Marcos Corrêa/PR

Reunião com Mercosul será o primeiro grande teste de chanceler

25.04.21 12:06

Carlos Alberto Franco França (foto), ministro das Relações Exteriores, terá o seu primeiro teste de fogo nesta segunda-feira, 26. O diplomata participará de uma reunião extraordinária de chanceleres do Mercosul convocada pela Argentina, país que preside o bloco atualmente.

No encontro, os ministros tratarão de assuntos sobre os quais os governos Jair Bolsonaro e Alberto Fernández divergem fortemente: a reforma da chamada Tarifa Externa Comum, a TEC, aplicada pelo bloco às importações, e a abertura de negociações para acordos comerciais com outros países.

Na contramão dos argentinos, o Brasil defende o corte de 20% na tarifa para todos os setores econômicos e a assinatura de tratados de livre comércio, em iniciativa que conta com a simpatia de Uruguai e Paraguai.

O descompasso foi exposto durante a última Cúpula do Mercosul, quando houve uma troca de farpas entre Fernández e Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, que reclamou do “fardo” do Mercosul para o “avanço” do país, pedindo mais “flexibilidade” para negociar acordos comerciais.

Na ocasião, o presidente da Argentina respondeu: “Se nos transformamos em um fardo, lamento. A verdade é que não queremos ser uma carga para ninguém. É mais fácil descer do barco se essa carga pesa muito”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A idéia até que é boa. Pena que nós, brasileiros, em nada iremos desfrutar ( leia-se benefícios)' da medida, se aceita. O dinheiro, ora poupado, será "investido" em emendas parlamentares da tchurma que "ama" nosso país, em especial ser parlamentar nessa bruaca.

    1. Mais um bozista para a minha coleção? Que maravilha. Quanto mais bozistas aqui melhor. Maior será a minha diversão. Sérgio, te batizarei como muar sergi, aquele que zurra atrás do takagado. A razão? Sei lá! Deve ser algum fetiche medonho!

    2. Sr.Takaiuki, não ligue para o que o tal Jose está falando ... ele é um pobre coitado.

    3. Kkkkkkkkk. Coitado do Takagado! Deve ter tomado uma overdose de cloroquina pelo esfíncter!

  2. Alguma coisa presidida pela Argentina pode prestar. Esse Mercosul e uma piada, bando de comunistas, quebrados que no governo anterior nos roubou bilhões. Jamais seremos ressarcidos. Palhaçada tudo isso. Lixo da humanidade essa América de merda.

    1. Huuum. Hoje ela está nervosa. Não ganhou carinho do Carluxo, foi bebê? Não esquenta a cabeça, o Joãozinho quebrará o teu galho!

  3. Por que será que o Brasil propôs o Mercosul? Qual é o país que é o segundo maior mercado para o Brasil? Será que algum bozista pode explicar? Desculpem, desculpem. Sempre esqueço que Bozistas são muares, por isso incapazes de qualquer atividade cognitiva!

    1. Sim, Sr.Fernandez, faça um acordo comercial com Venezuela e Cuba.

Mais notícias
Assine agora
TOPO