Nelson Jr./SCO/STF

Rosa Weber suspende pagamentos de emendas do orçamento paralelo

05.11.21 20:08

A ministra Rosa Weber (foto), do Supremo Tribunal Federal, mandou suspender “integral e imediatamente” a execução das chamadas emendas de relator, que compõem o orçamento paralelo usado pelo governo de Jair Bolsonaro para comprar apoio político no Congresso.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 5, nas ações movidas pelos partidos Cidadania, PSB e PSOL contra a prática e depois de o governo empenhar cerca de 3 bilhões de reais em emendas secretas no mês de outubro, às vésperas da discussão e votação da PEC dos Precatórios, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados na madrugada de quinta-feira, 4.

A ministra determinou ainda que seja dado pelo governo e pelo Congresso “ampla publicidade” às emendas de relator. Ela ordenou que todas as indicações e execuções de recursos das emendas de relator sejam registradas em plataforma eletrônica do sistema do Orçamento para acesso público.

Rosa afirmou que a prática atual é “incompatível com a forma republicana e o regime democrático de governo” e que ela promove “segredo injustificado sobre os atos pertinentes à arrecadação de receitas, efetuação de despesas e destinação dos recursos públicos”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alguém dúvida que os mesmos de sempre votarão contra Rosa Weber? Kassio Nunes, Gilmar Mente, Ricardo Levandowisky, Dias Tofrito e ouso arriscar até o careca Xandão, que só tem cara de macho, mas é outro pau mandado

  2. Parabéns, Rosa Weber. Mas é incrível pensar que na votação no Plenário do STF, boa parte dos ministros deverá votar a favor do orçamento secreto. Como pode haver orçamento secreto em uma república? Onde está a transparência e honestidade para com o cidadão?

  3. A decisão proferida pela ministra Rosa Weber serve para lembrar que o Brasil é uma república e não uma ditadura e que o Congresso não pode legislar contra a própria democracia para corromper a representação parlamentar, contaminando o sistema de governo com o uso de verbas públicas destinadas a facilitar a reeleição de parlamentares, aspecto que desequilibra as eleições e vicia a representação popular por atrelar a legitimidade de programas sociais aos seus interesses privados.

  4. Parabéns, ministra Rosa Weber, pela decisão legal, sábia e cirúrgica que estancou a vergonhosa transação financeira do desgoverno com políticos de baixa estatura moral, utilizando de forma criminosa o dinheiro do povo, dos nossos impostos… Confiamos que a banda decente do STF confirme e referende sua determinação, Ministra.

  5. ROSA WEBER É UMA JUÍZA DE CARREIRA, HONRADA E EXTREMAMENTE COMPETENTE. AS VEZES COMETE ERROS PELO JULGAMENTO NO PLENO QUE NA MAIORIA É ENCABEÇADA PELO GANGSTER BEÇOLA, ENTÃO NÃO ACERTA TODAS POR RAZÕES QUESTIONÁVEIS E NÃO REPUBLICANAS DE FAVORECIMENTO AO GOVERNO E SUA QUADRILHA NO CONGRESSO. MAS NESSA SITUAÇÃO DECIDIU BEM E TERÁ DIFICULDADES DE MANUTENÇÃO NO PLENÁRIO DA CORTE. MAS É UM FREIO MESMO QUE PROVISORIAMENTE NAS INTENÇÕES DA ORCRIM POIS O DEMENTE COMPRA APOIO DESSES BANDIDOS🇧🇷🚔⚔☠

    1. Nos governos LULADRĀO,era CRIME (mensalão)Mas com o ASNO de chifres tá tudo certo. O LADRĀO dos outros é pior que os nossos.Salve o CHIFRUDO,q ia acabar com a corrupção.

  6. A ministra mais uma vez interfere onde não pode pois se houver algo errado na execução do orçamento cabe ao Congresso Nacional decidir sobre isto . onde estavam nossos doutos ministros quando desgovernos faziam bem pior . calados pianinho .. MAS o que se pode esperar de um Congresso Nacional que livremente homologou um estupro contra um de seus membros? por isto defendo há muito tempo que SÓ O PODEROSO ART 142 DA CF salva este país do caos .. quem sobreviver verá .. aguardem 2022 o pior virá.

    1. PAULO vagabundo canalha cúmplice do ladrão do fundo ser Moro você é puro LIXO e o que diz são bravata ou mentiras .. seu problema é falta de testosterona no reverso .. canalha.

    2. 😅😂🤣🤣🤣🤣🤣. Então o palarmentar tem que levar o caso para o MPF, e esse levar até o STF? 😄😄😄😄😄😄🥱. Amaury, que porra vc está falando? IMBECIL, IMBECIL DO CARALHO. IMBECIL DO CARALHO DO CARALHO. A Rosa Weber suspendeu o pagamento das emendas do relator, depois que parlamentares entraram com uma ação no STF, denunciando à prática adotada pelo governo. O PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO, não outro parlamentar ou o presidente. Entendeu ou quer que eu desenhe?

    3. Paulinho sabe tudo,em vês de perguntar pro Amaury ,pergunta Pd

    4. PAULO imbecil ridículo e enryal desvio e feito sob processo iniciado no MPF e recomendação do PGR você está tão acostumado a ser estuprado que estranha a legalidade . de quatro você pensa com o rabo em vez do cérebro.

