engarrafada corrida pelo Senado no RS

    Pesquisa: Leite lidera a engarrafada corrida pelo Senado no RS

    Visualizar notícia
    Petistas reclamam da polícia em cartilha de segurança pública

    Petistas reclamam da polícia em cartilha de segurança pública

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Migração

    Pacto pela migração

    Refugiados

    < Notícia Anterior

    Demarcação com conselho de ministros

    09.01.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Discípulo de Olavo, assessor internacional, provável porta-voz

    09.01.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (7)

    Francisco

    2019-01-09 21:53:04

    Eu tive a sorte de morar em Paris quando Paris era Paris. Hoje Paris não é mais "une bonde" . quem quiser conhecer a França que corra, porque daqui a uns anos, A Notre Dame seguirá o mesmo caminho que a catedral de Sofia em Constantinopla. Construirão dois minaretes nas torres seccionadas da Ile de France! Voilà! Cést dommage!


    Eh-vide4nte

    2019-01-09 21:51:38

    Já que tivemos que " engolir" a lei de imigração do Libanês Temer...agora pelo menos pode-se ter algum filtro. E também PRIORIZAR o BRASILEIRO...no mínimo!! Porque a lei de Temer colicou os brasileiros em último lugar na fila do emprego!!!!


    Cirval

    2019-01-09 21:51:17

    O Bolsonaro tomou essa medida com se fosse considerada de impacto em seu governo, mas é apenas perfumaria. Estima-se que o Brasil tenha apenas 0,4% da migração mundial, o que significa que não é nada. O especia lista tem razão, mas se houvesse algum efeito na medida ela afetaria mais o próprios brasileiros, pois a emigração de brasileiros é maior do que a imigração de estrangeiros. Muito barulho para nada, e também muita perda de de tempo com pseudoproblemas. Há necessidades mais prementes.


    Rodrigo

    2019-01-09 17:24:09

    Ufa, pelo menos um que pensa!!!!


    Jose

    2019-01-09 13:53:15

    O professor esta errado. Multilaterialismo é tomar decisões sistêmicas juntos mas com implementação separadas de acordo com as metas de cada pais. É assim que as convenções funcionam. O oposto é tomar decisões isoladas com a esperança de que o problema desaparecerá. É o mesmo de colocar segurança na sua casa esperando que com isso a violência da sociedade diminuirá. Deveriam ter estudado a teoria de sistemas.


    LUIS

    2019-01-09 13:48:03

    Um executivo que decide do jeito que quer faz toda a diferença.


    CARMEN

    2019-01-09 13:45:28

    Que assim seja.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (7)

    Francisco

    2019-01-09 21:53:04

    Eu tive a sorte de morar em Paris quando Paris era Paris. Hoje Paris não é mais "une bonde" . quem quiser conhecer a França que corra, porque daqui a uns anos, A Notre Dame seguirá o mesmo caminho que a catedral de Sofia em Constantinopla. Construirão dois minaretes nas torres seccionadas da Ile de France! Voilà! Cést dommage!


    Eh-vide4nte

    2019-01-09 21:51:38

    Já que tivemos que " engolir" a lei de imigração do Libanês Temer...agora pelo menos pode-se ter algum filtro. E também PRIORIZAR o BRASILEIRO...no mínimo!! Porque a lei de Temer colicou os brasileiros em último lugar na fila do emprego!!!!


    Cirval

    2019-01-09 21:51:17

    O Bolsonaro tomou essa medida com se fosse considerada de impacto em seu governo, mas é apenas perfumaria. Estima-se que o Brasil tenha apenas 0,4% da migração mundial, o que significa que não é nada. O especia lista tem razão, mas se houvesse algum efeito na medida ela afetaria mais o próprios brasileiros, pois a emigração de brasileiros é maior do que a imigração de estrangeiros. Muito barulho para nada, e também muita perda de de tempo com pseudoproblemas. Há necessidades mais prementes.


    Rodrigo

    2019-01-09 17:24:09

    Ufa, pelo menos um que pensa!!!!


    Jose

    2019-01-09 13:53:15

    O professor esta errado. Multilaterialismo é tomar decisões sistêmicas juntos mas com implementação separadas de acordo com as metas de cada pais. É assim que as convenções funcionam. O oposto é tomar decisões isoladas com a esperança de que o problema desaparecerá. É o mesmo de colocar segurança na sua casa esperando que com isso a violência da sociedade diminuirá. Deveriam ter estudado a teoria de sistemas.


    LUIS

    2019-01-09 13:48:03

    Um executivo que decide do jeito que quer faz toda a diferença.


    CARMEN

    2019-01-09 13:45:28

    Que assim seja.



    Notícias relacionadas

    Trump conseguirá aproximar Israel e Síria?

    Trump conseguirá aproximar Israel e Síria?

    João Pedro Farah
    01.12.2025 18:29 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Consulado dos EUA convoca "luta contra o narcoterrorismo"

    Consulado dos EUA convoca "luta contra o narcoterrorismo"

    Redação Crusoé
    01.12.2025 17:26 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    "Perfil dos migrantes venezuelanos mudou", diz analista político peruano

    "Perfil dos migrantes venezuelanos mudou", diz analista político peruano

    João Pedro Farah
    01.12.2025 14:46 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    As elites que Lula não vê

    As elites que Lula não vê

    Duda Teixeira
    01.12.2025 13:11 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso