Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Ruralistas rejeitam Funai

04.12.18 18:20

Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária aconselharam a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a não aceitar que a Fundação Nacional do Índio, a Funai, seja incorporada à pasta.

Para a bancada ruralista, o Ministério da Agricultura só teria condições de cuidar da parte de agricultura indígena. “Para a parte social indígena, não temos estrutura”, disse a Crusoé o deputado Alceu Moreira (foto), do MDB.

O parlamentar emedebista, que assumirá a presidência da FPA a partir de 2019, quando a ministra assumir, se reuniu com Tereza e outros integrantes da bancada nesta terça-feira, 4, em Brasília.

Em entrevista nesta segunda-feira, 3, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a fundação, hoje vinculada ao Ministério da Justiça, deve ser transferida para a pasta que será comandada por Tereza.

O presidente eleito Jair Bolsonaro, contudo, afirmou hoje que a Funai poderá acabar no Ministério da Cidadania, pasta que já abrigará as áreas de desenvolvimento social, cultura e esportes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tem que extinguir o ministério da agricultura. Deveria ser somente uma secretária pequena em um ministério decente de produção. Até hoje, este ministério só serviu para distribuir dinheiro público para os ruralistas.

    1. Carro-chefe? Nunca. Veja a participação do setor no nosso PIB.

    2. Extinção é exagero. Goste ou não, o agronegócio é o carro-chefe de nossa economia. Melhorar gestão, com governança, é solução. Esqueçamos o passado de governos corruptos e clientelistas. O Brasil já mudou e vai mudar mais ainda, queira-se ou não.

    1. Não há problema indígena. Há problema dos brasileiros que discriminam os indígenas. Se não fosse pelos índios, a nossa amazonia já teria sido toda desmatada pelos colonos sulistas.

    2. Para que se possa extinguir a Funai, a mesma deve ser incorporada e paulatinamente absorvidas as funções sociais. Quando se vê o problema indígena deve-se analisar como um todo.

  2. Cidadania para os índios(direitos e deveres).Deixar de tratá-los como exóticos.Sua cultura,hábitos e costumes,respeitados.Mas,com funções adequadas a interação com a República,a qual estão inseridos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO