Adriano Machado/Crusoé

Randolfe quer ouvir representante do Twitter sobre ações contra fake news

21.06.21 16:53

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (foto), popôs a convocação de um representante do Twitter ao colegiado. O parlamentar pretende ouvi-lo sobre as ações adotadas pela empresa para o enfrentamento da difusão de fake news na plataforma.

No requerimento, Randolfe anotou que a disseminação de notícias falsas sobre a pandemia trata-se de um “desafio extra no combate à Covid-19“. O senador mencionou que circulam na internet, por exemplo, publicações que questionam a existência do novo coronavírus ou sua origem, além de postagens que induzem tratamentos ineficazes e contestam a eficácia de vacinas.

Recentemente, estamos vendo o movimento de interrupção de exclusão de conteúdos falsos ou desinformativos pelas plataformas da empresa, de modo que é essencial que representante da empresa Twitter, que gerencia uma série de plataformas de compartilhamento de conteúdo, compareça a esta Comissão para esclarecer os motivos para a mudança de comportamento“, emendou.

Na semana passada, Randolfe sugeriu um requerimento de informações à empresa, com base numa ação regular do Twitter que derrubou temporariamente perfis com atividades semelhantes às de robôs. Na ocasião, bolsonaristas fizeram fortes críticas à investida da plataformao filho 03 do presidente da República, Eduardo Bolsonaro, chegou a relatar a perda de 15 mil seguidores e defendeu a regulação das redes.

No documento, Randolfe propõe o pedido da relação de todas as contas suspensas, dos dados usados para cadastro e o motivo para a ação. O senador ainda quer que todo o conteúdo disponível em cada um dos perfis seja preservado ou fique disponível para coleta e download. O parlamentar também pretende acessar o histórico de logins efetuados, com o horário e os endereços IPs utilizados.

Os dois requerimentos ainda precisam ser aprovados pelo plenário do colegiado. Apenas após a chancela, poderão ser encaminhados à empresa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Daqui a pouco o senador DPVAT vai convocar o Papa para explicar os casos de pedofilia dos padres, o Kim Jong os testes atômicos, o Bush a invasão do Iraque, o imperador japonês porquê se pai (Hiroito) atacou Pearl Harbor. Talvez até porque Moisés subiu a montanha, se podia receber os 10 Mandamentos por e-mail o que ficaria mais barato. Ridículo.

    1. A CPI está demonstrando, que o governo Bolsonaro é genocida e corrupto. A CPI está trazendo à tona o ESQUEMA DA CLOROQUINA. Pela CPI, tomamos conhecimento da negociação com a Precisa da vacina Covaxin, que tem a mesma tecnologia da Corovavac, porém custou mais caro que a da Pfizer.

  2. La no Amapá da pra comprar votos pra se eleger brincando! Gasta mixaria comprando votos e depois recupera milhões. Acho que vou me candidatar lá. Igual o Sarna do Maranhão e essa menina aí de Pernambuco.

  3. Foi eleito a senador com 264 mil votos pelo Amapá. Sendo ele pernambucano. Com esses votos, esse Mala no estado dele não ganhava nem pra deputado estadual. Vagabundo! Enganador

    1. La em São Paulo precisa de 8 milhões. Esse lixo representa o estado onde nem lá nasceu??? Aproveitador dos incautos!

  4. Essa menina pernambucana deu de Sarney e foi se candidatar a senador no Amapá, pq lá com uma migalha de voto se elege. Mala sem Alça. Vai enganar outro. Abra safado!

  5. Isso mesmo Randolfe. Para cima deste bando de delinquentes digitais que espalham fake news como estratégia para aumentar o número de vítimas do genocídio bozista.

    1. Aqui na Crusoé, ninguém critica a CPI e os seus integrantes, que são contra o genocida Bolsonaro. Na minha Divina Comédia, senador que é contra o Bolsonaro, ou vai para o Céu ou para o Purgatório. Já os senadores cretinos que defendem o GENOCIDA, vão todos para o Inferno. Randolfe vai para o Céu. Já o Renan, vai para o Purgatório. Renan é o Jean Valjean, os brasileiros de bem, seu D. Bienvenu, a CPI, é a sua Cosette. "Jean Valjean, meu irmão, o senhor não pertence mais ao mal, mas ao bem."

  6. O Senador RANDOLFE RODRIGUES é uma das poucas reservas de integridade, de moralidade, de coragem e de competência nesse ambiente político tão degradantemente nefasto. Siga exemplarmente firme, Senador!!!...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO