Jefferson Rudy/Agência Senado

Relator vota pela continuidade de processo que pode levar à cassação de Luís Miranda

22.09.21 16:21

O deputado Gilberto Abramo, do Republicanos, relator do processo de quebra de decoro parlamentar contra Luís Miranda, do DEM, votou nesta quarta-feira, 22 pela continuidade da tramitação da representação. O caso começou a ser debatido na Comissão de Ética da Câmara, mas foi interrompido por pedidos de vista.

O pedido de cassação do mandato de Miranda foi apresentado pelo PTB. O parlamentar do DEM relatou ao presidente Jair Bolsonaro as suspeitas de denúncias envolvendo Ricardo Barros e a Covaxin e confirmou as suspeitas em depoimento à CPI da Covid. Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB e aliado de Bolsonaro, argumenta na representação que Luís Miranda “cometeu ilícito grave, desvalorizando as instituições, agindo de má fé e de maneira ímproba”.

A tese de Roberto Jefferson convenceu o deputado Gilberto Abramo. Ao votar pela continuidade do processo, o parlamentar argumentou que Luís Miranda “se omitiu por três meses, deixando de cumprir as normas do nosso ordenamento jurídico, que seria o de fazer a denúncia em órgão competente”. Abramo disse ainda que Miranda “não exerceu o mandato com dignidade e respeito à coisa pública e à vontade popular”. O parlamentar do Republicanos afirmou que, ao fazer as denúncias na imprensa, Luís Miranda teria deixado “de tratar com respeito e independência autoridades, como o presidente da República”.

“O processo merece prosperar para que seja sanada toda e qualquer dúvida que paira sobre todos os fatos e, sendo confirmada a conduta citada na representação, vislumbro que o representado agiu, sim, de forma contrária ao que dispõe o Código de Ética e Decoro Parlamentar desta casa”, disse Gilberto Abramo.

Não houve discussão do parecer na sessão por conta de pedidos de vista, mas parlamentares presentes na Comissão de Ética discursaram contra a punição de Luís Miranda. “Qualquer punição significaria uma agressão ao livre exercício do mandato parlamentar. Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Esse precedente pode virar instrumento para punição de cada um de nós”, argumentou o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos. O deputado Carlos Sampaio, do PSDB, também saiu em defesa de Miranda. “Assim que ele soube dos fatos se dirigiu à mais alta autoridade do país”, argumentou.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No Brasil é assim, quem faz certo é condenado e o bandido absolvido. Ao delator, cadeia, ao coitado do culpado bandido delatado, a liberdade.

  2. Passando aqui só para reafirmar o que já falei antes: Espero que a Comissão de Ética da Câmara seja impiedosa e implacável com esse picareta, estelionatário e prevaricador. Ameaçou o PR, prometeu mostrar uma gravação que não existe, tudo porque ele queria entrar para o esquema criminoso de intermediação de vacinas e foi pego kagando antes de se limpar. Blefou com o PR e SIFÚ! ...Cadeia no piramideiro.

    1. Paulete gay-confesso vamos combinar. O MITO está sendo "caçado" 24hs por dia nestes últimos 33 meses pelo "Mecanismo", sem sucesso, porque as torneiras do Maná$$$ foram fechadas, e isso, está levando os corruptos à depressão e a loucura, a grande mídia sedenta do Maná governamental, à falência, vede globolixo for example. Aí eu te questiono: tu achas que o PR iria ficar preocupado com um reles picareta querendo holofotes? __ O problema Paulete é que tu precisas ser desimbecilizado urgentemente.

    2. Nyco, vamos restabelecer a verdade. O deputado Luis Miranda enquadrou o Bolsonaro. Lembra? Eu escrevi aqui q o sociopata estava aumentando a aposta, só q o deputado cobriu a aposta e Bolsonaro em vez de mostrar as cartas, foi "cagar". Depois ele cedeu a escatologia, dizendo q estava "cagando" para a CPI. Mas a verdade é q o Bolsonaro afinou igual corda de violão, ñ desmentiu o deputado e tbém nem defecando estava, pois teve q ir p/ hospital botar o ovo do seu FUNDO ELEITORAL. História. Moro 🇧🇷

    3. O Lyra precisa urgente tirar da gaveta o IMPEACHMENT do Bolsonaro!O gado é cego!

  3. O nosso querido "Bob Jeff", herói da Pátria por ter eviscerado as entranhas do "mensalão", revelando o maior esquema de corrupção do mundo, liderado pelo ex-detento alcoólatra e maior ladrão da história da humanidade, q depois se estendeu para o "Petrolão", portanto, minhas reverências ao querido Bob Jeff, antes preso como bode espiatório no mensalão, e agora, preso político, cerceado da sua liberdade de expressão. __ Vida longa ao Bob Jeff! __ MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

    1. Nyco, eu gosto de vc. Na verdade Nyco, nessa nossa relação aqui na Crusoé, eu gosto de vc como se vc fosse a minha mulher...Mas convenhamos, se Bob Purple Eye é seu ídolo, vc não preza pela moralidade. Comunismo ñ é uma ameaça ao Brasil. Então é Moro 🇧🇷, pois a falta de moralidade é um problema na nossa política. "Moro a última trincheira da moralidade." Moro 2022 🇧🇷

  4. Pais de valores invertidos… vergonhoso esse deputado Abramo ter o desplante de pretender punir Luiz Miranda pelo fato de sua denúncia de uma ação de corrupção gravíssima, roubando vacina contra COVID do povo brasileiro, ter sido levada ao presidente omisso e à imprensa.

    1. Aliás, qual o peso da credibilidade de Roberto Jeferson, preso por atentar contra a estabilidade das instituições? E do escândalo dos Correios? Brasil 🇧🇷 país sem memória…

  5. Se tu perguntar para a Gadolandia o que acham ?? Não trazem argumentos nenhum , só , traiu o Minto, este é o modus operandi destes capachos mamadores da teta do estado, o filme está cópia da petezada, são canalhas até na maneira de perseguição!!!

  6. Esse é o país dos absurdos, quem tira as sujeiras debaixo dos tapetes dos poderosos e põe à luz do Sol 🌞 para depuração, acaba condenado pelos corruptos, todos com rabo preso. Um processo embasado em uma argumentação de Roberto Jefferson. Ninguém merece tanta desfaçatez. MORO 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Joãozinho Necrófilo voltou. Que maravilha. Isso significa que o Nyco Penyco se transmutou novamente!

    2. João e o pé de feijão, meu fã n° 1. Fico lisonjeado em vc me apontar como um gde negociador. Moro 🇧🇷

  7. Vamos propor uma acareação entre o Bolsonaro e o deputado Luis Miranda. Se alguém for punido por falar a verdade, então vivemos o advento: "FALE A VERDADE CONTRA O SOCIOPATA, E SEUS ASSECLAS VÃO FAZER DE TUDO PARA TE APRISIONAR." Moro 🇧🇷

  8. Inacreditavel . O Miranda denunciou a prevaricação que o Bozo não desmentiu portanto ele será cassado/ Falta de vergonha - BRASIL SEM JUSTIÇA:

  9. Obviamente é uma retaliação contra aquele que ousou denunciar um esquema de desvio de verbas públicas, e ao que tudo indica, atrapalhou determinado nicho político. Passei a respeitar este Luís Miranda e seu valoroso irmão.

  10. Obviamente é uma retaliação contra aquele que ousou denunciar um esquema de desvio de verbas públicas, e ao que tudo indica, atrapalhou determinado nicho político. Passei a respeitar este Luís Miranda e seu valoroso irmão.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO