PSOL quer CPI para investigar repasses de Queiroz a Michelle Bolsonaro
Após a identificação de novos depósitos de cheques de Fabrício Queiroz na conta bancária da primeira-dama Michelle Bolsonaro (foto), revelada por Crusoé, a bancada do PSOL na Câmara decidiu iniciar nesta sexta-feira, 7, a coleta de assinaturas para viabilizar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso. A quebra do sigilo bancário...
Após a identificação de novos depósitos de cheques de Fabrício Queiroz na conta bancária da primeira-dama Michelle Bolsonaro (foto), revelada por Crusoé, a bancada do PSOL na Câmara decidiu iniciar nesta sexta-feira, 7, a coleta de assinaturas para viabilizar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o caso.
A quebra do sigilo bancário do ex-assessor de Flávio Bolsonaro mostra que os cheques repassados à primeira-dama, num total de 21, somam 72 mil reais. O valor contraria a versão apresentada por Jair Bolsonaro em 2018, quando os depósitos descobertos totalizavam 24 mil reais. Àquela época, o presidente da República alegou, em entrevista ao O Antagonista, que o dinheiro era parte de um acerto de contas: Queiroz estaria pagando um empréstimo de 40 mil reais que ele havia feito ao amigo de longa data e faz-tudo da família. Mas nos mesmos extratos, entre 2011 e 2018, não aparecem depósitos de Bolsonaro para Queiroz.
Os novos dados foram obtidos no âmbito da investigação sobre um esquema de “rachid” no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj. Segundo o MP, Queiroz seria o operador financeiro do esquema, a quem cabia recolher parte dos salários dos funcionários para depois, entre outras coisas, bancar despesas pessoais do primogênito de Jair Bolsonaro.
Para o deputado Ivan Valente, do PSOL, as transações bancárias de Queiroz evidenciam uma justificativa "mentirosa" do chefe do Palácio do Planalto. "É uma promiscuidade com o uso de dinheiro público criminosa. O presidente da República, na verdade, pode ser visto como o organizador desse esquema de 'rachid'. Bolsonaro passava todas as sextas-feiras na Alerj e é a figura que viabilizou a nomeação de Queiroz no gabinete de Flávio, porque os dois são amigos há anos", declarou.
Esta não é a primeira proposta de criação de CPI para a apuração do caso Queiroz. Em junho, quando o ex-assessor de Flávio foi preso, houve a apresentação de pelo menos dois requerimentos para a instauração da Comissão: um do deputado Alexandre Frota e outro do senador Randolfe Rodrigues, líder da oposição no Senado. A investigação, contudo, não saiu do papel.
Ainda assim, na concepção de Ivan Valente, o destino da proposta do PSOL pode ser diferente. "São impactantes os indícios de envolvimento direto do presidente e da primeira-dama no caso", pontou. "Quem não assinar uma CPI para investigar está começando a ficar conivente com o conjunto da corrupção do governo", completou.
Com a descoberta dos novos cheques, no Senado, Randolfe Rodrigues também voltou a defender a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito. "Bolsonaro falou q o cheque depositado por Queiroz p/ a primeira dama, era parte do pagamento de um empréstimo de 40 mil reais. Mas a verdade veio à tona: foram 21 cheques, um total de 72 mil reais. A CPI do caso Queiroz tem que ser instalada IMEDIATAMENTE!", escreveu o parlamentar no Twitter.
Para abrir uma CPI na Câmara é necessário que 171 de 513 deputados assinem o pedido. No Senado, a CPI para ser instalada precisa das assinaturas de 27 dos 81 senadores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Aldo
2020-08-14 19:20:31Ninguém propôs CPI para investigar os 9,6 milhões de reais do espólio da "vendedora de produtos Avon", sem herança familiar, a ex-primeira-dama, Marisa Letícia.
maria
2020-08-08 14:08:54ok PSOL! Tenham coerencia !, Jean Willis , esposa e toda laia de ladroes do bando que voces defendem e apoiam.
Sônia
2020-08-07 19:24:36Queiroz já está blindado em cada pelo Plantonista do STJ ,Alguém precisava proteger o (íntegro ) Flávio .POR ISSO O CAPACHO do Aras precisa de todas informações dos procuradores ,senão como vão blindar a família e os aliados corruptos
Sophia
2020-08-07 19:05:31Marisa vendia Avon, Michelle vende Jequiti.
Maria
2020-08-07 18:57:57d.marisa vendia Avon o que é que a Michelle vende? ou ela é agiota,?
Claudio
2020-08-07 17:02:37Bullshit !! Rolo tem mas 70 mil em 8/10 anos .. mas pode rodar sim... Ãda se