Julia Mineeva/TheNews2/Folhapress

Republicanos repudiam declarações de Trump sobre fraude na eleição

04.11.20 14:21

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), voltou a atacar o processo eleitoral americano e a levantar a possibilidade de fraude na manhã desta quarta, 4.

“Ontem à noite eu estava liderando, muitas vezes de forma sólida, em muitos estados-chave, em quase todas as instâncias governadas e controladas por democratas. Então, um por um, eles começaram a desaparecer magicamente à medida que as cédulas surpresa começaram a ser contadas. É muito estranho”, disse Trump no Twitter. Na madrugada desta quarta, 4, Trump afirmou em um discurso: “Isso é uma fraude para o público americano. Isso é uma vergonha”, disse o presidente, que ameaçou recorrer à Suprema Corte.

A insegurança de Trump parece estar aumentado com o desenrolar da apuração em estados-pêndulo como Michigan e Pensilvânia. Como os votos pelo correio ficaram para depois, Biden agora está ganhando um empurrão na fase final da contagem. No Michigan, Biden agora lidera com menos de 1 ponto percentual. Na Pensilvânia, a vantagem de Trump tem diminuído e está em 9 pontos percentuais, com 79% dos votos apurados.

Trump quer interromper a contagem dos votos e levar o caso à Suprema Corte, mas mesmo políticos do Partido Republicano têm criticado sua postura.

O republicano Chris Christie, que foi governador de Nova Jersey, disse em uma entrevista para a televisão na noite desta terça que todos os votos devem ser apurados. “É preciso contar todos esses votos agora. Esta noite não era o momento para iniciar essa discussão. Não concordo com o que ele (Trump) fez esta noite.”

Outro republicano, o deputado Adam Kinzinger, respondeu a mensagem de Trump no Twitter. “Pare. Pare totalmente. Os votos serão contados e você vai ganhar ou perder. E os Estados Unidos vão aceitar isso. A paciência é uma virtude”, escreveu Kinzinger.

O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum também deu uma entrevista para a televisão criticando o presidente. “Estou muito incomodado com o que o presidente disse. Isso de dizer que as pessoas que estão contando os votos cometeram fraude me parece um erro”, disse Santorum.

As declarações dos políticos republicanos mostram que Trump já não controla totalmente o seu partido, e pode não ter apoio de alguns aliados se quiser contestar nos tribunais um possível resultado desfavorável.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sem falar que está passando o chapéu para arrecadar dinheiro para fazer frente as despesas caras para interpor as ações ! Está em pré falência ..

  2. Vamos transferir nossa moderna tecnologia de urna eletrônica para os EUA (rsrsrsrs), recomendo acabar com o colegiado eleitoral, o voto tem que ser direto, no final, não dá na mesma, pois o colegiado segue o resultado dos votos populares no Estado?

  3. Este comportamento é igual aos dos bozistas na eleição passada. Um bando de gente desqualificada que não sabia nem apertar a tecla verde queria desqualificar todo o processo eleitoral brasileiro que, apesar de tudo, é um modelo global.

  4. Estou aguardando os resultados. Está tudo muito confuso, mesmo apesar dos analistas indicarem a vitória do Pence. Como vocês sabem, os bozotrumpistas são capazes de tudo.

    1. Ah! Mas no picadeiro americano o Cenoura e Bronze não conseguiu dessa vez o apoio dos Russos...rs... O retardado já teria enorme dificuldade de levar o caneco se não tivesse a pandemia, com o seu trabalho desastroso para combate-la fica muito mais difícil levar o caneco agora. Só não tomou um belo chocolate dos democratas pq o americano é muito retardado no quesito ideologia. Infelizmente estamos sendo fortemente contaminados com essa acefalia americana aqui no Brasil também.

    1. Nem mesmo republicanos suportam mais as overdoses de boçalidade desse traste!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO