Reprodução Euro News

Rússia prepara operação de sabotagem como pretexto para invasão, diz jornal

14.01.22 15:30

Um oficial do governo americano afirmou ao jornal Washington Post nesta sexta, 14, que a Rússia está preparando um grupo de agentes para causar um evento em território ucraniano que possa ser usado como desculpa para uma invasão militar.

Segundo o jornal, os agentes têm treinamento em guerrilha urbana e no uso de explosivos para realizar atos de sabotagem. Eles planejam atacar forças que estão dentro da Ucrânia e são apoiadas pela Rússia. Dessa maneira, Moscou poderia culpar o governo ucraniano e deflagrar uma invasão.

Na última quinta, 13, o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, disse que a Rússia estava tentando criar um argumento para justificar uma invasão, incluindo atividades de sabotagem e operações de desinformação.

Nos últimos meses, a Rússia deslocou mais de 100 mil soldados, tanques (foto) e veículos de transporte perto da fronteira com a Ucrânia.

Nesta sexta, 14, sites do governo ucraniano ficaram fora do ar após um ataque hacker. A suspeita é que o autor tenha ligação com a Rússia.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As cartas estão sobre a mesa. Os europeus precisam do gás com a aproximação do Inverno. Mas não podem fechar os olhos diante da movimentação de tropas russas. Vai q os soldados não estejam vacinados, usando máscaras? Absurdo. Por outro lado, um pedido de entrada da Ucrânia na NATOseria visto como uma provocação pelos russos: se a OTAN não aceitou antes, porque aceitaria AGORA? O fato é q as repúblicas da ex-URSS deveriam ter procurado a OTAN desde 1991. Agora é tarde. Só os E.U.A na causa.

  2. Quais as consequências deste conflito para a economia muldial? Mais pobreza, dólar mais alto e queda do setor agrícola. Um mundo inseguro novamente.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO