Relator de caso contra Moro perde recondução no TRE-PR
Uma mudança no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve alterar o futuro do caso em que se julga a campanha ao Senado de Sergio Moro (União-PR; foto). Em uma eleição nesta segunda-feira, 27, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) elegeu os dois novos desembargadores que comandarão a corte eleitoral até 2026. Sigurd Roberto...
Uma mudança no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve alterar o futuro do caso em que se julga a campanha ao Senado de Sergio Moro (União-PR; foto). Em uma eleição nesta segunda-feira, 27, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) elegeu os dois novos desembargadores que comandarão a corte eleitoral até 2026.
Sigurd Roberto Bengtsson e Luiz Osório Moraes Panza foram os escolhidos. Relator do caso de Moro no TRE, o desembargador Dartagnan Serpa Sá, era um dos favoritos, mas acabou não sendo reconduzido ao tribunal.
Sem se manter no cargo, o mandato de Serpa Sá na corte eleitoral acaba no próximo dia 14. Por mais que se acredite que o magistrado acelere os trâmites do caso que pode levar à cassação do senador, são pequenas as chances de ele conseguir pautar o caso e levá-lo a julgamento antes do fim de sua passagem na corte.
Assim, abre-se uma nova brecha: como os novos presidente e vice-presidente assumem os seus cargos apenas em fevereiro do ano que vem, a prerrogativa sobre levar o caso de Moro a julgamento ficará sob a responsabilidade do desembargador Luciano Carrasco Falavinha.
O caso contra o ex-juiz da Lava Jato envolve denúncias de caixa dois e abuso de poder econômico nas eleições do ano passado. Movidas pelos antagônicos PT e PL, o caso tem como pano de fundo as despesas de Moro quando ainda era pré-candidato pelo Podemos, não declaradas quando ele de fato concorreu por outro partido, o União Brasil.
Como a Crusoé mostrou em julho, políticos do Paraná já enxergam como acabada a carreira do algoz de Lula nos casos de corrupção - uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já cassou outra senadora com o mesmo argumento. Mesmo sem ser afastado e despachando normalmente em Brasília, já há quem faça cálculos sobre uma eleição suplementar sem Moro.
Leia na CRUSOÉ: Os abutres de Moro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Lucia
2023-12-01 17:57:06A perseguição contra Moro partiu de cima e foi muito bem articulada. Num pais de corruptos, acham que seria diferente? A Lava-Jato foi um sonho que durou pouco porque é assim que as coisas funcionam nesse pais desde 1500.
Sergio
2023-11-28 19:48:12"O sistema é f...". Nascimento, Cap
WESLEY MONTECHIARI FIGUEIRA
2023-11-28 13:57:13Ladrão no comando, honestos sendo condenados... Deus nos livre!
Marcia Elizabeth Brunetti
2023-11-28 13:48:42Aí sim chegou a hora de mobilizar os brasileiros honestos deste país! Tem que haver algum recurso para evitar. Particularmente já perdi meu voto dado ao Deltan, agora não quero perder o que dei a Moro. Para que está servindo eleições neste país. Já somos uma ditadura, só está disfarçada de samba, futebol e cachaça!
Tereza
2023-11-28 12:48:22Não não de conseguir!