Qual é a chance de Bolsonaro ser extraditado após invasões
O deputado americano Joaquin Castro defendeu, em entrevista neste domingo, 8, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) seja extraditado ao Brasil por causa das invasões ao Congresso, ao STF e ao Palácio do Planalto. "Neste momento, Bolsonaro está na Flórida. Ele é muito próximo de Donald Trump. Ele deve ser extraditado ao Brasil. Foi noticiado...
O deputado americano Joaquin Castro defendeu, em entrevista neste domingo, 8, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) seja extraditado ao Brasil por causa das invasões ao Congresso, ao STF e ao Palácio do Planalto.
"Neste momento, Bolsonaro está na Flórida. Ele é muito próximo de Donald Trump. Ele deve ser extraditado ao Brasil. Foi noticiado que ele está sendo investigado por corrupção e fugiu do Brasil para os Estados Unidos", disse Castro. "Ele é um homem perigoso e deve ser mandado de volta."
A afirmação de Castro, que é líder do subcomitê para as relações internacionais da Câmara dos Deputados nos Estados Unidos, além de equivocada ao falar de investigações sobre corrupção e de fuga, também foi precipitada.
Brasil e Estados Unidos assinaram um tratado de extradição. Esse processo poderia ocorrer de duas maneiras. A primeira é após a conclusão de um trâmite na Justiça, em que o réu é condenado após recorrer em todas as instâncias, mas se encontra no outro país. Esse não é o caso de Bolsonaro, que não está respondendo a ações relacionadas a essas invasões.
A segunda maneira seria se um juiz brasileiro pedisse a sua prisão preventiva, para Bolsonaro responder a um processo em solo brasileiro.
"O Ministério da Justiça então poderia encaminhar o pedido do juiz às autoridades americanas. Isso poderia ser acelerado, uma vez que há um interesse do PT e do governo atual de criar embaraços para Bolsonaro, se possível o tornando inelegível", diz o advogado Dorival Guimarães Pereira Júnior, especialista em relações internacionais.
Contudo, as autoridades americanas só costumam obedecer a esse pedido quando há evidências muito claras de que um crime foi cometido, o que não é o caso. Até agora, não há evidências de envolvimento de Bolsonaro nas invasões dos Três Poderes. "Além do mais, crimes políticos ou de opinião estão excluídos da lista do tratado de extradição entre os dois países", diz Guimarães Pereira Jr.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz Alberto Monteiro Medeiros
2023-01-09 17:35:12Seria injusto com Bolsonaro que sempre se posicionou a favor do uso de urnas eletrônicas, jamais atacou o judiciário e fez um discurso apelando para os manifestantes irem para suas casas.
PAULO PEREIRA GONTIJO
2023-01-09 14:59:25Joaquim Castro! Deve ser cubano, ou seja comunista igual o lula. Bobagens como essas, servem mais como chacota.
Silvia T M Pittas
2023-01-09 14:17:12Impressionante a cegueira do gado
Silvia T M Pittas
2023-01-09 14:11:36O governo do pt?? Onde vc esteve nos ultimos 4 anos??? Em narnia?? 700 mil mortos, desmatamento record, perseguições as liberdades, fake news
NELSON VIDAL GOMES
2023-01-09 13:08:42Esse Deputado americano deve ser "petista" que ouve o "galo cantar" e nunca sabe onde. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Paulo Santos
2023-01-09 11:57:56Quem está sendo “investigado por corrupção”, deve ser extraditado. E quem foi condenado em três instâncias, por quinze juízes, devemos fazer o quê? Acorda Brasi!!!
Gilbeto De Moraes Leite
2023-01-09 11:35:44Deve ser um deputado petista americano, amigo do Randolfe. O cara é sem noção, não é só aqui que temos esse tipo de parlamentar.
Ataide
2023-01-09 10:22:01O Bolsonaro tem ser responsabilizado que controla essa turba por intermedio de redes sociais através de uso de apoiadores influenciadores digitais, verdadeiros criminosos. Não apoio o Lula pelo histórico que Lava Jato permitiu mostrar, não apenas ele como o líderes de demais partidos que fizeram o saqueamento do dinheiro público e ainda continuam fazendo. Essa preferência por Lula e Bolsonaro servem para distrair a população para os verdadeiros corruptos que são os principais partidos político
Rener Barbosa
2023-01-09 09:05:45Ô, Sr. Colunista. Seu texto seria fruto de uma certa má fé por não querer compreender que os congressistas estariam falando em extradição como deportação? Vejamos! Quando brasileiros entram ilegalmente nos EUA utilizando serviços de coiotes o que acontece com eles? SÃO DEPORTADOS! Qual o problema de o Sr. Ditadorzinho de Meia Tijela ser considerado como um ilegal naquele país e ser extraditado (DEPORTADO)? Pobre Brasil que teve que escolher seu líder entre duas figuras tão nefastas!!!
Odete6
2023-01-09 07:56:13Esse subespécie broncossauro, chefe de facção criminosa e sua 4 crias ladras milicianas, têm que ser jogados no fundo de uma cela de um presídio de segurança máxima o quanto antes. Caso contrário, teremos episódios ainda mais trágicos do que os de ontem!!! E já reservem outra cela para o luladrão e suas respectivas crias. Sem dúvida!!!!