Crusoé
07.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Resistência de secretário de Guedes emperra MP trabalhista

Passada mais de uma semana da promessa, o governo federal ainda não editou a medida provisória que autorizará a suspensão dos contratos de trabalhos durante a crise do coronavírus, por causa da resistência de alguns integrantes da equipe econômica. Segundo apurou Crusoé, o secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, é uma...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 01.04.2020 08:01 comentários 10
Resistência de secretário de Guedes emperra MP trabalhista
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, apresenta o projeto da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Passada mais de uma semana da promessa, o governo federal ainda não editou a medida provisória que autorizará a suspensão dos contratos de trabalhos durante a crise do coronavírus, por causa da resistência de alguns integrantes da equipe econômica.

Segundo apurou Crusoé, o secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, é uma das principais vozes contrárias à MP, que prevê uma compensação paga pelo governo aos trabalhadores que terão os contratos suspensos.

O argumento de Waldery é a de que a medida vai prejudicar ainda mais as combalidas contas do governo – o impacto da medida é estimado em cerca de 50 bilhões de reais. Aos colegas de ministério, o secretário vem pregando que é preciso aguardar a evolução da crise, antes de editar a MP.

A posição de Waldery, contudo, vem irritando outros integrantes da equipe econômica. Os favoráveis à proposta ponderam que, se o governo federal não agir logo, o número de demissões vai aumentar exponencialmente, prejudicando  a arrecadação federal.

Em uma reunião por videoconferência no último sábado, 28, o secretário da Fazenda teve uma áspera discussão com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, por causa da MP. Bianco defende que a proposta seja editada para ontem.

Como Crusoé mostrou na sexta-feira, 27, até a semana passada, entraves previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 atrasavam a publicação da MP. O governo não tinha, àquela altura, como comprovar a compensação financeira da medida.

No fim de semana, porém, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, abriu caminho para a MP, ao afastar exigência a exigência de demonstração de adequação e compensação orçamentárias durante a pandemia do novo coronavírus.

Diários

E se Trump enlouqueceu?

Duda Teixeira Visualizar

Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Redação Crusoé Visualizar

Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Redação Crusoé Visualizar

PT fominha perde aliado para Bolsonaro na Bahia

Redação Crusoé Visualizar

Líder supremo do Irã está em coma?

Redação Crusoé Visualizar

EUA acusam Irã de recrutar crianças para a guerra

João Pedro Farah Visualizar

Mais Lidas

A perplexidade é só o começo

A perplexidade é só o começo

Visualizar notícia
Deixem a IA ajudar o eleitor

Deixem a IA ajudar o eleitor

Visualizar notícia
Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Deltan lidera corrida ao Senado no Paraná, indica AtlasIntel

Visualizar notícia
EUA acusam Irã de recrutar crianças para a guerra

EUA acusam Irã de recrutar crianças para a guerra

Visualizar notícia
Janja posa de 'tradwife': recatada e do lar?

Janja posa de 'tradwife': recatada e do lar?

Visualizar notícia
Janja se explica sobre carne de paca

Janja se explica sobre carne de paca

Visualizar notícia
Os "candidatos do Nikolas"

Os "candidatos do Nikolas"

Visualizar notícia
Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Renan Santos em terceiro lugar na pesquisa Atlasintel

Visualizar notícia
"Só não aceitamos petista ou bandido!"

"Só não aceitamos petista ou bandido!"

Visualizar notícia
Um líder supremo gerado por IA?

Um líder supremo gerado por IA?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Bruno Bianco

Coronavírus

Ministério da Economia

MP trabalhista

secretário especial da Fazenda

suspensão de contratos

Waldery Rodrigues

< Notícia Anterior

Mandetta diz a aliados que mantém independência

01.04.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Câmara e Senado mudam tramitação de medidas provisórias

01.04.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2020-04-07 22:29:11

PS. Há que se distinguir SALÁRIO MÍNIMO POR HORA e MENSAL, pois é ÓBVIO que o PROBLEMA DE RIGIDEZ está no SALÁRIO MÍNIMO MENSAL.


Uira

2020-04-07 22:14:36

Mas se elas não contam com um ARCABOUÇO FLEXÍVEL [ ... para que elas não tenham que] INCORRER = Mas se elas não contam com um ARCABOUÇO FLEXÍVEL [, elas não deixariam de CONTRATAR para não ] INCORRER ... ?


