Reprodução

Raoni, o queridinho da França e de Macron

27.08.19 15:19

O líder indígena Raoni Metuktire (de cocar amarelo na foto) pediu na sexta-feira, 23, a deposição do presidente brasileiro. “O Bolsonaro está fazendo coisa ruim. A gente tem que tirar ele logo. Acho que o presidente da França e outras forças internacionais podem fazer pressão para o povo brasileiro e o Congresso tirar o Bolsonaro”, disse ele em uma entrevista na Alemanha para a AFP.

Na segunda-feira, 26, após a reunião do G7, Raoni conversou com o presidente francês, Emmanuel Macron. O índio caiapó então disse que o brasileiro “incitou agricultores e empresas mineradoras a incendiarem a Amazônia”.

Pedir a deposição do chefe de estado de um país não é de bom tom, ainda mais quando se recebe dinheiro do exterior.

Raoni é apoiado pela ONG francesa Planète Amazone, que se define como “uma associação regida pela lei francesa do 1º de julho de 1901. É uma organização não governamental (ONG) cujo objetivo principal é apoiar os povos indígenas, especialmente aqueles da Amazônia, em seu combate internacional contra o desmatamento”.

O índio sempre teve livre trânsito no governo francês. Em maio, ele já tinha passado por Paris, onde se encontrou com Macron (foto). Antes de seguir para o aeroporto, o chefe indígena passou pela embaixada da França em Brasília na companhia do etnógrafo Jen Pierre Dutilleux.

“Uma das caixas pretas que o Brasil nunca ousou mexer é a das ONGs que recebem verba internacional. Não se sabe direito o que elas fazem e elas acabam tendo influência política em questões que nada têm a ver com o meio ambiente”, diz Dorival Guimarães Pereira Júnior, professor de direito internacional no Ibmec, em Belo Horizonte. “Talvez este seja um bom momento para começar a discutir o papel dessas ONGs no Brasil. Muitas delas são mantidas e dirigidas por outros estados.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para não parecer que ainda devemos alguma coisa ao G7 é só cobrar as multas ambientais que eles não pagam e limpar toda a poluição e contaminação e reflorestar o que eles tem devastado e sujado.

  2. Fico impressionado como os indígenas tem essa cara de pau. Vivem a custa do Estado, a maioria é a grande incentivadora da entrada de garimpeiros e madeireiros na área indígena para ganharem dinheiro deles. Parasitas!

  3. Olha a coincidência, uma ONG francesa.Hum... talvez isso não acabe bem, seja para o homem branco ou para o índio "francês".Selva!

  4. Que vergonha os donos do Brasil terem q recorrer a outros paises para serem ajudados a nao serem dizimados ou expulsos da terra q originalmente é deles.

    1. vergonha mesmo....de gente como vc, q não lê, não se informa e repete asneiras como se fosse um papagaio

  5. Pelos comentários dá pra entender pq índios valorizam estrangeiros, pois brasileiros não índios (descedendes de europeus) só sabem humilhar, mal tratar, invadir as terras e comenter todo tipo de crueldades físicos e psicológicos contra os índios desde 1500 e continuam neste atraso secular... pelo ponto de vista dos índios, não veijo pq deveriam se orgulhar de ser brasileiros.

    1. Elke. Há uma mentalidade imediatista na pretensa integração do índio à sociedade. Quando missionários católicos, principalmente jesuítas, chegaram ao Brasil, mantiveram bom relacionamento com os indígenas em geral, mas centraram seus esforços na educação das crianças, os curumins. Não deveria ser diferente em nossos dias. Por vezes, a total integração à sociedade pode demorar mais de uma geração. Por isso, isto já deveria estar sendo feito. Mas hoje, índio "grande" não quer só apito...

    2. e vc acredita MESMO q eles são bem tratados?? isso é ingenuidade, burrice ou má intenção? os três juntos provavelmente....

    3. Índios tem outra mentalidade e outras necessidades do que não índios. É por causa disso que não índios chamam índios de preguiçosos. Não entendem que índios não tem as mesmas ambições e preferem a simplicidade. Índios perdendo suas reservas, o único lugar da tal de integração seria para a maioria as favelas, como sempre foi e até hoje é onde estas perdas aconteceram.

    4. Sim, é vdd, o índio se tornou um símbolo para a simplicidade, contra o consumismo e a destruição do planeta na qual a humanidade em geral está participando. Com isso eu não quero negar ao índio o direito de ter seu celular, energia, estradas e agricultura sustentável, porém, tb o direito da reserva e da proteção do seu ambiente. Foi assim que Gal. Augusto Heleno numa entrevista explicou.

    5. Há um erro de análise com relação a situação do índio brasileiro. Desde o Projeto Rondon (portanto há mt tempo) o Governo, missionários religiosos e muitas ONGs têm adotado uma abordagem diferente com relação ao índio: procurou incentivar a manutenção no estado tribal e não a integração à sociedade civilizada. "Civilizada"? Que absurdo! A nova corrente de pensamento predominante considera que o indio deve permanecer na sua situação, pois ela seria um ideal até para a civilização de consumo.

    6. Não, apenas ser humano sempre na defesa dos mais fracos, em equilíbrio à aqueles para quem o mais fraco existe apenas para ser pisado. Típico para europeus e seus descendentes mundo afora.

    7. Eike está certo e os bozistas errados. Atualmente, os franceses tratam suas populações indígenas desforma mais apropriada do que o governo brasileiro. Vá na Giuana Francesa e compare a qualidade de vida das populações indígenas de lá com a qualidade de vida das populações indígenas brasileiras. Bozista é tão medíocre, mas tão medíocre, que tentam negar a realidade. Zurrem bozistas, zurrem.

    8. Leia o livro 1556 antes de entrar neste fórum para dizer asneiras, seu acéfalo - vc é francês?

  6. Um dia, quando menino, esse hipócrita, desqualificado, foi um índio. Hoje, orientado pela esquerda fétida, é um vagabundo, aproveitador, que tem ligações com a França, através das ONG que o sustentam.

  7. Um indígena ou brasileiro. Não são qualquer coisa! Índio quer AMAROK e EURO. A ESQUERDA corrupta se junta a um bando de corruptos para vender a Amazônia como fez o PT e LULA. ENEAS ESTAVA CERTO. A EUROPA, França estão preocupados com os BENS da AMAZÔNIA, ouro e.muito mais. Macron LIXO francês.

  8. Os bozistas continuam morrendo de inveja do Raoni. Também pudera, o cara é recebido no palácio presidencial francês, enquanto vocês, um bando de mortos de fome, não são recebidos com honras nem nas suas respectivas casas, kkkkkkkkk. Como é bom rir dos bozistas invejosos.

    1. Caro Dudu. Ao pedir a renuncia imediata do Messias, o Raoni se mostrou muito mais brasileiro e muito mais patriota do que qualquer bozista. Todos nós sabemos que por causa da cegueira ideológica e incapacidade cognitiva, o objetivo final dos bozistas é jogar o Brasil no lixo e depois implantar uma ditadura de direita aos moldes da Ku-Klux-Klan. Raoni, da sua floresta do Xingu, viu o que a população urbana brasileira não consegue e nem quer ver.

    2. Raoni torce pelo Brasil, kkk... como ingênuo você não parece ser, só pode ser burrice mesmo.

    3. Quem torce realmente pelo bem do Brasil, tal como o Raoni, quer ver o Bozo longe da presidência. Por fim, não acredito em torcida, mas sim em trabalho. Se torcida resolvesse alguma coisa, os chineses seriam campeões em todos os esportes.

    4. Sou Maria 2 Talvez seja mais fácil ter livre acesso na cadeia em Curitiba né? Não gostar do “Bozo” tudo bem, mas torcer contra o país, só pode ser doença ou mau-caratismo!

  9. O que o Raoni está precisando é de trabalho. Dá uma enxada pra ele! Quantto às ONGs que estão em Roraima e Rondonia, fica uma pergunta: por que elas não estão no Nordeste, bem no meio das catingas? Lá tem muita miséria, não tem Nióbio, Ouro, Diamente, Casseterita, Grafeno, Esmeraldas, etc. VAGABUNDOS!

  10. O Macron pediu para o índio dar uma flechada na múmia ....e o índio véio deu ...meio a contragosto ...agora virou herói na França . Napoleão deve se torcer no túmulo de ver um corno liderando o país .

  11. índio esperto!! basta ver como eles se deram muito bem na terra do tio San. são ricos e não pagam impostos. tadinho deles!!!

  12. E alguém pode se dirigir à um chefe de Estado estrangeiro e pedir a deposição do presidente de seu país assim, sem qualquer consequência?

  13. Kkkkkkkll. O ficha suja acabou de aceitar 10 milhões de libras de esmola dos britânicos, kkkkkkk. Vocês sabem o que o Charles é? Presidente do WWF, uma ONG ambientalista. Estou morrendo de rir....Messias aceitando esmolas dos bretões por influência de uma ONG que ele odeia tanto, kkkkkkkkkkkkkk. Bozistas, vocês são uma vergonha para a humanidade.

    1. que estranho..,ouvi algum bozista zurrar...Zurra Albertinho, zurra, está ê a única coisa que você sabe saber. Sem argumentos ou conhecimento, só lhe resta zurrar. O bom dos bozistas é que eles realmente vestem a carapuça, kkkkk. Zurrem, zurrem.

    2. José, assim como você tem o seu direito de me chamar de "bozista" (o que eu contesto, sou um brasileiro que presta, patriota, odeio a esquerdalha e mais ainda aos que torcem para que tudo de errado), tenho o direito de dizer que você é um imbecil, Certamente você tem Mata-burro na Sinapse. Vaza, cara!

  14. E cadê o pessoal da tribo desse panaca? O que esses índios têm a dizer sobre a representatividade desse Cacique? Esse mané não passa de um Jean Willys com cocar e cara pintada. Eu quero ouvir os índios da tribo desse cara.

  15. Os nobres brasileiros que adoram se iludir, dão maior apoio ao cacik q se curva feito um Animal dócil perante aos q os exploram (sua tribo,suas terras ou nossas terras ??? deixando para trás devastação, miséria e abandono,pois as ong’s se retiram após. Enquanto os países do velho mundo continuam a levar a melhor,nosso Povo tem q arcar com o ônus trabalhando e pagando os altos impostos.

  16. BEM QUE ESSAS ONGs INSTALADAS NAS RESERVAS INDIGENAS HA DECADAS PODERIAM SER MANDADAS EMBORA. PODE SER QUE AINDA POSSAMOS SALVAR UM POUCO DAS RIQUEZAS DA AMAZONIA, DO SUBSOLO E DA FLORESTA

  17. Parece que tem muita gente abaixo com inveja do Raoni. Que vergonha gente. Inveja mata! Por sinal, está circulando uma foto da mulher do Trump totalmente hipnotizada pelo Macron. Procurem! É melhor o Messias esconder a Michelle.

    1. Dois Bozistas abaixo fazendo a única coisa que sabem: zurrar. Zurrem Bozistas, zurrem! Que triste sina: ser os zurradores do mundo!

    2. JOSE - O HUMILDE CONHECEDOR DA PORRA TODA, COM A PALAVRA: SÓ MERDA COBERTA DE PÉTALAS DE ROSAS....ESTÁ DANDO RAZÃO A MAKRON. NUNCA VIU UM ÍNDIO (INDÍGENA) NA VIDA, SÓ EM FOTOS E LIVROS ESCRITOS POR OUTROS INTELIGETÕES QUE ELE NEM SABE SE EXISTU DE VERDADE....ÉS UM PIADISTA. ADOORO!

    3. Grande jose. O "Lacron". Nunca mais o Brasil será como vc queria: Queimadas, barragens destruídas, povos na lama, doses excessivas de lexotan. O "Louvre" e as conquistas extremas. O status quo de milênios.

  18. Raoni persona não grata ao Brasil. Ele quer ficar ganhando seus euros e dólares sem trabalhar. e Bolsonaro quer os índios trabalhando. ganhando seu dinheiro sem viver de esmolas.

    1. Cuidado que o merda do americano vai querer entrar na suruba

  19. “A gente tem que tirar ele logo ..” sinto cheiro de fumaça nessa conversa ... ONG apoiada pela França ... Investiga Bolsonaro !

    1. pois é isso. a oposição berrando pois estão tirando suas benesses.

    1. você que pensa esse Raoni só quer euro e dólares e anda de pickup do ano pela selva

  20. Toda e qualquer ONG deveria ser fiscalizada há tempos no Brasil. Não há transparência, fiscalização nem controle de suas atividades naquela extensa região. Índios modernos: andam de avião, fazem política, andam de caminhonete e usam celulares e relógios de grifes mundiais. Há muito a ser desvendado.

  21. O raoni não representa nada que preste. E vagabundo, vive às custas de explorar seus iguais e usufrui de muita mordomia para ser levado a serio. Tem sangue petista; não produz e as acha...

