Rússia veta resolução dos EUA no Conselho de Segurança da ONU
Como esperado, Rússia e China vetaram nesta quarta-feira, 25, a resolução proposta pelos EUA no Conselho de Segurança da ONU (foto) sobre o conflito entre Israel e o Hamas. O placar foi de 10 votos favoráveis e 3 contra, com 2 abstenções. É a terceira vez que o CS fracassa em adotar uma resolução desde...
Como esperado, Rússia e China vetaram nesta quarta-feira, 25, a resolução proposta pelos EUA no Conselho de Segurança da ONU (foto) sobre o conflito entre Israel e o Hamas. O placar foi de 10 votos favoráveis e 3 contra, com 2 abstenções. É a terceira vez que o CS fracassa em adotar uma resolução desde o massacre de 1.400 civis israelenses pelo grupo terrorista, no dia 7.
O texto americano afirmava o direito de Estados se defenderem de ataques, sem nomear Israel, mas em clara alusão ao aliado —o que o país de Vladimir Putin, que invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e segue provocando mortes de civis no país, obviamente barraria. Segundo a Folha, os EUA alteraram o documento para incluir nele um apelo direto ao estabelecimento de pausas humanitárias.
O texto dos americanos não incluía nenhum apelo por um cessar-fogo. O CS deve votar em seguida, e provavelmente vetar, uma nova resolução dos russos que propõe um “cessar-fogo humanitário” e exorta Israel a abandonar “imediatamente” a ordem de que os palestinos saiam do norte de Gaza.
No último dia 18, os EUA vetaram a resolução que havia sido proposta pelo Brasil justamente porque ela não citava o direito de autodefesa israelense.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2023-10-26 15:53:19Esse pessoal não se atém à essência dos problemas. A ONU parece ter se tornado uma arena caricata onde um país fica apenas pirraçando o outro, bem longe do que interessa como abordagem do que é, de fato, fundamental em cada assunto.