Uira

2020-04-07 22:06:25

Sendo assim, o CONCEITO de MAIS VALIA é a NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO e a AFIRMAÇÃO DA ALIENAÇÃO DO TRABALHO, pois SEM CONHECIMENTO não há TECNOLOGIA e SEM CONHECIMENTO o TRABALHADOR é só um ALIENADO.


Uira

2020-04-07 22:05:18

Se o TRABALHADOR COM CARTEIRA ASSINADA receber o MESMO que um INFORMAL, ele estará na VANTAGEM frente ao INFORMAL, pois ainda PRESERVA o seu EMPREGO e tb voltará a RECEBER o seu SALÁRIO tão logo passe o PERÍODO DE ESTAGNAÇÃO e PARALISAÇÃO ECONÔMICA. O CONCEITO de MAIS VALIA é a NEGAÇÃO do CONCEITO de RETORNOS CRESCENTES DE ESCALA, da CONCORRÊNCIA e da INOVAÇÃO, isto é, TECNOLOGIA, pq sem ela TODOS estes essencialmente são IMPOSSÍVEIS.


Uira

2020-04-07 22:01:40

Excluindo-se a CORRUPÇÃO, a JUSTIÇA DO TRABALHO deve ser a MAIOR MÁQUINA DE EXPLORAÇÃO que existe dentro do ESTADO BRASILEIRO, não só pq SUSTENTA um BANDO DE GENTE que cuja UTILIDADE é ZERO, mas pq eles ainda estão lá só para PROPAGAR os EFEITOS DELETÉRIOS da CLT sobre a ATIVIDADE ECONÔMICA e a RENDA. Por CRITÉRIOS DE JUSTIÇA, o CERTO é que os EMPREGADOS recebam o MESMO que os INFORMAIS ou sejam DEMITIDOS e RECEBAM o MESMO que os INFORMAIS.


Uira

2020-04-07 21:58:45

Pois em VIRTUDE da RIGIDEZ DAS LEIS TRABALHISTAS, MICRO e PEQUENOS EMPRESÁRIOS tem suas CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO OBSTRUÍDAS, o que AFETA A GERAÇÃO DE RENDA que INCIDE sobre o CONSUMO e a ATIVIDADE ECONÔMICA, GERANDO um IMENSO POOL de INDIVÍDUOS SEM CARTEIRA ASSINADA que nos NÍVEIS INFERIORES de SALÁRIO não tem CAPACIDADE alguma de BARGANHA, pois há um GIGANTESCO EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA, é PEGAR ou LARGAR. ISOLADAMENTE não se vê o EFEITO NOCIVO, mas SISTEMICAMENTE ele é AVASSALADOR.


Uira

2020-04-07 21:54:08

Mas em um SISTEMA CONCORRENCIAL as EMPRESAS não COMPETEM por MÃO-DE-OBRA? Portanto, não há um LIMITE para um CAPITALISTA REDUZIR os SALÁRIOS? Claro, desde que não haja um EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA. Mas não é isto que a CLT faz, CRIA UM EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA? Portanto, que são os MAIORES BENEFICIADOS pela CLT? Não são os GRANDES CAPITALISTAS, pois dado o EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA eles podem PAGAR SALÁRIOS MENORES do que teriam em SITUAÇÃO INVERSA?


Uira

2020-04-07 21:51:32

Fora isto, há ainda as PERDAS associadas à INFORMALIDADE, já que o ESTADO deixa de ARRECADAR e os TRABALHADORES não tem ACESSO À DIREITOS algum. Se a HIPÓTESE de que a MAIS VALIA é o FATOR que DETERMINA a TAXA DE LUCRO tivesse ADERÊNCIA à REALIDADE, isto implicaria que é o CAPITALISTA com o MÉTODO DE PRODUÇÃO MENOS EFICIENTE e que EXPLORA MAIS os seus TRABALHADORES que teria a MAIOR TAXA DE LUCRO, pois ao invés de AUMENTAR A EFICIÊNCIA, bastaria ele REDUZIR os SALÁRIOS.


Uira

2020-04-07 21:46:15

O que JUSTIFICA um TRABALHADOR com CARTEIRA ASSINADA receber MAIS do que um INFORMAL e ter MAIS BENEFÍCIOS é, TEORICAMENTE, o DIFERENCIAL DE PRODUTIVIDADE. Se este não existe, pq um deve RECEBER MAIS do que outro. Depois do SERVIÇO PÚBLICO, a CLT é a SEGUNDA MAIOR FONTE de PRIVILÉGIOS e REGALIAS que os CIDADÃOS MAIS POBRES e VULNERÁVEIS NÃO GOZAM (EXCLUINDO-SE a CORRUPÇÃO). Como METADE DA POPULAÇÃO pode GOZAR de BENEFÍCIOS, DIREITOS e GARANTIAS que a OUTRA METADE NÃO GOZA?