    5. Que porra é essa Amaury? O que tem haver Ministério Público e PGR? Essas instituições tem que se manifestar favoráveis a quê? Explica para mim vovô Chiquinho. Eu gosto de aprender com os muito mais velhos...

    6. PAULO teu fanatismo esquizofrênico vai além do cinismo ignorância e insanidade . discutir com psicopatas é para psiquiatras . um ministro poderia abrir processo desde que o ministério público ou procuradoria se manifestem favoráveis .. vá postar jumento ignorante.

    7. Chiquinho Feiosa, o STF foi provocado por parlamentares. E a ministra Rosa Weber tomou uma decisão com base na constituição. EU TE PERGUNTO: ONDE ESTAVAM OS MINISTROS, QUANDO OS BOLSONAROS FAZIAM RACHADINHA? O MECANISMO foi atacado pela Lava Jato. Bolsonaro acabou com a Lava Jato. Weber tomou a decisão certa. Amaury, vc é patético. Critica a ditadura de Cuba e quer uma ditadura no Brasil. Difícil entender a mente de um imbecil. Mor🇧🇷 Presidente.

    8. MARIA você tem toda razão .. parabéns Vaka Lôka.

    1. Amaury, seu imbecil. O STF foi inicialmente à favor da Lava Jato. Caso não se lembre, o Lula foi preso. PORÉM, BOLSONARO ACABOU COM A LAVA JATO, e o que vemos agora, são inúmeros retrocessos no combate à corrupção. Esse orçamento paralelo é o quê, seu cretino? Quem controla essa porra, seu animal? O próprio congressista. VC NÃO ENTENDEU, SEU MERDA? Se a porra do corrupto controla, obviamente seu imbecil, ninguém controla. É FODA CONVERSAR COM ANIMAL.

    2. pois é CARLA uma pena que a douta e erudita Roza e colegas na nobre côrte estivesse cega no tempo em que desgovernos ladravazes faziam pior . mas era tempo da cegueira coletiva e o impedimento da roubalheira fez muitos enxergarem como abutres animais de melhor visão da natureza . quanta falta de memória né fia?

  7. É bom pegar o dinheiro público e jogá-lo nos bolsos dos políticos, agora quero ver o nome dos donos dos ternos, vai ter muita gente correndo pra se ocultar, é bom fiscalizarem para aonde esta indo essa grana toda,

    1. Digo: não seguiu os trâmites legais para sua aprovacao e nem a LDO.

    2. Deixa eu te explicar: paralelo pq não seguiu os temores de aprovação; secreto pq não deixa lastrò de quem recebeu e de sua execução. Entendeu?

  8. Me animou um pouco esta decisão. O problema é que no resto do caminho existem Dias Tofoli, Gilmar mentiroso e Ricardo bebeuisque

  9. Aplausos para a decisão da Ministra Rosa Weber. Sem emendas secretas à custa do erário público . Que esta orgia tenha um fim e que a publicidade e transparência seja instalada .

  10. Em vez de pedalar, Bolsonaro segue rumo ao "impeachment" mais rápido, em motocicleta e assim, não chegará a disputar a Presidência da Republica em 2022.

  11. Cumprimentos pela decisão muitíssimo acertada, Sra. Ministra Rosa Weber. Agora, e já passou muito da hora, é preciso também fazer o mesmo interna corporis aí na corvolândia.

  12. ALGUÉM ACREDITA QUE ARTHUR LIRA IRÁ RESPEITAR A DECISÃO DA MINISTRA? ACREDITO QUE NÃO. ESSES CORRUPTOS NÃO SE INTIMIDAM COM DECISÕES JUDICIAIS.

    1. Porra Eliete! ... Apesar de tu ser esquerdopata, escreve em caixa-baixa, minha linda.

  13. ...mais ainda ,Pablo, o stf ( minúsculo) tem q saber q é apenas o guardião da lei , e não o Executivo e nem é o Legislativo

    1. Muito bem!!! É inadmissivel o que esses políticos fazem.. Ainda hoje ouvi um editorial na Band afirmando que a politica não pode ser criminalizada ..O problema são politicos criminosos, acobertados por uma justiça literalmente cega. O ato político é no minimo exigir bom uso e transparência de recurso público . Parabéns ministra Rosa.... Faça a sua parte na construção de um pais melhor.

    1. Paulo Santos, vc tem razão... em parte. A diferença é que no STF são 11 ministros e no Congresso 513 + 81. Temos q pegar a maquininha de calcular pra ver quem nos dá mais prejuízo

    2. Paulo, a notícia é de uma decisão em proveito do povo brasileiro!! Salve a decisão que bota Luz nas trevas desse conluio nefasto! Saudemos a Ministra!! Em outro momento , vamos criticar o STF, que merece nossa reação, porém mirando nos ministros comprometidos com seus “ passados “ Parabéns Ministra Rosa Weber!!

    3. Concordo contigo Mara. Mas teriam que acabar com as farras do STF: lagosta; caviar; vinhos caros; quase 300 funcionários cada ministro; férias de 60 dias; aposentadoria qdo é pego com boca na butija, e por aí vai…Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO