Rosa Weber homologa acordo de delação premiada de Eike Batista
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, homologou o acordo de delação premiada firmado entre o empresário Eike Batista (foto) e a Procuradoria-Geral da República, a PGR. O acerto, que tramita sob sigilo, prevê a devolução de cerca de 800 milhões de reais aos cofres públicos. Com a homologação, as declarações e provas entregues...
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, homologou o acordo de delação premiada firmado entre o empresário Eike Batista (foto) e a Procuradoria-Geral da República, a PGR.
O acerto, que tramita sob sigilo, prevê a devolução de cerca de 800 milhões de reais aos cofres públicos. Com a homologação, as declarações e provas entregues pelo empresário poderão ser usadas para a abertura de novas investigações.
Além do pagamento, ficou estabelecido que Eike cumprirá pena de um ano em regime fechado, de um ano em regime fechado domiciliar e de dois anos em regime semiaberto.
O acordo tramita no Supremo por envolver autoridades que dispõem de foro privilegiado. No total, contém 32 cláusulas e 18 anexos. Em maio, Rosa Weber havia determinado ajustes no documento para decidir se o validaria.
Eike fechou a delação após tornar-se alvo da Lava Jato. Em 2017, o empresário foi preso na Operação Eficiência, acusado de pagar 16,5 milhões de dólares ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Três meses depois, contudo, conseguiu a soltura, graça a um habeas corpus concedido pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.
Em 2019, uma nova prisão. Na ocasião, a Procuradoria da República no Rio afirmou que o empresário teve atuação "bastante grave, sendo ele inegavelmente o líder e principal beneficiário das operações ilícitas contra o mercado de capitais".
De acordo com a Lava Jato, as mesmas contas usadas para o pagamento de propina a Cabral "foram utilizadas para manipular ações de empresas envolvidas em negociações com Eike Batista". Ele acabou solto no mesmo dia, por ordem do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
MARCOS
2020-11-04 19:54:03A notícia principal será quando levarem a cabo as investigações e processarem aqueles que teem foro privilegiado. Esses é que são os fomentadores desses velhacos.
Laercio
2020-11-04 19:03:42Ficava admirado de ver gente dita inteligente, comprando ações desse cidadão, francamente não. e conformava..!! Eu me perguntava...!!?? Como pode alguém acredita r nesse camarada,!!!??? tá escrito na cara q é mentiroso...!!
Ary
2020-11-04 19:02:33Vai devolver 800 kk. Pqp, onde estará essa mufunfa? Porém, nada fora do script. Segue o baile... Os convidados vão chegar!
Laercio
2020-11-04 18:57:15Essa delação era digna de ser vista...!! Muita gente interessante..!!
TONI FERREIRA
2020-11-04 18:46:41Essa delação deveria ser aberta ao público justamente porque a sociedade brasileira foi a principal atingida por essas roubalheiras de ontem, de hoje e com repercussão no amanhã. Não se pode admitir sigilo num crime contra o Estado brasileiro a menos que se queira privar o povo de conhecer os subterrâneos da República que integra. A publicidade está lá como princípio estampado no artigo 37 de Constituição Federal, aplicável aos Três Poderes da República.
Carlos
2020-11-04 17:28:50COMO SEMPRE O GILMAR ALIVIA SEMPRE PARA OS GRANDES EMPRESARIOS. QUANTO SERÁ QUE VUSTA UMHC ?