Reunião com Mercosul será o primeiro grande teste de chanceler
Carlos Alberto Franco França (foto), ministro das Relações Exteriores, terá o seu primeiro teste de fogo nesta segunda-feira, 26. O diplomata participará de uma reunião extraordinária de chanceleres do Mercosul convocada pela Argentina, país que preside o bloco atualmente. No encontro, os ministros tratarão de assuntos sobre os quais os governos Jair Bolsonaro e Alberto...
Carlos Alberto Franco França (foto), ministro das Relações Exteriores, terá o seu primeiro teste de fogo nesta segunda-feira, 26. O diplomata participará de uma reunião extraordinária de chanceleres do Mercosul convocada pela Argentina, país que preside o bloco atualmente.
No encontro, os ministros tratarão de assuntos sobre os quais os governos Jair Bolsonaro e Alberto Fernández divergem fortemente: a reforma da chamada Tarifa Externa Comum, a TEC, aplicada pelo bloco às importações, e a abertura de negociações para acordos comerciais com outros países.
Na contramão dos argentinos, o Brasil defende o corte de 20% na tarifa para todos os setores econômicos e a assinatura de tratados de livre comércio, em iniciativa que conta com a simpatia de Uruguai e Paraguai.
O descompasso foi exposto durante a última Cúpula do Mercosul, quando houve uma troca de farpas entre Fernández e Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, que reclamou do "fardo" do Mercosul para o "avanço" do país, pedindo mais "flexibilidade" para negociar acordos comerciais.
Na ocasião, o presidente da Argentina respondeu: "Se nos transformamos em um fardo, lamento. A verdade é que não queremos ser uma carga para ninguém. É mais fácil descer do barco se essa carga pesa muito".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Lucia
2021-04-30 00:41:33O Brasil devia sair fora desse Mercosul!
Maria
2021-04-27 08:42:33Os comunistas são assim mesmo, adora um dinheirinho extra dos outros. O capitalismo produz o que o socialismo gasta. MS
FERNANDO ANDRADE
2021-04-26 10:07:50A idéia até que é boa. Pena que nós, brasileiros, em nada iremos desfrutar ( leia-se benefícios)' da medida, se aceita. O dinheiro, ora poupado, será "investido" em emendas parlamentares da tchurma que "ama" nosso país, em especial ser parlamentar nessa bruaca.
Takaiuki
2021-04-26 05:57:30zezinho esvaziando os assinantes desta revista. PARABÉNS !!! Crusoe continue assim !!!!!!!!!
André
2021-04-25 19:45:51Alguma coisa presidida pela Argentina pode prestar. Esse Mercosul e uma piada, bando de comunistas, quebrados que no governo anterior nos roubou bilhões. Jamais seremos ressarcidos. Palhaçada tudo isso. Lixo da humanidade essa América de merda.
Jose
2021-04-25 19:11:00Por que será que o Brasil propôs o Mercosul? Qual é o país que é o segundo maior mercado para o Brasil? Será que algum bozista pode explicar? Desculpem, desculpem. Sempre esqueço que Bozistas são muares, por isso incapazes de qualquer atividade cognitiva!
João
2021-04-25 12:15:09Já deviam ter descido a muito tempo.....