Rede X melhora após suspensão por ditador Maduro
Com uso da VPN, líderes sociais, políticos e jornalistas seguiram na plataforma, sem interferência dos bots chavistas da desinformação
O ditador venezuelano Nicolás Maduro suspendeu o X na Venezuela no início de agosto. Ele estava irritado com a divulgação de denúncias e de evidências de fraude eleitoral. Após o fim do prazo, o bloqueio continuou em vigor, sem maiores explicações.
O que aconteceu em seguida foi que os venezuelanos seguiram na rede, usando subterfúgios tecnológicos, como o VPN. Empresas que fornecem esse serviço chegaram até a oferecê-lo gratuitamente, em um gesto de solidariedade.
Quem saiu da rede foram os bots chavistas, que faziam propaganda do regime e poluíam o ambiente de discussão no X com desinformação e agressões.
Uma pesquisa feita pela ONG Probox mostrou que, entre 9 de agosto (o dia da proibição) e 1º de setembro, membros da sociedade civil que questionavam os resultados oficiais da eleição foram responsáveis por 70% das mensagens no X.
Antes do bloqueio, as contas chavistas respondiam por 90% das mensagens.
Crusoé conversou com Carlos Correa, da ONG Espaço Público, especializada em liberdade de expressão e de informação, para entender o fenômeno.
Eis a entrevista:
Como os venezuelanos seguem acessando o X?
Na Venezuela, a única maneira de interagir nessa rede é por meio de um VPN. Isso porque os provedores, em geral, acatam de maneira imediata e simultânea todas as ordens de bloqueio dadas pela Conatel, a Comissão Nacional de Telecomunicações. É a Conatel que concede a licença para que os provedores possam operar.
Como o X funciona na Venezuela?
O X não tem escritório na Venezuela, mas a rede tem cerca de 1,9 milhão de usuários. É uma rede muito ativa em questões de interesse público. Fala-se muito no X sobre política, com muita informação. Os principais usuários são líderes sociais, políticos, jornalistas, setores que têm enorme influência em diferentes esferas da sociedade. A rede, então, continua sendo usada de maneira muito intensa.
O que mudou após o bloqueio?
Assim que Maduro ordenou a suspensão do X, houve uma queda na presença de bots e de contas de pessoas ligadas ao governo nacional que ativamente participavam desqualificando outras pessoas e promovendo discursos de ódio. Agora, a rede tem um maior potencial para a deliberação de temas, porque não está tão contaminada. É claro que o X continua sendo uma rede muito polêmica, muito confrontacional. Mesmo assim, o X está sendo muito utilizado ultimamente pelos venezuelanos para acessar informações públicas, participar dos debates e se posicionar politicamente.
Maduro ameaçou punir quem usa o VPN?
Não tenho conhecimento disso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)