Cristiano Sant´Anna/Folhapress

Quem são os maiores doadores na largada da campanha eleitoral

27.09.20 10:02

Pessoas físicas já doaram até agora 1,1 milhão de reais aos candidatos que vão disputar uma vaga de vereador e prefeito nas eleições municipais de novembro. Depois dos recursos do Fundão Eleitoral, as doações de pessoas físicas são a principal fonte de financiamento dos candidatos.

O maior doador da campanha eleitoral até agora é o empresário mineiro Eugênio Mattar, CEO da locadora de carros Localiza. Irmão de Salim Mattar, ex-secretário de Desestatização do governo Jair Bolsonaro, Eugênio repassou 550 mil reais a dois candidatos. Os beneficiários são o candidato do Novo à prefeitura de Belo Horizonte, Rodrigo Antônio de Paiva, e um candidato a vereador da capital mineira do mesmo partido, Lucas Pitta Maciel.

Dois doadores aparecem em segundo lugar com repasses que somam 50 mil reais. O economista Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises, doou esse montante ao candidato Rodrigo Saraiva Marinho, do Novo, que disputa uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Fortaleza, no Ceará.

Já o atual prefeito do município sul-mato-grossense de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, doou 50 mil reais ao candidato que pretende transformar em seu sucessor, Emerson Bortolazzi, do MDB.

Fundador do Partido Novo, João Amoêdo figura em terceiro lugar na lista dos que mais doaram até agora. Ele repassou 30 mil reais à candidata da sigla à Prefeitura de Niterói, Juliana Torres Benício.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. De novo somente o nome e se não fosse este o motivo antigos partidos não trocavam suas legendas. Empresário não doa a políticos eles fazem um investimento e é por esse motivo que sou favorável à campanhas independentes pois acho que diminuiria favores, donos de partidos, verbas para eleições e teríamos melhores opções para escolher. No sistema atual você apenas elege alguém que o partido indicou. Aqui em São Paulo não temos um candidato que agrade a população pois tudo é indicação do partido.

  2. Dinheiro roubado do povo. Só um idiota sai de casa pra votar. No final o que querem esses canalhas, se proteger e ficar cada dia mais ricos, as custas da sub-raça. Se um dia tivermos pena de morte, para os corruptos, não teremos um candidato, desses que se dizem políticos.

    1. Explica pra que um grande empresário, dono de uma locadora, quer ser candidato? Ele adora pobre? Gosta de problema? É louco? Ele vai doar tudo que ganhar?

    2. Explica aí pra gente como um empresário, dono de uma grande locadora, "roubou dinheiro do povo". Ficar rico pelo próprio esforço é muito diferente de "roubar dinheiro do povo" - que aliás é exatamente o que fazem os outros partidos com os fundos eleitoral e partidário, tirando dinheiro da educação, saúde e segurança pra botar no lixo fazendo campanha política.

  3. Que o NOVO mantenha-se fora de conchavos e falcatruas. Para continuar contando com nosso apoio e voto, é imprescindível que o NOVO se distancie desses canalhas, que infestam a política brasileira.

Mais notícias
Assine agora
TOPO