  22. Ultimamente, infelizmente, tenho achado Crusoé/Antagonista muito chapa branca. Moro em Roraima, e o atual Governo não tem nenhuma política voltada para o meio ambiente e muito menos para os indígenas. O atual Governo visa apenas a exploração mineral. Se não forem as ONGs os indígenas serão massacrados.

  23. Que valor prático tem a opinião de um Chefe Indígena que se curva diante de uma autoridade estrangeira? E ainda recebe auxílio financeiro? A sorte do cacique é que não vive nos States ou na Coréia do Norte. A estas horas estaria torrando o que não tem pra responder a processos de traição.

  24. Bem, o Raoni não falou nada absirdo para um brasileiro. Aqui mesmo neste forum, muita gente, incluindo eu, quer a interdição imediata do Messias para o bem do país. Sobre as ONGS, elas são todas fiscalizadas pelos ministérios, senão elas não teriam autorização para atuar no país. Desta forma, se elas estão fazendo alguma coisa errada, seria muito fácil identificar. O q

    1. "Não há ideologia ambientalista"... Não? A evidência mostra o contrário. "Se ONGs fosse ruim, os países desenvolvidos já as teriam eliminado". Será? Os partidis de esquerda e de extrema direita são ruins, e existem em todos países desenvolvidos. Fazem parte da pluralidade de idéias...

    2. Cati - Todos os partidos ao ONGs e todos defendem uma ideologia nascida fora do país. Sabemos muito bem, por exemplo, que o Dudu Kid defende a ideologia da KKK. Portanto...Não há ideologia ambientalista. Hoje proteção ambiental é questão de sobrevivência. Portanto, todas as ideologias políticas possuem programas ambientais. Sobre a CPI, é bom ter uma. Desta forma, os mitos sobre as ONGs desapareceriam. Se NGO fosse ruim, os países desenvolvidos já as teriam eliminados.

    3. Jose. Estão procurando instalar no Senado uma CPI para investigar as ONGs. É simples. Que todas se apresentem espontaneamente e exponham seus objetivos, fonte de recursos, ideologia e ligações com movimentos estrangeiros (se os houver). Se nada têm a temer, isto poderia servir inclusive para que seus trabalhos sejam mais conhecidos. As ONGs andam muito nas sombras...

    4. Jose. O PT, PSOL, PDT, PC do B, Rede etc etc também são compostos e dirigidos por brasileiros, o que não os impede de defender idéias contrárias aos interesses do Brasil, e estarem alinhados a movimentos internacionais. As ONGs atuam segundo uma determinada ideologia (em geral ambientalistas, mas tb com outras orientações) em sintonia com suas matrizes ou inspiradoras estrangeiras. Ou seja, o governo brasileiro (e outros) não tem o controle sobre seus reais interesses.

    5. Cati — As ONGs atuando no Brasil são mantidas e gerenciadas por brasileiros, que possuem os mesmos direitos que você. Eles fazem o que os grupos de interesse de uma sociedade fazem: defendem os seus pontos de vista. Da mesma forma como as ONGs dos ruralistas trabalham para transferir terra pública para alguns poucos, as ONGs indígenas trabalham para que os índios tenham direito às suas terras ancestrais. Se toda ONG que existe no Brasil conspirasse contra o país, não existiria mais país.

    6. Jose. As ONGs interferem na vida política e social dos paises em que atuam. De forma partidária ou supra-partidária, como já disse. No Brasil, atuam para demarcações de terras indígenas e quilombolas, fazem doutrinação, influenciam culturalmente e aconselham os índios sobre exploração da terra, etc. São organismos extra-nação que interferem na formação dos indígenas hoje e das gerações futuras. Ou sejam são organismos que conspiram contra o Brasil. O Raoni está querendo formar uma nação só dele.

    7. Jose. Vc deve ter entendido o que quis dizer. As ONGs não são fiscalizadas de verdade. Ainda mais que os governos do PT e de FHC eram inteiramente alinhados às ONGs. Claro que são "fiscalizadas", publicam balanços etc, etc. Eu mesmo baixei e li (na transversal, pois não sou contabilista) o balanço da ONG WWF. Parece tudo normal. A fiscalização que menciono não é isto. Primeiro, quem são os membros (nacionais e estrangeiros) e quais o seus históricos; o que defendem, ou que dizem pretender.

    8. Cati -- Ministério da Justiça (porque senão não podem se registrar no Brasil) e Ministério da Fazenda (porque precisam pagar impostos). Há também registro no Ministério do Trabalho e outros. O governo tem poder de fiscalização. Se não encontrou nada de errado, então é porque as ONGs devem estar certas, não? A ONG pode ser internacional, mas ela precisa ter registro no Brasil. Por exemplo, se a Ku-Klux-Klan quiser trabalhar no Brasil, o Dudu precisará registrá-la.

    9. As ONGs são organismos supra-partidários (têm aliados em todos os partidos, principalmente de esquerda) e supra-governamentais (fazem pressão político-ambientalista sobre todos os governos). Mas seus seguidores, quando possível, se aninham em partidos Verdes (como o PV) ou se fazem representar por outros, como a REDE. Temos aí o Foro de S. Paulo, e o Steve Bannon, com Olavo et caterva, que estão criando uma internacional de "Direita". Como se chama/rá a internacional das ONGs?

    10. Que ministérios, Jose? Os anteriores ministérios PeTistas, inteiramente alinhados às ONGs? Ou as ONGs alinhados a eles? As ONGs, principalmente as internacionais e mais "vistosas", declaram-se "apartidárias" mas, estranhamente, só se relacionam bem com regimes de esquerda. Quando começou a "moda" ambientalista, os adeptos eram de esquerda ou "ex-esquerdistas", tipo Gabeira. Quando perceberam que a esquerda estava afundando, começaram a se declarar a-ideológicos. E surgiram os partidos Verdes.

    1. Esse cacique deveria ficar por lá, a França é o lugar desses traidores da Pátria , deveria ser proibido seu retorno ao Brasil

  25. Raoni é mais um traidor da pátria, como Chico Mendes e tantos outros, principalmente esquerdistas que saem daqui para falar mal do Brasil lá fora. Rua com eles! O Brasil é nosso.

  26. O Brasil precisa dar um basta nesta palhaçada, somos um pais soberano e temos que fazer nossas as escolhas. A França tem exemplos péssimos em suas suas ex colônias com fome e pobreza extrema e não tem condições de dar pitacos em outros países.

  27. A opinião de Raoni é legítima e importante. No entanto, há várias etnias que precisam ser ouvidas, e analisadas e estudadas com seriedade: Seus conhecimentos; seus idiomas; seus dialetos; seus costumes e desejos. Estamos no Século 21. Tenho tristeza quando vejo nossos indígenas expostos com chinelo de dedos e farrapos vermelhos.

    1. Depende do lugar que a urtiga pegar o francês vai ao êxtase. Será que o americanozinho

  28. Os europeus que dizimaram os territórios e a população indígena do Brasil e de varias regiões do planeta inclusive os colonialistas franceses. Esse cacique além de não ter nenhuma cultura e é financiado por obscuras ONGs da França. Sugiro aos franceses cuidar do seu decadente país! E que os índios vivam merecidamente em paz nas suas áreas e reservas. Esse tipo de índio que fala essas bobagens foi submetido a uma lavagem cerebral. Muito fácil de ser manipulado por outros interesses econômicos.

  29. Praticamente já vamos começar a ouvir musiquinhas irritantes de Natal. E o país não saiu do lugar. Aquela conversinha de que um cabo e um soldado resolveriam nossos problemas foram por água abaixo. Não consigo acreditar que não tenhamos um militar sequer com culhão pra acabar com essa bandalheira.

  30. Esse cacique Raoni era usado pelo roqueiro Sting do conjunto The Police para fazer turnês na Europa e arrecadar dinheiro para "salvar a Amazônia" . Agora ele é usado pelo Macron e por uma ONG Francesa para internacionalizar a Amazônia e derrubar o presidente eleito do Brasil . E ele é pago pela ONG Francesa . Faz tudo por dinheiro . Traidor . Vendido . 🇧🇷

  31. Já passou da hora de dar um “chega pra lá” nessas ongs. Desde o governo fhc, ONGs viraram sinônimo de Mamadeira. Muita gente ficou rica com dinheiro estrangeiro. Já estao aparecendo ONGs para defender girafas, leopardos, pandas etc. na Amazônia, de gente que não sabe nem os países de origem desses animais. E de fuder.

  32. Qualquer ong estrangeira deveria passar pelo crivo do Estado Brasileiro. E ser fiscalizada ao longo do tempo. Qualquer ato não compatível ser rapidamente expulsa. Talvez melhor nem permitir ongs estrangeiras...

