Agência Brasil

PT investigado no desvio de dinheiro na Cemig

25.07.19 17:12

A Polícia Federal instaurou dois inquéritos para apurar a participação do PT da Bahia e do PT de Minas Gerais no recebimento de verbas desviadas da Cemig, empresa de energia mineira, por meio de um projeto de produção energia eólica. O sigilo telefônico de Fernando Pimentel (foto), ex-governador de Minas Gerais pelo partido e ex-ministro do governo Dilma Rousseff, foi quebrado.

A informação foi dada no fim da manhã desta quinta-feira, 25, pela PF, no detalhamento da segunda fase da Operação E o Vento Levou, realizada hoje para identificar os beneficiários de 40 milhões de reais que teriam sido pagos em propinas.

Os pagamentos foram feitos por um desvio de parte do aporte de 800 milhões de reais da Cemig na empresa de energia eólica Renova, que por sua vez celebrou um contrato superfaturado com a empresa Casa dos Ventos.

A juíza Silvia Maria Rocha, da 2.ª Vara Criminal Federal em São Paulo, autorizou a quebra de sigilo telefônico do ex-governador porque na delação que fez,  Ricardo de Lima Assaf relatou que jantou com Pimentel e o então deputado federal Gabriel Guimarães em 2014, quando recebeu um pedido de pagamento de 2 milhões de reais. Na época, Assaf era diretor jurídico da Renova.

Os delegados da Polícia Federal acrescentaram na coletiva de hoje que existem provas de que pessoas ligadas ao deputado federal Aécio Neves, do PSDB e também ex-governador de Minas, teriam recebido parte do dinheiro. Mas não existe nenhum indício de que o próprio Aécio teria sido um dos beneficiados, ainda de acordo com os delegados.

Na ação realizada hoje, agentes da PF e da Receita Federal visitaram endereços em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista; Salvador, Lauro de Freitas e Milagres, na Bahia; e em Nova Lima, em Minas Gerais.

Pimentel disse ao site G1 não saber por que teve o sigilo telefônico quebrado, já que os fatos investigados são anteriores ao seu mandato como governador.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E o cachorro do ex governador de minas continua solto, Aécio também e não sei quantos mais, justiça e pegar essa gente na rua e fazer a festa

  2. Nenhuma novidade, é o "modus operandi" da ORCRIM petista, o maior rapinador de cofre público de todos os tempos, parabéns esquerdopatas, para isso vocês são de uma competência ímpar.

  3. Este Pilantrel quebrou MG, roubou no governo Dilma, quando mandou colocar divisórias no ministério para receber o pessoal da Odebrecht, sem ser visto e continua livre!

  4. Só matando. Isso aqui não tem jeito. Precisamos de um IRA, ETA, GESTAPO, SS. pra exterminar a raça polícia dessa merda chama Brasil.

  5. Vejam o absurdo a que chegamos. Num mesmo dia a Lava Jato devolve à Petrobrás, mais de quatrocentos milhões dos 3 bilhões já devolvidos. Gente do PT da Bahia e de Minas, junto com o PSDB de Minas são investigados por desvios na CE MIG. Os hackers que roubaram dados de Moro e autoridades da Lava Jato fôram presos. E oPT e a esquerda querem que o ex juiz "dê explicações" sobre os dialogos do material criminoso veiculado. Uma vergonha. Inversão de valores. Como pode ser permitido?

    1. Até quando vamos conviver com essa quadrilha de bandidos PT PSDB vamos extinguir esse mundo do crime

    2. Você joga querosene no balaio de cobras. Elas se agitam e tentam morder tudo, até o seu (dela) rabo, mas percebem, sem muito esforço, que o fim se aproxima. VIVA o Brasil Novo❗

  6. M i n e r i m ,P i l a n t r e l e Cia Ltda, deveríam "ESTOCAR"como diria Madame R o u c c e f f ,na "Casa dos Ventos",na surdina. Nosso Brasil,APODRECEU !!!!!!! Salve mais uma vez á POLÍCIA FEDERAL ,JUÍZA SILVIA MARIA ROCHA,por tentar colocar ás coisas no seu devido lugar. Para frente e para o alto !!!!!!!!!

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Lá, quando o corrupto tem uma sorte fantástica e rouba só uma marmita, eles CORTAM SÓ O SACO!!! 🤬

  7. A cada dia sabe-se mais o porquê militantes de esquerda, poderes constituídos infiltrados em todos os níveis, inclusive a imprensa marrom, lutaram e investem contra Bolsonaro. O nosso líder e representante das Forças Armadas, terão muito o que fazer ao longo dos próximos anos, até prenderem e expurgarem da política essa bandidagem toda. Pimentel aqui em Minas sabemos, é igual ou pior ao Eduardo Paes, Cabral, Renan Calheiros, Aécio. A CAOA tem muito a delatar desde qdo era o bandido Ministro.

  8. Impressiona como e possivel esse elemento ainda se encontra solto. Minas Gerais tera que fazer uma rigorosa purgacao na politica local. Esta semelhante ao RJ. Por sorte, ao contrario do RJ, ainda tem uma PM razoavel.

    1. Já começamos. Não elegemos pra governador nem PT nem PSDB. Deixamos Dilma de fora (futura presidiária). Aécio quase ficou de fora. Pilantrel será presidiário em breve também!

  9. Todo o dia temos notícias de roubalheira de certos grupos conhecidos e de devolução de vultuosas quantias antes roubadas ao erário. Enquanto isto atacam as autoridades que os investigaram, julgaram e condenaram.

  10. Tudo que se disser de mal e do pior sobre o PT, depois de quebrar o País, soa como déjà-vu, mais alguma mera, rasa e abjeta redundância. Já passa da hora de os petistas honrados, se os há, saírem desta mixórdia asquerosa que continua nociva ao país e que só benefíciou seus iguais, mundo a fora, « dando”, a outros países da mesmo ideologia retrógrada e corrupta, de mão beijada, dinheiro da nação, do povo, jogando na miséria e no desemprego milhões de brasileiros que descaradamente jura defender🤬

  11. Inacreditável o nível da roubalheira , independente de partido e ideologia . Única esperança e dar suporte ao atual presidente , que parece ser o único em décadas que não está formando uma quadrilha no poder e loteando estatais .

  12. Juntou toda a bandidagem da política nacional (PSDB/PT) neste epísódio da CEMIG e não por acaso, protagonizando esta ação contra os cofres desta concessionária, dois ex-governadores deste estado. Uma vergonha!

Mais notícias
Assine agora
TOPO