Roteiro de Lavrov mostra sua real intenção
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), irá para Cuba, Venezuela e Nicarágua depois de deixar o Brasil. Em comum, os três países são ditaduras governadas pela esquerda. Mais do que isso: defendem a posição da Rússia na invasão da Ucrânia. Assim que a guerra começou, em fevereiro do ano passado, o...
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), irá para Cuba, Venezuela e Nicarágua depois de deixar o Brasil.
Em comum, os três países são ditaduras governadas pela esquerda. Mais do que isso: defendem a posição da Rússia na invasão da Ucrânia.
Assim que a guerra começou, em fevereiro do ano passado, o ditador Nicolás Maduro, anunciou: "A Venezuela está com Putin". O nicaraguense Daniel Ortega foi na mesma linha: "A Rússia só está se defendendo". O cubano Miguel Díaz-Canel disse que seu país e a Rússia têm "o mesmo inimigo".
Lavrov, portanto, está buscando consolidar o apoio que já tem, tanto nesses países como no Brasil. Se conseguir tirar desses ditadores frases contra as sanções econômicas impostas à Rússia — no Brasil, o ministro Mauro Vieira se prestou a esse serviço — melhor ainda. Lavrov também quer mostrar ao resto do mundo que a aventura desastrosa de Vladimir Putin conta com aprovação de aliados internacionais. O Brasil, claro, entrou nesse jogo.
Na segunda, 17, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, enviou uma mensagem a esses ditadores em uma coletiva de imprensa.
"Todos esses países são soberanos, e tomam suas próprias decisões. Mas nós gostaríamos, no entanto, que seus líderes encontrassem tempo em suas agendas apertadas para se reunir também com os líderes ucranianos", disse Kirby.
O porta-voz também afirmou que eles deveriam perguntar a Lavrov sobre as atrocidades cometidas pelas tropas russas na Ucrânia.
O recado para o Brasil foi bem parecido: "Francamente, nesse caso, o Brasil está repetindo propaganda russa e chinesa sem olhar para os fatos".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ROMEU
2023-04-19 17:09:29O Lula está onde sempre esteve, ao lado da sua plateia barulhenta, falando besteiras e correndo mundo às nossas custas. Os encontros com Lavrov fazem parte do show para a sua plateia.
Manoel
2023-04-19 14:35:00O pior é ouvir nosso ditador-corrupto louvando a democracia.
CARLOS
2023-04-19 11:40:35A ser explicada por especialistas (psiquiatras?) a grande fixação do Lula por ditadores.... Não pode ver um, que se abre todo....
Oswaldo
2023-04-19 11:40:06Isso aí , Lula, os jornais ocidentais já falam do seu alinhamento com ditaduras , como essas que Lavrov estará visitando para angariar pontos para a proposta russa de acabar com a guerra e ficar com os territórios ocupados ... QUE VERGONHA VOCÊ É PARTA ESTÁ NAÇÃO
SERGIO SANTOS
2023-04-19 11:17:41A quadrilha no poder não! em todos os poderes!! Só não enxerga quem é inocente, ingênuo ou megalomaníaco!!
Ana.
2023-04-19 10:52:04E viva a democracia brasileira faz o L aí
Mara
2023-04-18 19:16:06Duda, faça um levantamento e publique na edição semanal uma matéria sobre todas as oportunidades de negócios perdidas desde o início da atual gestão. Lembra do desprezo pela participação do Brasil na Estação Espacial Internacional? Quantos empregos perdemos na nova ordem mundial de relações comerciais após pandemia? Temo caminharmos para a “argentinação” na economia. Gostaria de ler sobre o assunto, tragam especialistas.
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-04-18 17:59:14Brasil sempre na vanguarda da vergonha. Rio Branco se contorcendo no caixão, coitado.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-04-18 14:35:43A posição de Lula é hipócrita e desumana. Condiz coa as esquerdas em todo o mundo e como brasileiro, sinto enorme vergonha. Como pode o Brasil se jogar nessa ideologia de extrema esquerda que assassinou milhares de vidas? Lula pode fazer e falar o que quizer? Será que ele só sabe fazer isso? Certa vez, no passado, na época do Fernando Collor, Lula criticou-o por ter a Presidência do Brasil nas mãos e só fazer negociatas e corrupção, perdendo o bonde da História. Igual ao Lula!
Xico Só
2023-04-18 12:33:40A quadrilha no poder tão ditadores quanto entrega o Brasil aos ditadores assassinos chineses e russos e se o Congresso Nacional não frear estes criminosos antes do Natal seremos escravizados.