Uira

2020-04-07 21:43:03

Isto é, o CUSTO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA é PAGO sobretudo pelos DESEMPREGADOS e TRABALHADORES INFORMAIS, pq por algum motivo nem ALCANÇAR o PISO DO SALÁRIO MÍNIMO para terem a CARTEIRA ASSINADA eles conseguem, restando o DESEMPREGO e a INFORMALIDADE ou COMPLETA INATIVIDADE. Se ao INFORMAL está sendo PAGO um VALOR FIXO por sua INATIVIDADE, o JUSTO não seria que os EMPREGADOS recebessem o MESMO VALOR FIXO? Afinal, o NÍVEL DE PRODUÇÃO deles não é EXATAMENTE o MESMO?


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2020-04-07 22:29:11

PS. Há que se distinguir SALÁRIO MÍNIMO POR HORA e MENSAL, pois é ÓBVIO que o PROBLEMA DE RIGIDEZ está no SALÁRIO MÍNIMO MENSAL.


Uira

2020-04-07 22:14:36

Mas se elas não contam com um ARCABOUÇO FLEXÍVEL [ ... para que elas não tenham que] INCORRER = Mas se elas não contam com um ARCABOUÇO FLEXÍVEL [, elas não deixariam de CONTRATAR para não ] INCORRER ... ?


Uira

2020-04-07 22:06:25

Sendo assim, o CONCEITO de MAIS VALIA é a NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO e a AFIRMAÇÃO DA ALIENAÇÃO DO TRABALHO, pois SEM CONHECIMENTO não há TECNOLOGIA e SEM CONHECIMENTO o TRABALHADOR é só um ALIENADO.


Uira

2020-04-07 22:05:18

Se o TRABALHADOR COM CARTEIRA ASSINADA receber o MESMO que um INFORMAL, ele estará na VANTAGEM frente ao INFORMAL, pois ainda PRESERVA o seu EMPREGO e tb voltará a RECEBER o seu SALÁRIO tão logo passe o PERÍODO DE ESTAGNAÇÃO e PARALISAÇÃO ECONÔMICA. O CONCEITO de MAIS VALIA é a NEGAÇÃO do CONCEITO de RETORNOS CRESCENTES DE ESCALA, da CONCORRÊNCIA e da INOVAÇÃO, isto é, TECNOLOGIA, pq sem ela TODOS estes essencialmente são IMPOSSÍVEIS.


Uira

2020-04-07 22:01:40

Excluindo-se a CORRUPÇÃO, a JUSTIÇA DO TRABALHO deve ser a MAIOR MÁQUINA DE EXPLORAÇÃO que existe dentro do ESTADO BRASILEIRO, não só pq SUSTENTA um BANDO DE GENTE que cuja UTILIDADE é ZERO, mas pq eles ainda estão lá só para PROPAGAR os EFEITOS DELETÉRIOS da CLT sobre a ATIVIDADE ECONÔMICA e a RENDA. Por CRITÉRIOS DE JUSTIÇA, o CERTO é que os EMPREGADOS recebam o MESMO que os INFORMAIS ou sejam DEMITIDOS e RECEBAM o MESMO que os INFORMAIS.


Uira

2020-04-07 21:58:45

Pois em VIRTUDE da RIGIDEZ DAS LEIS TRABALHISTAS, MICRO e PEQUENOS EMPRESÁRIOS tem suas CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO OBSTRUÍDAS, o que AFETA A GERAÇÃO DE RENDA que INCIDE sobre o CONSUMO e a ATIVIDADE ECONÔMICA, GERANDO um IMENSO POOL de INDIVÍDUOS SEM CARTEIRA ASSINADA que nos NÍVEIS INFERIORES de SALÁRIO não tem CAPACIDADE alguma de BARGANHA, pois há um GIGANTESCO EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA, é PEGAR ou LARGAR. ISOLADAMENTE não se vê o EFEITO NOCIVO, mas SISTEMICAMENTE ele é AVASSALADOR.


Uira

2020-04-07 21:54:08

Mas em um SISTEMA CONCORRENCIAL as EMPRESAS não COMPETEM por MÃO-DE-OBRA? Portanto, não há um LIMITE para um CAPITALISTA REDUZIR os SALÁRIOS? Claro, desde que não haja um EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA. Mas não é isto que a CLT faz, CRIA UM EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA? Portanto, que são os MAIORES BENEFICIADOS pela CLT? Não são os GRANDES CAPITALISTAS, pois dado o EXCEDENTE DE MÃO DE OBRA eles podem PAGAR SALÁRIOS MENORES do que teriam em SITUAÇÃO INVERSA?


Uira

2020-04-07 21:51:32

Fora isto, há ainda as PERDAS associadas à INFORMALIDADE, já que o ESTADO deixa de ARRECADAR e os TRABALHADORES não tem ACESSO À DIREITOS algum. Se a HIPÓTESE de que a MAIS VALIA é o FATOR que DETERMINA a TAXA DE LUCRO tivesse ADERÊNCIA à REALIDADE, isto implicaria que é o CAPITALISTA com o MÉTODO DE PRODUÇÃO MENOS EFICIENTE e que EXPLORA MAIS os seus TRABALHADORES que teria a MAIOR TAXA DE LUCRO, pois ao invés de AUMENTAR A EFICIÊNCIA, bastaria ele REDUZIR os SALÁRIOS.


Uira

2020-04-07 21:46:15

O que JUSTIFICA um TRABALHADOR com CARTEIRA ASSINADA receber MAIS do que um INFORMAL e ter MAIS BENEFÍCIOS é, TEORICAMENTE, o DIFERENCIAL DE PRODUTIVIDADE. Se este não existe, pq um deve RECEBER MAIS do que outro. Depois do SERVIÇO PÚBLICO, a CLT é a SEGUNDA MAIOR FONTE de PRIVILÉGIOS e REGALIAS que os CIDADÃOS MAIS POBRES e VULNERÁVEIS NÃO GOZAM (EXCLUINDO-SE a CORRUPÇÃO). Como METADE DA POPULAÇÃO pode GOZAR de BENEFÍCIOS, DIREITOS e GARANTIAS que a OUTRA METADE NÃO GOZA?


Uira

2020-04-07 21:43:03

Isto é, o CUSTO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA é PAGO sobretudo pelos DESEMPREGADOS e TRABALHADORES INFORMAIS, pq por algum motivo nem ALCANÇAR o PISO DO SALÁRIO MÍNIMO para terem a CARTEIRA ASSINADA eles conseguem, restando o DESEMPREGO e a INFORMALIDADE ou COMPLETA INATIVIDADE. Se ao INFORMAL está sendo PAGO um VALOR FIXO por sua INATIVIDADE, o JUSTO não seria que os EMPREGADOS recebessem o MESMO VALOR FIXO? Afinal, o NÍVEL DE PRODUÇÃO deles não é EXATAMENTE o MESMO?



Notícias relacionadas

E se Trump enlouqueceu?

E se Trump enlouqueceu?

Duda Teixeira
07.04.2026 11:32 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Jair Renan tenta explicar controle do governo com anime

Redação Crusoé
07.04.2026 10:48 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Paes pede "diretas já!" no Rio de Janeiro

Redação Crusoé
07.04.2026 10:36 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
PT fominha perde aliado para Bolsonaro na Bahia

PT fominha perde aliado para Bolsonaro na Bahia

Redação Crusoé
07.04.2026 08:45 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

O que a ciência descobriu sobre quem toma café todos os dias pode te surpreender

O que a ciência descobriu sobre quem toma café todos os dias pode te surpreender

Visualizar notícia
Essa mancha branca na unha pode ter mais significado do que você imagina

Essa mancha branca na unha pode ter mais significado do que você imagina

Visualizar notícia
Quem está com o nome sujo recebe um alerta sério sobre o que pode acontecer no Brasil

Quem está com o nome sujo recebe um alerta sério sobre o que pode acontecer no Brasil

Visualizar notícia
O chocolate amargo vai desaparecer do Brasil? Entenda o que está acontecendo

O chocolate amargo vai desaparecer do Brasil? Entenda o que está acontecendo

Visualizar notícia
Novo radar entra em ação e multa pode passar de R$ 2 mil neste país

Novo radar entra em ação e multa pode passar de R$ 2 mil neste país

Visualizar notícia
Trabalha em home office? Especialistas fazem alerta que pode mudar sua rotina

Trabalha em home office? Especialistas fazem alerta que pode mudar sua rotina

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso