PTB aciona STF contra reeleição de Maia e Alcolumbre
Presidido por Roberto Jefferson, aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, o PTB acionou o Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 4, para impedir uma eventual tentativa de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, informa O Antagonista. A ação direta de inconstitucionalidade pede que a corte interprete artigos da Constituição...
Presidido por Roberto Jefferson, aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, o PTB acionou o Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 4, para impedir uma eventual tentativa de reeleição dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, informa O Antagonista.
A ação direta de inconstitucionalidade pede que a corte interprete artigos da Constituição Federal e dos regimentos internos das casas, reforçando a proibição à recondução ao cargo em uma mesma legislatura.
“Ao vedar a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, o objetivo do legislador constituinte é claro: evitar a reeleição e a perpetuação de um indivíduo no poder, em homenagem ao princípio republicano", argumentou a legenda.
O ajuizamento da ação ocorre ao mesmo tempo em que Alcolumbre prepara uma consulta ao STF para viabilizar a sua reeleição ao comando do Senado. O senador pretende usar um parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que data de 1998, como trunfo.
Alcolumbre estuda declarar que os mandatos de senadores são de oito anos, diferentemente dos quatro anos dos deputados, e que, por essa razão, o conceito de legislatura deveria ser reinterpretado.
O PTB rebate o argumento. “O que se requer é que interpretações que violam o texto constitucional sejam vedadas, em especial as que dizem respeito à dispositivo constitucional que não pode ter o seu alcance alterado pelos Regimentos Internos das Casas ou por quaisquer atos emanados pelos Poderes Públicos, sob pena de inconstitucionalidade.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2020-08-06 08:36:52O presidente do senado federal atende pelo codinome Batoré e o presidente do congresso nacional atende pelo codinome Botafogo, esse Brasil pode dar certo?????
Alberto
2020-08-05 16:42:05Alberto (Belém-Pa). Não estou aqui para defender Rodrigo Maia, porém ele afirmou no programa Roda Viva da TV Cultura, segunda-feira passada, q não é candidato à reeleição para a presidência da Câmara. Quanto a Davi Alcolumbre, este está doido para ser reeleito à presidência do Senado, porém vai encontrar resistência não só no Congresso Nacional como também no seio da sociedade civil brasileira. E de resto, o Senado tem entre seus pares opções bem melhores (ou bem menos piores) q Davi Alcolumbre.
Veronica
2020-08-05 16:15:18Quem sabe, essa seja uma contribuição positiva do PTB para a política brasileira. Mas quem confia em Roberto Jefferson, Bolsonaro? São amigos.
Admilson
2020-08-05 15:15:33Cruz credo
Gilson
2020-08-05 11:29:31Um partido bandido processando aspirantes bandidos à reeleição no Congresso. Um país infeliz, só tem meliantes na política.
João
2020-08-05 10:33:59Concordo com o comentário abaixo. Acabar com reeleição bem como aposentadoria de todos os parlamentares. Para mim ser parlamentar é servir a pátria portanto seriam enquadrados como CLT.
Sônia
2020-08-05 08:17:29Roberto Jefferson aliado de Boso indo contra a reeleição desses 2 🐀🐀?AI TEM COISA .pois os lixos do Maia e Alcolumbre apoiam todas picaretagens e de quebra engavetam tudo que prejudica corruptos e ladroes ??????!!!
José
2020-08-05 07:20:46Batoré, o esperto
Marcos
2020-08-05 00:25:12Precisamos acabar com todas as reeleições
Paulo
2020-08-04 22:27:51Batoré e Nho nho, dois cabras safados. Cadeia nestes vagabundos!!!