  33. Índio sem-vergonha, aliado a um picareta oportunista que está em queda no próprio país. Ver um indígena se comportando dessa forma e dando esse tipo de declaração golpista e anti-patriótica comprova que de fato se negligenciou muito a Amazônia, não apenas na questão de preservação, mas também na questão de controle do que acontece por lá. Parece que virou casa da mãe Joana, todo mundo se acha no direito de dar palpite e querer ditar regras. A soberania tem que prevalecer.

    1. Ele está sempre por lá... muda presidente e ele continua lá pela França.

  34. Eis um exemplo claro de interferência de ONG na política interna do Brasil. Não só da ONG mencionada, mas do próprio governo francês. Raoni é um simples líder indígena (manipulado por ONG estrangeira), e é recebido na europa como chefe de Estado. Várias vezes externei opinião semelhante ao do entrevistado por Crusoé: é necessário abrir a caixa preta das ONGs. E sobretudo monitorar as atividades das mesmas, principalmente se forem estrangeiras. Vamos ter muitas surpresas.

    1. É, por aí...um negócio com vantagens para ambos os lados, inclusive se o governo pesquisasse relacionamentos e "negócios entre os Kaiapós e ongs francesas poderiam encontrar coisas "interessantes"

    2. Márcia. Na nossa linguagem pátria, poderíamos qualificar o Raoni nada mais, nada menos, como um índio vagabundo, que não representa sequer a etnia da qual se diz líder. Ou como vc disse, um espertalhão, que vai acompanhando as ONGs enquanto elas lhe derem algo mais que apito.

    3. Márcia. Minha visão não é nada romântica. Índio é um ser humano (feito com o mesmo barro do nosso), portanto tem tb suas qualidades e defeitos. Com raras exceções, os indígenas brasileiros são inteligentes e sobretudo intuitivos. E é certamente da miscigenação que nos foi brindada esta qualidade (intuição) enquanto povo. Mas não devemos menosprezar as artimanhas de ONGs estrangeiras para manipular os indígenas... nem os "civilizados" urbanos, sedentos de prestígio e poder.

    4. De acordo Cati, mas sobre Raoni ser um simples líder indígena manipulado por ONGs considero uma visão um tanto romântica, este índio velho tem estrada e está mais para um oportunista do que um simples líder de tribo.

  35. o que o Índio precisa é trabalhar...para se sustentar...os Índios precisam do Brasil, e, o Brasil não precisa do Índio...chega de gente idiota dando opinião ... os próprios índios são os primeiros a devastar a Amazônia..permitindo estrangeiros levar nossas riquezas...

  36. Repito o resumo"votei no JB no segundo turno por não ter opção Já que PT NUNCA! Aprovaria sim que JB caísse e assumisse Mourão mas contudo este índio que vá a PQP, pedir intervenção externa é coisa de esquerdista burro e pilantra.

  37. Passou da hora desse botocudo voltar pra casa e ficar quietinho.O bonitinho resolveu não ser índio mais e sim ativista político,vergonha para o Brasil! Índio na Amazônia não come mais aipim com cateto,é filé de peixe e outros filés .

  38. Raoni, por que você não se muda de mala e cuia para Paris? Fica por lá fazendo companhia aos coletes amarelos, eles irão adorar! Só não chega perto dos bairros muçulmanos, porque seus habitantes irão te ensinar direitinho como se deve respeitar o próprio país.

  39. Tá na hora do nosso presidente convidar e receber Marine Le Pen, a maior liderança de oposição à Macron na França. Ah, de direita bem extremada.

    1. A Anita poderia intermediar essa adoção. A bunda rebolante sabe tudo de índio

  40. deve estar recebendo dinheiro do governo francês para sair por aí falando bobagem. Bolsonaro deve mesmo investigar essas ongs que atuam na Amazônia.

  41. Ao invés de abrir essa "bocarra" para falar besteira, ele poderia trabalhar um pouco, certamente ajudaria um muito mais a Amazônia.

    1. Não é ilegal pedir intervenção internacional em outro país em causa própria?

    1. Sem vergonha, vagabundo e babaca. Excelente para virar cidadão francês. Pais e população entreguista e mal agradecido na segunda guerra mundial, com raras exceções.

    2. Trabalho com um grupo indígena no norte do Brasil há 30 anos. O que tem de "picafumos" travestidos de cocás não é brinquedo. Esse chefe mesmo é um grande oportunista que soube aproveitar o atual momento para lucrar bastante mais. Pergunto para ele se todos os indígenas da sua etnia serão beneficiados com os recursos que certamente ele levantará.

Mais notícias
Assine agora
TOPO