Reprodução/redes sociais

Rosa Weber mantém quebra de sigilo de assessor do Planalto

28.07.21 18:02

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou um pedido liminar da Advocacia-Geral da União e manteve nesta quarta-feira, 28, a quebra dos sigilos telefônico e telemático de Tercio Arnaud Tomaz (na foto, à esquerda), assessor da Presidência da República. As medidas cautelares foram impostas pela CPI da Covid.

Ele é suspeito de integrar o chamado “gabinete do ódio, grupo alinhado ao Planalto e responsável pela disseminação de fake news. A CPI acredita que, durante a pandemia, a estrutura tenha propagado a defesa do uso de medicações sem eficácia comprovada contra a Covid-19 e apoiado teorias como a da imunidade de rebanho.

Na decisão, a ministra fez ressalvas. Rosa Weber estabeleceu que o material deverá ser mantido sob sigilo na CPI, com acesso restrito aos senadores que integram o colegiado, e permitiu que seja compartilhado com a comissão somente dados relacionados à investigação. O acervo, disse a magistrada, precisará ser acautelado pelo presidente da CPI, Omar Aziz, “ou pessoa por ele designada, em regime de absoluta confidência e inacessibilidade, até posterior devolução ao investigado“.

Vice-presidente do STF, Rosa despachou no processo em razão do recesso do Judiciário. Após o retorno dos ministros à corte, no início de agosto, porém, o processo segue para as mãos do relator, Dias Toffoli, que poderá manter ou derrubar a decisão da ministra.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ESSA JUSTIÇA BRASILEIRA É MUITO LERDA. SE TODO MUNDO SABE QUE ESSA CRIATURA É UM DOS RESPONSÁVEIS PELA DISSEMINAÇÃO DE DE MENTIRAS NA INTERNET, PQ NÃO FOI PRESO AINDA?? ELE E OS OUTROS SERES ESCROTOS QUE SAÍRAM DOS ESGOTOS DESSE PAÍS EM 2018??? SE FOSSE NUM PAÍS SÉRIO, ESSAS CRIATURAS NÃO ESTARIAM AÍ, RINDO DA CARA DA POPULAÇÃO E FAZENDO COISA ERRADA SEM SE PREOCUPAR COM A JUSTIÇA.

  2. Precisa quebrar, principalmente, o sigilo dos telefones do patrão do assessor: menos trabalho, mais eficaz e direto ao ponto.

  3. Este otario do tal gabinete capacho do Ódio , só para conhecimento tinha 15 linha telefônica???? Agora que a CPI descobriu quer entrar contra a Vivo !!!! Anjinhos andam com miliciano , agem como miliciano, não querem virar miliciano!!! Por isto eles tem medo do ministro Alexandre Moraes , Carlota Rschadinha Bolsonaro o rei das FAKE NEWS!!!!

  4. Tudo que gira em torno do Genocida Sociopata ou é da turma das Rachadinhas ou dos FakeNews, robôs com identidade e residência, enfim, corruptos inveterados.

  5. Nyco virou capa de matéria. Até um relógio quebrado, acerta às horas duas vezes ao dia. Nyco me provocou, apontando que eu não sou importante. Verdade, "eu não sou ministro, eu não sou magnata, eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém..." Já Nyco é famoso. Tira foto até com Presidente da República. Parabéns Nyco.

    1. Kkkkkkkkkkk. E o Nyco tem cara de idiota. Parece mesmo um Nyco Penyco!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO