Crusoé
09.09.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    'Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha': leia os principais trechos do discurso de Bolsonaro na Paulista

    No discurso de cerca de vinte minutos na Avenida Paulista, diante de 125 mil apoiadores, Jair Bolsonaro voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal e, em especial, o ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “canalha”. Ele disse que não irá mais cumprir decisões do ministro e, sem explicar como, afirmou que pretende determinar...

    avatar
    Ana Viriato
    avatar
    Fabio Leite
    6 minutos de leitura 07.09.2021 17:54 comentários 10
    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante manifestação na avenida Paulista
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    No discurso de cerca de vinte minutos na Avenida Paulista, diante de 125 mil apoiadores, Jair Bolsonaro voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal e, em especial, o ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de “canalha”. Ele disse que não irá mais cumprir decisões do ministro e, sem explicar como, afirmou que pretende determinar que “presos políticos” sejam soltos. Bolsonaro também atacou o Tribunal Superior Eleitoral e seu presidente, Luís Roberto Barroso, embora não tenha mencionado o nome do ministro. Referindo-se ao processo eleitoral brasileiro, o mesmo que o elegeu em 2018, ele disse que não pode participar de uma farsa. Por fim, Bolsonaro afirmou que “só Deus” o tira do Palácio do Planalto. Confira a seguir, os principais trechos do discurso.

    ‘Não podemos admitir mais que pessoas que agem dessa maneira continuem a exercer cargos importantes’

    "Continuamos jogando dentro das quatro linhas, mas não admitiremos que uma dessas pessoas jogue fora das quatro linhas. Não podemos admitir uma só pessoa na Praça dos Três Poderes querer fazer valer a sua vontade, querer inventar inquéritos, querer suprimir a liberdade de expressão, querer continuar prendendo pessoas honestas por simples acusação de crime de opinião. Queremos a paz, o diálogo e a prosperidade. Não podemos admitir mais que pessoas que agem dessa maneira continuem a exercer cargos importantes.”

    ‘Sai Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha’

    “Quando alguém do Poder Executivo começa a falhar, eu converso com ele. Se ele não se enquadra, eu demito. No Legislativo não é diferente. Quando um deputado ou senador começa a fazer algo que incomoda a todos nós e que está fora das quatro linhas, geralmente ele é submetido ao Conselho de Ética e pode perder o seu mandato. Já no nosso Supremo Tribunal Federal isso, infelizmente, não acontece. Temos um ministro dentro do Supremo que ousa continuar fazendo aquilo que nós não admitimos. Logo um ministro, que deveria zelar pela nossa liberdade, pela democracia e pela Constituição, faz exatamente o contrário. Ou esse ministro se enquadra ou ele pede para sair. Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas, turve a nossa democracia e ameace a nossa liberdade. Dizer a esse ministro que ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda de arquivar seus inquéritos -- ou melhor, acabou o tempo dele. Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha! Deixa de oprimir o povo brasileiro. Deixa de censurar o seu povo. Mais do que isso, nós devemos, sim, porque falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade. Dizer a vocês que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou. Ele tem tempo ainda para pedir [inaudível] e cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais. Liberdade aos presos políticos! Fim da censura! Fim da perseguição para os conservadores!”

    ‘Não posso participar de uma farsa como essa patrocinada pelo presidente do TSE’

    “Nós acreditamos e queremos a democracia. A alma da democracia é o voto. Não podemos admitir um sistema eleitoral que não oferece qualquer segurança por ocasião das eleições. Dizer também que não é uma pessoa do Tribunal Superior Eleitoral que vai nos dizer que esse processo é seguro e confiável, porque não é. Não podemos admitir um ministro do Tribunal Superior Eleitoral também usando sua caneta para desmonetizar páginas que criticam esse sistema de votação. Nós queremos eleições limpas, democráticas, com voto auditável e contagem pública. Não podemos ter eleições que pairem dúvidas sobre os eleitores (sic). Nós queremos eleições limpas, auditáveis e com contagem pública. Não posso participar de uma farsa como essa patrocinada ainda pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral.”

    ‘Não vamos admitir que pessoas como Moraes continuem a açoitar a democracia’

    “Hoje, temos uma fotografia para mostrar para o Brasil e para o mundo não de quem está agora aqui nesse carro de som, mas uma fotografia de vocês para mostrar para o mundo e para o Brasil que as cores da nossa bandeira são verde e amarela e, cada vez mais, nós somos conservadores. Cada vez mais, nós respeitamos as leis e a Constituição. E não vamos mais admitir que pessoas como Alexandre de Moraes continuem a açoitar a nossa democracia e desrespeitar a nossa Constituição. Ele teve todas as oportunidades para agir com respeito a todos nós, mas não agiu dessa maneira, como continua não agindo. Como, agora há pouco, interceptou um cidadão americano para ser inquirido sobre atos antidemocráticos. Uma vergonha para o nosso país, patrocinada por Alexandre de Moraes. Esse é o primeiro encontro que nós temos e podem ter certeza de que ao lado de vocês superaremos todos os obstáculos."

    ‘Só Deus me tira de lá’

    “Temos uma pátria que ninguém tem, um povo maravilhoso, tudo para ser o [inaudível], o que faltava eram políticos de qualidade. Hoje, nós prestamos contas a vocês e, não, a partidos políticos. Cada vez mais, a certeza do nosso futuro. O apoio de vocês é primordial, indispensável, para seguirmos adiante. Nesse momento, quero, mais uma vez, agradecer a todos vocês. Agradecer a Deus pela minha vida e pela missão. E dizer àqueles que querem me tornar inelegível em Brasília: só Deus me tira de lá. E àqueles que pensam que com uma caneta podem me tirar da Presidência, digo uma coisa.. Nós temos três alternativas, em especial para mim: preso, morto ou com vitória. Dizer aos canalhas que eu nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus, mas a vitória é de todos nós.”

    Diários

    Por que Moraes pegou leve com Ramagem

    Duda Teixeira Visualizar

    O PT existiria sem anistia?

    Duda Teixeira Visualizar

    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Duda Teixeira Visualizar

    O ressentimento de Eduardo Bolsonaro com Mourão

    Redação Crusoé Visualizar

    Janaina Paschoal: "Não tem livro de direito que sustente isso"

    Duda Teixeira Visualizar

    Brasileiros veem aumento do risco de corrupção com 'orçamento secreto'

    Redação Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    A bandeira na Paulista e a vassalagem simbólica

    A bandeira na Paulista e a vassalagem simbólica

    Visualizar notícia
    A força dos "nem Lula, nem Bolsonaro"

    A força dos "nem Lula, nem Bolsonaro"

    Visualizar notícia
    Após enviar cartas a bancos brasileiros, EUA estudam próximos passos

    Após enviar cartas a bancos brasileiros, EUA estudam próximos passos

    Visualizar notícia
    Brasileiros veem aumento do risco de corrupção com 'orçamento secreto'

    Brasileiros veem aumento do risco de corrupção com 'orçamento secreto'

    Visualizar notícia
    França à beira de mais um colapso governamental

    França à beira de mais um colapso governamental

    Visualizar notícia
    Governo Lula não sabe a explicação para as cores da bandeira

    Governo Lula não sabe a explicação para as cores da bandeira

    Visualizar notícia
    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Visualizar notícia
    Janaina Paschoal: "Não tem livro de direito que sustente isso"

    Janaina Paschoal: "Não tem livro de direito que sustente isso"

    Visualizar notícia
    O Brasil está mal de patriotas dos dois lados

    O Brasil está mal de patriotas dos dois lados

    Visualizar notícia
    O político mais rejeitado por São Paulo

    O político mais rejeitado por São Paulo

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Avenida Paulista

    discurso

    Jair Bolsonaro

    Sete de Setembro

    < Notícia Anterior

    Ato de Bolsonaro em SP contou com 150 soldados do Exército à paisana

    07.09.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Bolsonaristas que seguem na Esplanada saem à caça de jornalistas

    07.09.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Ana Viriato

    author

    Fabio Leite

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Viking

    2021-09-08 08:55:39

    É o começo do fim! O Sociopata e seu gado , seu rebanho, caminham céleres em direção ao abatedouro político . Constituem a escória política do país !


    Jose

    2021-09-08 08:51:09

    chega deste genocida suicida


    Jose

    2021-09-08 08:50:20

    o pais e a economia nao aguenta ate final de 2022 este genocida , artur lira precisa tomar uma atitude patriotica e aceitar o seu impectman pois sera menos dolorosa para o pais, onde o mourao asssume sendo uma pessoa equilibrada e sensata


    Jose

    2021-09-08 08:46:20

    Mourão no aquecimento


    Jose

    2021-09-08 08:45:49

    os gados acretitaram que ia ter 2 milhões na paulista, e felizmente so teve 114mil kkkkkkkk


    Joao

    2021-09-08 07:27:33

    PATÉTICO!! E o gado mugindo, feliz!!


    Odete6

    2021-09-08 01:54:49

    Sai, broncossauro!!! Você sempre foi, é, piorou e JAMAIS deixará de ser canalha!!!


    Isolina

    2021-09-08 00:30:07

    Além de genocida é INSANO E MENTIROSO.


    Mario

    2021-09-07 22:47:59

    Vou ficando com a impressão de que o Bozo festá forçando o impeachment como saida mais honrosa para não passar vergonha perdendo a eleição para o molusco. De quebra ele prejudica o ex-presidiário, pois no confronto direto daquele criminoso com alguma 3a via desconhecida e salvadora da pátria, ele vai acabar enterrado de vez. Talvez seja melhor que as coisas aconteçam dessa forma.


    Diva

    2021-09-07 20:56:51

    Blá blá blá, quanta besteira. Impeachment já! Nem lula nem bolsonaro. CHEGA!


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Viking

    2021-09-08 08:55:39

    É o começo do fim! O Sociopata e seu gado , seu rebanho, caminham céleres em direção ao abatedouro político . Constituem a escória política do país !


    Jose

    2021-09-08 08:51:09

    chega deste genocida suicida


    Jose

    2021-09-08 08:50:20

    o pais e a economia nao aguenta ate final de 2022 este genocida , artur lira precisa tomar uma atitude patriotica e aceitar o seu impectman pois sera menos dolorosa para o pais, onde o mourao asssume sendo uma pessoa equilibrada e sensata


    Jose

    2021-09-08 08:46:20

    Mourão no aquecimento


    Jose

    2021-09-08 08:45:49

    os gados acretitaram que ia ter 2 milhões na paulista, e felizmente so teve 114mil kkkkkkkk


    Joao

    2021-09-08 07:27:33

    PATÉTICO!! E o gado mugindo, feliz!!


    Odete6

    2021-09-08 01:54:49

    Sai, broncossauro!!! Você sempre foi, é, piorou e JAMAIS deixará de ser canalha!!!


    Isolina

    2021-09-08 00:30:07

    Além de genocida é INSANO E MENTIROSO.


    Mario

    2021-09-07 22:47:59

    Vou ficando com a impressão de que o Bozo festá forçando o impeachment como saida mais honrosa para não passar vergonha perdendo a eleição para o molusco. De quebra ele prejudica o ex-presidiário, pois no confronto direto daquele criminoso com alguma 3a via desconhecida e salvadora da pátria, ele vai acabar enterrado de vez. Talvez seja melhor que as coisas aconteçam dessa forma.


    Diva

    2021-09-07 20:56:51

    Blá blá blá, quanta besteira. Impeachment já! Nem lula nem bolsonaro. CHEGA!



    Notícias relacionadas

    Por que Moraes pegou leve com Ramagem

    Por que Moraes pegou leve com Ramagem

    Duda Teixeira
    09.09.2025 15:10 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O PT existiria sem anistia?

    O PT existiria sem anistia?

    Duda Teixeira
    09.09.2025 14:30 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Itamaraty mostra que tem lado em nota sobre atentado em Ramot

    Duda Teixeira
    09.09.2025 11:57 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O ressentimento de Eduardo Bolsonaro com Mourão

    O ressentimento de Eduardo Bolsonaro com Mourão

    Redação Crusoé
    09.09.2025 11:34 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso